Topo

São Paulo

Com a presença de Amoroso, SPFC lança centro de inovação: "um novo patamar"

Amoroso participa do lançamento do novo centro de inovação do São Paulo - Brunno Carvalho/UOL
Amoroso participa do lançamento do novo centro de inovação do São Paulo Imagem: Brunno Carvalho/UOL

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

28/06/2022 13h53

O São Paulo apresentou na manhã de hoje (28), no estádio do Morumbi, seu novo centro de inovação, chamado "Inova.São". A ideia do clube é trabalhar com startups para "aumentar as receitas, a competitividade esportiva e desenvolver novas capacidades que resultem em vantagens para a instituição".

A apresentação contou com a presença do atacante Amoroso, campeão da Libertadores e do Mundial pelo clube em 2005, e uma dezena de conselheiros. Dois deles, inclusive, fazem parte da nova equipe: Jaime Franco e Eduardo Alfano, que exercerá o cargo de diretor institucional do projeto. Eles se juntam a Wladimir Castro, executivo do departamento, Waltely Longo, consultor da diretoria de inovação, e Eduardo Toni, diretor de marketing do clube e envolvido no projeto.

Durante a apresentação, o São Paulo anunciou acordos com a USP (Universidade de São Paulo), para cooperação acadêmica, e com a ID Brasil, responsável pela gestão do Museu do Futebol, para "cooperação técnica visando desenvolvimento de ações e programas voltados à divulgação de conteúdos do futebol, preservação de memória e incentivo a prática do esporte". O clube também fechou parcerias com as empresas deboo (desenvolvedor de Web3), PH3A (especializada em Big Data) e Sportheca (startup voltada para o esporte).

Olten Ayres de Abreu Jr, presidente do conselho deliberativo, Julio Casares, presidente do São Paulo, e Jaime Franco, conselheiro, durante a apresentação do novo centro de inovação do clube - Brunno Carvalho/UOL - Brunno Carvalho/UOL
Olten Ayres de Abreu Jr, presidente do conselho deliberativo, Julio Casares, presidente do São Paulo, e Jaime Franco, conselheiro, durante a apresentação do novo centro de inovação do clube
Imagem: Brunno Carvalho/UOL

"O São Paulo dá um passo gigantesco, um passo de organização, de pioneirismo, de vanguarda, de inteligência, de cultura. É uma mudança de patamar", disse o presidente Julio Casares, durante o evento.

A participação de Amoroso aconteceu ao final das apresentações dos novos parceiros do São Paulo. O atacante foi convidado a plantar uma árvore do projeto "A Terra dos Campeões", um dos pilares do novo centro de inovação. A ideia é permitir que torcedores são-paulinos adquiram árvores que serão plantadas no CT de Cotia em homenagem aos ídolos.

"Nesse momento, estamos aqui plantando uma árvore e plantando uma semente da transformação. Esse homem [Amoroso] representa essa transformação. A transformação de uma instituição séria, responsável, que sabe o que está fazendo e vai galgar espaços maiores", prosseguiu Casares.

O centro de inovação ficará sediado no anel térreo do estádio do Morumbi. De acordo com a apresentação feita por Wladimir Castro, o São Paulo trabalhará com startups já existentes em busca de inovação e cederá seu espaço para a criação de novas empresas que ajudarão o clube no processo de modernização.

Além de "A Terra dos Campeões", o São Paulo anunciou outros dois projetos em andamento. O primeiro é a atualização do aplicativo oficial do clube, enquanto o outro é um censo para determinar o número de torcedores são-paulinos e, a partir de então, definir ações e estratégias para aumentar as receitas. O Tricolor estima que sua torcida, atualmente, seja de 18 milhões de pessoas.

"Nós vamos chegar ao número de 21, 22, 25 milhões. E vamos crescer", completou Casares.

São Paulo