Topo

Fla abre oitavas contra Tolima e busca manter série invicta na Libertadores

Jogadores do Flamengo reunidos para o jogo contra o Atlético-MG, no Mineirão, pelo Brasileirão 2022 - Alessandra Torres/AGIF
Jogadores do Flamengo reunidos para o jogo contra o Atlético-MG, no Mineirão, pelo Brasileirão 2022 Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/06/2022 04h00

Passando por momento de reconstrução, o Flamengo encara o Tolima pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Em meio às lesões, baixas por covid e técnico suspenso, o Rubro-Negro conta com retrospecto positivo na competição para superar os desafios.

A última vez que o Fla apresentou tantos dilemas foi justamente após a sua última derrota fora de casa pelo torneio continental. Em setembro de 2020, Independiente Del Valle aplicou a maior derrota do carioca na competição ao vencer por 5 a 0, no estádio Rodrigo Paz Delgado, no Equador.

O resultado não foi o único fato que abalou as estruturas do clube, que viu um surto de covid se alastrar pela delegação durante a estadia no Equador, o que fez o clube entrar em campo bem desfalcado nas duas partidas seguintes. Superando as adversidades, o Fla venceu o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores, e empatou com o Palmeiras, pelo Brasileirão.

O triunfo em Guayaquil, em 22 de setembro de 2020, é a marca inicial da sequência de 11 partidas de invencibilidade do Fla jogando como visitante. De lá para cá: oito vitórias e três empates. Nesta temporada, pela fase de grupos, foram duas vitórias e um empate.

Agora, no mata-mata, o Rubro-Negro espera manter a sina recente e ignorar o fantasma do covid, assim como fez contra o Barcelona em 2020. Este será mais um caminho da estrada até a reestruturação, que passa pela necessidade de embalar na temporada rumo aos objetivos, vistos como possíveis por Dorival.

"Eu te garanto muito trabalho, dedicação e tentar o resgate daquela equipe alegre e vibrante que sempre vimos. Alguma coisa você pode ter certeza que vamos buscar. Agora, de que forma acontecerá, resultados, eles não são previsíveis, você não tem como mensurá-los. Você trabalha, se dedica, com intensidade, com entrega, com dedicação, isso em todas áreas do clube. E os resultados, às vezes, não são aquilo que você merece. Dedicação e entrega não vão faltar, que é o que estamos fazendo. Acabei de falar, no futebol o céu e o inferno tem só um palmo de distância", disse após a vitória contra o América-MG.

FICHA TÉCNICA:

TOLIMA x FLAMENGO
Competição: Copa Libertadores - jogo de ida das oitavas de final
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué (COL)
Dia: 29 de junho de 2022, quarta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Túlio Moreno (VEN)
VAR: Andrés Cunha (URU)

TOLIMA: William Cuesta, Jonathan Murulanda, Julián Quiñones, José Moya, Junior Hernández, Bryan Rovira, Rodrigo Ureña, Luis Miranda, Daniel Cataño, Jeison Lucumí e Juan Caicedo. Técnico: Hernán Torres

FLAMENGO: Santos, Rodinei, David Luís, Léo Pereira, Filipe Luís, Diego Ribas, Thiago Maia, Andreas Pereira, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabi. Técnico: Lucas Silvestre

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na ficha técnica, o jogo entre Flamengo e Tolima é hoje (29), e não dia 28 (ontem). O erro foi corrigido.