Topo

Grêmio: Tetê encaminha empréstimo ao Lyon e não deve gerar lucro agora

Divulgação/Lyon
Imagem: Divulgação/Lyon

Do UOL, em Porto Alegre

27/06/2022 04h00

O futuro de Tetê deve seguir sendo no Lyon, da França. Depois de assinar por três meses com o clube francês, o meia-atacante do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, tem acerto encaminhado para permanecer no clube. Novamente por empréstimo. A sequência chegou a ser dúvida, mediante interesse de times de Portugal e Inglaterra. A definição do futuro do jogador respinga no Grêmio, clube formador e que tem percentual de futura transferência.

A negociação, porém, não ativará cláusula do contrato entre Grêmio e Shakhtar, que prevê percentual ao time gaúcho.

Aos 22 anos, Tetê deixou o Grêmio em 2018 sem estrear no time principal. Neste ano, ele chegou a negociar retorno para o início da Série B, mas no fim fechou com o Lyon.

O novo empréstimo ao time francês se baseia na mais recente normativa da Fifa, que ampliou o período de saída de jogadores de times da Rússia e Ucrânia, em razão do conflito iniciado em fevereiro.

Na reta final da temporada passada, Tetê participou de nove jogos com a camisa do Lyon e marcou dois gols ? além de distribuir cinco assistências. O bom desempenho na arrancada agradou os dirigentes franceses, que demonstraram interesse na permanência. O fico foi definido logo que a Fifa soltou a normativa, facilitando o novo empréstimo.

Tetê tem contrato com o Shakhtar Donetsk até o final de 2023. O empréstimo ao Lyon será até a metade do ano que vem. Ou seja, o vínculo na França vai terminar às vésperas do período em que o meia-atacante poderá assinar pré-contrato com outro clube.

As negociações de jogadores formados na base do Grêmio já renderam cerca de R$ 5,5 milhões aos cofres do time gaúcho. As cifras dizem respeito aos gatilhos contratuais de Everton Cebolinha, agora no Flamengo, e Lincoln, contratado pelo Fenerbahçe.