Topo

Libertadores - 2022

Cerro Porteño se manifesta após racismo e promete identificar torcedor

Torcedor do Cerro Porteño imita macaco em jogo contra o Palmeiras pela Libertadores - Reprodução/Twitter
Torcedor do Cerro Porteño imita macaco em jogo contra o Palmeiras pela Libertadores Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

30/06/2022 17h35

O Cerro Porteño se manifestou hoje sobre o caso de racismo envolvendo um torcedor na derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, ontem, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O clube paraguaio repudiou o episódio e se comprometeu a identificar o responsável.

Enquanto a bola rolava no estádio General Pablo Rojas, um torcedor do Cerro foi flagrado imitando um macaco na direção da torcida palmeirense. Após o jogo, o Alviverde repudiou "as manifestações racistas praticadas contra a nossa torcida", cobrou as autoridades responsáveis e afirmou que "é hora de darmos um basta à discriminação".

Hoje, o Cerro Porteño emitiu um comunicado através de suas redes sociais e prometeu "aplicar punições exemplares" ao responsável pelo gesto racista.

"O Cerro Porteño manifesta seu absoluto repúdio ante os gestos racistas de um indivíduo entre os torcedores. Estas situações não condizem com os valores e princípios de nossa instituição. Serão tomadas as medidas correspondentes para identificar o responsável e aplicar punições exemplares. Não ao racismo no futebol", escreveu o clube em nota compartilhada em seu Twitter oficial.

Segundo apurou o UOL Esporte, os diretores da Conmebol já receberam as imagens de novos episódios de racismo nos jogos da Libertadores e estão analisando os casos. Porém, as punições podem acontecer apenas nas quartas de final da competição continental.