Topo

Atlético-MG

Quem é o garoto da base que virou trunfo para Turco no Atlético-MG

Rubens marcou o primeiro gol como profissional na virada do Atlético-MG sobre o Fortaleza - Alessandra Torres/AGIF
Rubens marcou o primeiro gol como profissional na virada do Atlético-MG sobre o Fortaleza Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

28/06/2022 04h00

Tratado como uma das grandes promessas da base do Atlético-MG, Rubens está apenas na sua primeira temporada no grupo profissional, mas já tem mais jogos em 2022 do que alguns atletas mais rodados. O meia de 21 anos já foi elogiado por Alex, ídolo do rival Cruzeiro, e é prestigiado por Turco Mohamed, que o transformou numa espécie de '12º titular'. O camisa 44 é um dos trunfos do treinador argentino para o jogo de hoje (28) contra o Emelec, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

Rubens é meia de origem, mas é capaz de atuar como atacante ou até mesmo como lateral esquerdo, como já aconteceu algumas vezes nesta temporada. A versatilidade do camisa 44 foi uma das razões para ganhar a confiança do treinador argentino. Na virada sobre o Fortaleza, no último sábado, pelo Brasileirão, ficou visível que Rubens está em alta no elenco.

O jovem foi poupado por Turco no fim de semana, visando a partida desta noite em Guayaquil (EQU), mas entrou em campo após o intervalo do jogo no Mineirão, já que o Galo perdia para o Leão por 2 a 0 e precisava virar o jogo e não se afastar do G4.

A vitória do Atlético teve a assinatura de Rubens, que entrou bem na partida e marcou o primeiro gol como profissional. Foi dele o primeiro gol atleticano, o que abriu o caminho para a virada. Um grande feito para quem começou o ano na equipe sub-20 e só chegou ao elenco principal depois da Copa São Paulo de Futebol Júnior, realizada em janeiro. São 21 jogos disputados na temporada, sendo 17 nas últimas 20 partidas do Galo.

"Rubens está tendo crescimento, tem que ficar tranquilo, tem que fincar os pés no chão, ter humildade e seguir trabalhando, como no primeiro dia. Teve um crescimento. Isso é muito importante, um menino da base ter um crescimento e poder se firmar na primeira equipe", comentou Turco Mohamed.

A boa forma de Rubens na equipe principal do Atlético não é uma surpresa para o ex-meia Alex, que é ídolo do Cruzeiro e atualmente treina a equipe sub-20 do São Paulo. Ao ser perguntado se ainda existem camisas 10 no futebol brasileiro, Alex citou a revelação atleticana e outros nomes já consagrados.

"Tem vários 10 espalhados por aí. O Atlético-MG tinha um menino chamado Rubens, era um 10. A questão é a seguinte: como você vai usar o 10? Vou dar dois exemplos: Raphael Veiga é um 10? Everton Ribeiro é um 10? Aí tem de perguntar para os treinadores. Qualidade ambos têm, a função eles sabem fazer e as características necessárias também possuem. Aí, é do técnico usá-los como 10 ou não" respondeu o agora treinador, em entrevista ao canal SporTV.

Nesta terça-feira, o Atlético-MG enfrenta o Emelec, em Guayaquil, no Equador, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Rubens pode aparecer na equipe titular, mas caso isso não aconteça, certamente ele será uma das alterações do técnico Turco Mohamed.

FICHA TÉCNICA:

EMELEC x ATLÉTICO-MG

Competição: Copa Libertadores - jogo de ida das oitavas de final
Data e horário: 28 de junho de 2022 (terça-feira), às 19h15 (de Brasília)
Local: George Capwell, em Guayaquil (EQU)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Diego Bonfá (ARG)
VAR: Johny Bossio (ARG)

EMELEC: Pedro Ortiz; Bryan Carabalí, Marlon Mejía, Eddie Guevara e Jackson Rodríguez; Dixon Arroyo, Sebastián Rodríguez, José Cevallos e Alexis Zapata; João Rojas e Alejandro Cabeza. Técnico: Ismael Rescalvo

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Nathan Silva, Alonso e Guilherme Arana; Allan, Otávio e Nacho Fernández; Vargas (Rubens), Ademir (Eduardo Sasha) e Hulk. Técnico: Turco Mohamed

Atlético-MG