Topo

Internacional

Perto dos 50 gols, Edenilson vive fase artilheira em arrancada do Inter

Edenilson, do Inter, é o artilheiro do time e embala arrancada - Ricardo Duarte/Inter
Edenilson, do Inter, é o artilheiro do time e embala arrancada Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/06/2022 04h00

Edenilson não é atacante, mas é o artilheiro do Internacional. E não é novidade para o meio-campista de 32 anos a presença do seu nome no placar. Segundo volante com mais gols na história do Colorado e perto de atingir a marca de 50 bolas na redes, ele surge como esperança ofensiva na arrancada do time de Mano Menezes.

Hoje (29), o Colorado encara o Colo-Colo em duelo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. A bola rola às 21h30 (de Brasília).

Edenilson é titular indiscutível do time. Independente das trocas de comando técnico, ele ostenta posto firme na equipe ideal desde sua contratação, em 2017.

A regularidade com a camisa vermelha o rendeu marcas importantes. Hoje ele é o segundo volante com mais gols na história do Colorado, com 44 gols. No topo da lista está o ídolo Paulo Roberto Falcão, com 75.

Perto da marca dos 50 tentos vestindo as cores do Inter, Ed também é o artilheiro máximo do Beira-Rio após a reforma para a Copa do Mundo de 2014. Foram 31 gols na casa vermelha, deixando para trás D'Alessandro, que fez 28.

"Sempre feliz em ajudar o Inter. Trabalho diariamente para dar o meu melhor dentro de campo e marcar gols é o resultando desse empenho. Isso, juntamente com o apoio dos meus companheiros e comissão, me faz entregar o meu máximo e bater essas marcas me motiva ainda mais a lutar todos os dias", disse Edenilson ao UOL Esporte.

A presença dele em campo foi fundamental na arrancada do time de Mano Menezes. Polivalente, atua por vezes aberto na direita, quando Wanderson é o homem do lado esquerdo, ou centralizado, quando Pedro Henrique ocupa o flanco destro.

Nesta temporada, Edenilson balançou as redes seis vezes, sendo a última delas contra o Coritiba, na vitória por 3 a 0, pela 14ª rodada do Brasileirão. O gol o isolou na artilharia do time gaúcho, com seis. Foi o terceiro jogo seguido em que o meio-campista marcou. Antes, havia feito um gol contra o Goiás e outro diante do Botafogo.

Edenilson teve vínculo prorrogado pelo Inter em fevereiro deste ano. A ligação atual vai até dezembro de 2024. Já lembrado por Tite na seleção brasileira, ele sonha em disputar a Copa do Mundo do Qatar.

Internacional