PUBLICIDADE
Topo

Copa do Brasil - 2022

Botafogo encara América-MG com joia como solução entre desfalque e mercado

Matheus Nascimento, do Botafogo - Jorge Rodrigues/AGIF
Matheus Nascimento, do Botafogo Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

30/06/2022 04h00

Classificação e Jogos

O Botafogo encara o América-MG, na noite de hoje (29), e, fora de casa, tenta construir vantagem na luta pela vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Nesta missão, o jovem Matheus Nascimento deve ganhar a responsabilidade de ser referência no ataque, setor que tem feito o Alvinegro se movimentar no mercado da bola e mirar nomes de peso. O duelo, na Arena Independência, começa às 19h (de Brasília).

As duas equipes vão se encontrar novamente pelas oitavas de final em 14 de julho, no Nilton Santos.

Para o confronto de logo mais, o Glorioso não terá à disposição Erison, que sente dores nas costas e integra a lista de desfalques. Sendo assim, Matheus Nascimento deve assumir o posto na equipe.

Apontado como grande joia do clube, o atacante tem contrato até o meio de 2023 e há conversas para uma renovação do vínculo — o clube tem 60% dos direitos —, com o assunto sendo tratado como uma das prioridades.

"É um pouco mais complicado, porque é mais jovem, todo o mundo quer uma parte dele, temos recebido ligações por ele. Sua família comunicou diretamente a mim o desejo de continuar no Botafogo, se desenvolvendo. Gostei muito do pai e da mãe, já conversei com ele recentemente também. O Botafogo, com [o treinador] Luís Castro, está em uma boa posição de ajudá-lo, de desenvolvê-lo em um sistema de jogo que é muito similar ao que inspira ele a atuar na Europa", disse John Textor, durante live no canal Fala, Fogão, no YouTube.

"Estamos conversando sobre normalizar o contrato com o Matheus. São dois casos [citando Erison] muito importantes, temos muito a oferecer a eles para ficar o máximo de tempo conosco e desenvolvê-los e, quando for tempo de ir para a Europa, poderemos ajudá-lo", completou.

Matheus Nascimento, do Botafogo, foi capa do jornal 'AS', da Espanha - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Recentemente, o jovem foi capa do jornal AS, da Espanha, apontado como alvo do Real Madrid. De acordo com a publicação, o nome de Matheus Nascimento consta na lista de Juni Calafat, dirigente responsável por observar a América Latina e que levou jogadores como Vinicius Junior e Rodrygo.

A oportunidade ao jogador, cria da base do Fogão, acontece em meio a uma busca por reforços. John Textor, dono do departamento de futebol do Alvinegro, nunca escondeu o desejo de realizar uma contratação de peso para o setor. Recentemente, houve a negativa de Zahavi, que estava no PSV, da Holanda, e acertou o retorno ao Maccabi Tel Aviv, de Israel.

Anteriormente, houve outros nomes de grande impacto no radar, como o uruguaio Cavani, que chegou a receber proposta, mas sem avanço nos contatos. Enquanto não há a concretização de novas chegadas, Erison e Matheus Nascimento têm sido as opções para o técnico português Luís Castro.

Última compra de Série A antes da SAF

Antes da era SAF, a última vez que o Botafogo havia comprado os direitos de um jogador que estava em um clube da Série A havia sido há quase uma década, e foi um atacante.

Henrique Almeida, atacante do América-MG - Mourão Panda / América - Mourão Panda / América
Imagem: Mourão Panda / América

No início de 2013, o Glorioso adquiriu parte dos direitos econômicos do atacante Henrique Almeida, hoje justamente no América-MG. À época, ele vinculado ao São Paulo e que havia atuado no ano anterior no Sport, por empréstimo. A passagem dele pelo Alvinegro, porém, não teve destaque. Titular contra o Flamengo, pelo Brasileiro, no último domingo (26), o jogador busca mais espaço no time do Coelho.

A transação de Henrique Almeida, porém, ainda gera certa dor de cabeça ao Botafogo. O São Paulo contesta na Justiça uma dívida referente à negociação, e o caso ainda está em curso.

Há pouco mais de um ano, o UOL Esporte mostrou que o Tricolor paulista colocou o déficit à mesa nas conversas pelo zagueiro Kanu, mas as tratativas não foram à frente. À época, os paulistas entendiam que o montante a ser pago pelos cariocas era de R$ 5 milhões — as cifras sofreram correção monetária e juros. Procurado na ocasião, o clube do Rio de Janeiro, por outro lado, indicou aguardar o desenrolar do processo para se posicionar sobre os números, e não os confirmava.

Recentemente, o clube adquiriu os direitos do volante Patrick de Paula, que estava no Palmeiras, por cerca de R$ 33,8 milhões por 50% dos direitos econômicos.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG x BOTAFOGO

Competição: Copa do Brasil, ida das oitavas de final
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Dia: 30 de junho de 2022, quinta-feira
Horário: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP)

AMÉRICA-MG: Jailson (Matheus Cavichioli); Cáceres (Patric), Danilo Avelar, Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê; Felipe Azevedo, Everaldo e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini

BOTAFOGO: Gatito; Kanu, Carli e Philipe Sampaio; Saravia, Kayque, Patrick de Paula, Del Piage (Chay) e Hugo; Vinícius Lopes e Matheus Nascimento. Técnico: Luís Castro