Topo

São Paulo

São Paulo inaugura mural de grafite com rostos de ídolos feito por torcedor

Mural de grafite em homenagem aos ídolos do São Paulo - Brunno Carvalho/UOL
Mural de grafite em homenagem aos ídolos do São Paulo Imagem: Brunno Carvalho/UOL

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

28/06/2022 16h03

O salão nobre do Morumbi ganhou uma homenagem aos ídolos do São Paulo. Um mural de grafite feito pelo artista Alan Kolesnik foi inaugurado ontem (27), durante a reunião do conselho deliberativo do clube. Ele é o idealizador do projeto "Morumbi Grafitti", que pretende preencher os muros nos arredores do estádio com imagens de momentos históricos são-paulinos.

A ideia do mural partiu do presidente do conselho, Olten Ayres de Abreu Jr., depois da matéria do UOL Esporte sobre o projeto de Alan Kolesnik. "Achei a iniciativa dele interessante e pensei que seria bom trazer isso para dentro do São Paulo, para a gente reproduzir o que os torcedores vivem lá fora dentro do ambiente do conselho", explicou Olten.

O mural conta com o rosto de diversos ídolos do São Paulo. Além dos representantes do futebol, como Rogério Ceni, Leônidas da Silva, Muricy Ramalho e Telê Santana, a arte também presta homenagem a Éder Jofre, campeão mundial de boxe sob as cores do clube tricolor.

A iniciativa contou com a participação dos membros do conselho deliberativo. Os conselheiros organizaram uma vaquinha para bancar os custos com a arte de Kolesnik. O valor gasto não foi divulgado.

"O Alan nos falou o valor do projeto e fomos atrás para viabilizar. Disse a ele que o São Paulo não teria como arcar com esse gasto e organizamos uma vaquinha entre os conselheiros. Chegamos ao montante que ele propôs e até mais, no sentido de que ele use esses fundos para futuros projetos que envolvam a imagem do São Paulo para a periferia do estádio", prosseguiu.

Olten Ayres de Abreu Jr, presidente do conselho deliberativo do São Paulo, foi o idealizador do mural de grafite - Brunno Carvalho/UOL - Brunno Carvalho/UOL
Olten Ayres de Abreu Jr, presidente do conselho deliberativo do São Paulo, foi o idealizador do mural de grafite
Imagem: Brunno Carvalho/UOL

O projeto de Alan Kolesnik avançou nos últimos meses. Nos arredores do Morumbi, quatro muros já foram preenchidos com o grafite feito por ele: um sobre o tricampeonato mundial, um sobre os uruguaios que jogaram no clube, um sobre Leônidas da Silva e o último sobre Rogério Ceni.

De acordo com Abreu Jr., o conselho deliberativo do São Paulo pretende ajudar Alan Kolesnik na sequência do "Morumbi Grafitti". A ideia é aproximar o artista dos atletas que forem homenageados para conseguir os recursos necessários para a obra.

São Paulo