Topo

Libertadores - 2022

Fortaleza sofre empate do Estudiantes e se complica na Libertadores

Pikachu e Boselli disputam bola em Fortaleza x Estudiantes, pela Libertadores - Staff Images / CONMEBOL
Pikachu e Boselli disputam bola em Fortaleza x Estudiantes, pela Libertadores Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Colaboração para o UOL, em Maceió

30/06/2022 23h24

O Fortaleza saiu na frente, mas cedeu o empate em 1 a 1 ao Estudiantes (ARG) no jogo de ida da fase mata-mata das oitavas de final da Libertadores, na noite de hoje (30), na Arena Castelão, no Ceará, e se complicou para conquistar a classificação no jogo de volta, que será disputado na Argentina. Sílvio Romero e Leandro Díaz marcaram os gols do jogo.

As equipes voltam a se enfrentar pela competição na próxima quinta-feira (7), às 21h30, no estádio Jorge Luis Hirshi, em Buenos Aires.

Foi bem: Zuqui multifuncional

O volante Fernando Zuqui, do Estudiantes, foi a personificação da multifuncionalidade. Não acertou tantos passes, mas soube levantar a bola dentro da área em várias oportunidades e descer para ajudar na defesa, aumentando ainda mais a eficiência da linha de cinco defensores.

Foi mal: Capixaba erra quase tudo

Juninho Capixaba, do Fortaleza, errou quase tudo. Prendeu a bola, tentou cavar falta e falhou defensivamente em várias oportunidades na lateral-esquerda. Visivelmente desconcentrado, foi ele o primeiro a receber cartão no jogo.

Fortaleza demora a se encontrar

O Fortaleza teve dificuldade em se posicionar em campo e em alguns momentos não sabia como sair com a bola. Deixou espaços abertos principalmente nas laterais, quase não ganhou bolas aéreas e só conseguiu encaixar as jogadas do final da primeira etapa adiante, quando encontrou espaços e passou a responder aos ataques do rival.

Primeiro gol em uma oitavas de final

Silvio Romero teve um gol anulado na primeira etapa, mas isso não o impediu de entrar para a história do clube. Saiu dele o primeiro gol do Fortaleza em uma partida de oitavas de final da Libertadores. Aos 9' do segundo tempo, Juninho Capixaba tocou para o atacante que bateu para a meta. A bola desviou em Noguera e só parou dentro do gol.

fortaleza - Staff Images / CONMEBOL - Staff Images / CONMEBOL
Silvio Romero abre o placar para o Fortaleza contra o Estudiantes, pela Libertadores
Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Estudiantes aposta em bolas aéreas

A equipe argentina deixou pouquíssimos espaços para o ataque do Fortaleza e soube aproveitar a deficiência técnica do Leão do Pici, explorando de forma exaustiva os lançamentos de bolas aéreas para encontrar Boselli dentro da área que só não colocou para dentro em algumas oportunidades por falta de pontaria.

Um exagero na zaga

A equipe argentina entrou em campo com uma linha defensiva formada por cinco zagueiros. Godoy, Rogel, Lollo, Noguera e Más foram efetivos em algumas jogadas, mas deixaram claro que quantidade não é tudo e falharam em diversas chegadas do Fortaleza.

Dois minutos para resolver

O atacante Leandro Díaz, do Estudiantes, entrou aos 15' da segunda etapa no lugar do meia Manuel Castro e dois minutos depois marcou o gol que deixou tudo igual na Arena Castelão.

Thiago Galhardo é apresentado

Novo reforço do Fortaleza, o meia-atacante Thiago Galhardo acompanhou a partida do camarote da Arena Castelão. Ele foi apresentado oficialmente pelo clube aos torcedores antes da partida e ainda não há previsão de estreia pelo Leão do Pici.

Cronologia

O Tricolor de Aço foi o primeiro a levar perigo com gol anulado de Sílvio Romero aos 24'. Aos 40, a equipe voltou a pressionar e quase abriu o placar com o zagueiro Landázuri após cobrança de escanteio. A volta para o segundo tempo começou animada, com o Fortaleza inaugurando o marcador com apenas 9' minutos de jogo, mas a equipe não conseguiu segurar e sofreu o gol do empate aos 17', com Leandro Diáz.

Equipes viram a chave

O Fortaleza volta a campo para encarar o Coritiba, pela 15ª rodada do Brasileirão, no próximo domingo (3), às 18h. Já o Estudiantes pega o Arsenal de Sarandi, pela primeira fase do Campeonato Argentino, na segunda-feira (4), às 17h.

FICHA TÉCNICA:
FORTALEZA 1 x 1 ESTUDIANTES

Competição: Libertadores da América - Oitavas de final
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 30 de junho de 2022 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU)
Cartões amarelos: Juninho Capixaba, Marcelo Benevenuto (FOR); Noguera (EST)
Gols: Sílvio Romero (FOR), aos 9' do 2ºT e Leandro Díaz (EST), aos 17' do 2ºT

FORTALEZA: Marcelo Boeck, Landázuri (Romarinho), Marcelo Benevenuto, Titi, Yago Pikachu, José Welison, Ronald (Felipe), Lucas Lima, Juninho Capixaba (Lucas Crispim), Moisés (Matheus Vargas) e Silvio Romero (Igor Torres). Técnico: Juan Vojvoda.

ESTUDIANTES: Andújar, Godoy, Rogel, Lollo, Noguera, Más, Jorge Rodríguez, Zuqui (Morel), Manuel Castro (Leandro Díaz), Zapiola (Rollheiser) e Boselli (Heredia). Técnico: Ricardo Zielinski.