Topo

O que mudou para Flamengo e Tolima desde a fase de grupos da Libertadores

Lázaro, do Flamengo, comemora seu gol contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil - Fernando Moreno/AGIF
Lázaro, do Flamengo, comemora seu gol contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Catarina Virginia e Letícia Marques

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

29/06/2022 04h00

O Flamengo visita o Tolima hoje (29), em Ibagué (COL), no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores. Os times chegam para o confronto em momento conturbado: a equipe carioca busca se organizar e cessar o período de oscilação, enquanto o adversário quer remediar a perda do título colombiano para o Atlético Nacional, no último domingo (26).

Este será o primeiro confronto entre os times pela Libertadores. Apesar do jogo inédito, pesa a favor do Flamengo o bom retrospecto diante de adversários colombianos. Em 16 jogos, o Rubro-Negro venceu dez, empatou em três e foi derrotado também em outras três ocasiões. Todos os confrontos aconteceram pela fase de grupos da competição.

Semana decisiva e baixas no elenco

Desde a classificação para o mata-mata da Libertadores - com 89% de aproveitamento na fase de grupos -, o Flamengo passou por um turbilhão em campo e nos bastidores. O time não conseguiu emplacar no Brasileirão e passou rodadas flertando com a zona do rebaixamento.

Com a demissão de Paulo Sousa, Dorival Jr. deixou o Ceará para assumir o Fla, com o objetivo de virar a chave no clube. O período entre a fase de grupos e o mata-mata foi marcado por desconfianças, que vão além do campo. O cenário é de pressão total na atual diretoria, em especial o presidente Rodolfo Landim e o vice de futebol Marcos Braz, alvos dos recentes protestos.

Há quase um mês como técnico, Dorival ainda briga para dar ritmo ao time. O Fla venceu na última rodada do Brasileirão, contra o América-MG, por 3 a 0, mas foi derrotado duas vezes consecutivas pelo rival Atlético-MG, pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil.

Sendo assim, o time entra em campo pela Libertadores precisando da vitória para garantir a confiança e carimbar o "recomeço" na temporada. A missão não será fácil, visto que o Flamengo precisa lidar com baixas na equipe. São sete atletas positivos para covid-19: Diego Alves, Matheus Cunha, Kauã, Fabrício Bruno, Willian Arão, Daniel Cabral e Matheus França. O time ainda terá a ausência do técnico Dorival Jr, suspenso por punição da Conmebol de quando ainda treinava o Ceará.

Além deles, outros três desfalques: Bruno Henrique, Rodrigo Caio e João Gomes desfalcam o time por lesões e suspensão. Depois do jogo na Colômbia, o time viaja para São Paulo, onde joga contra o Santos, pelo Brasileirão.

Em meio a isso, o Flamengo também pode estar se despedindo de Andreas Pereira. O acordo de empréstimo entre o time brasileiro e o Manchester United acaba amanhã (30). Assim, o meia retorna ao clube inglês que, inclusive, já tem acordo com o Fulham para nova negociação.

Perdas no último suspiro, e adeus ao título colombiano em casa

O Tolima, por sua vez, quer espantar o gosto amargo que vem vivendo desde o fim da fase de grupos da Libertadores. A equipe colombiana deixou escapar a classificação em primeiro lugar do Grupo D para o Atlético-MG: os times disputaram a liderança rodada a rodada, e o Tolima, inclusive, venceu o time brasileiro no último jogo da primeira fase, por 2 a 1.

Os times terminaram empatados com 11 pontos, ambos com três vitórias, dois empates e uma derrota em seis jogos, e os mesmos 61% de aproveitamento. O Galo, porém, levou a melhor no saldo de gols - 4 para os brasileiros contra 1 para os colombianos - e classificou-se em primeiro, podendo disputar o jogo decisivo da volta das oitavas em casa.

De lá para cá, o Tolima deixou escapar a invencibilidade de 13 jogos ao perder para La Equidad, pelo Campeonato Colombiano. Depois, voltou a perder para o Atlético Nacional por 3 a 1, no jogo de idade da final. Para decidir, o Tolima venceu por 2 a 1, mas não foi o suficiente para levar o título da competição.

Tolima e Flamengo entram em campo hoje (29), às 21h30 (Brasília). O jogo de volta será no Maracanã, em 6 de julho, também às 21h30 (Brasília).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, Atlético-MG e Tolima terminaram a fase de grupos com três vitórias, dois empates e uma derrota, e não quatro vitórias e dois empates. O erro foi corrigido.