Topo

Com festa, Fla embarca com foco na Libertadores e inicia maratona de viagem

Torcida apoiou o time do Flamengo antes de viagem para enfrentar o Tolima, pela Libertadores - Letícia Marques
Torcida apoiou o time do Flamengo antes de viagem para enfrentar o Tolima, pela Libertadores Imagem: Letícia Marques

Catarina Virginia e Letícia Marques

do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

27/06/2022 15h22

O Flamengo embarcou no início da tarde de hoje (27) para a Colômbia, onde enfrenta o Tolima, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, na próxima quarta-feira (29). A delegação recebeu o apoio da torcida no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, antes de encarar a primeira parte da maratona de viagem desta semana.

Apesar da festa da torcida, o time viajou sem peças importantes: Bruno Henrique, fora por lesão, e João Gomes, suspenso na Libertadores e no Brasileirão, além Diego Alves, Matheus Cunha, Willian Arão, Daniel Cabral e Fabrício Bruno, todos com suspeita de covid-19.

Cabe destacar que para esss fase da Libertadores, o Fla tem 50 atletas à disposição. Quando BH foi retirado da lista por conta da lesão no joelho, jovens do sub-20 ganharam espaço. Ficaram a disposição de Dorival Jr.: os zagueiros Diego e Iago, o lateral-esquerdo Richard, o goleiro Dyogo e o volante Jean Carlos. O jovem goleiro, inclusive, é um dos sobreviventes da tragédia do Ninho do Urubu.

Everton Cebolinha, recém-contratado, não faz parte da lista, visto que só poderá atuar depois da abertura oficial da janela de transferências, em 18 de julho. O jogador ficará no Rio seguindo o cronograma especial enquanto o Fla viaja.

Em meio aos trâmites de viagem e jogos importantes, o Flamengo tem a semana decisiva além do campo. A situação de Andreas Pereira entra em contagem regressiva. O acordo de empréstimo entre o Fla e o Manchester United se encerra nesta quinta-feira (30). Desta forma, a partida contra o Tolima, na quarta, pode significar o "adeus" de Andreas Pereira ao Manto Sagrado.

Logística da viagem

A delegação embarcou para Bogotá, na Colômbia, onde irá dormir hoje e treinar amanhã (28) de manhã, na Federação Colombiana, antes de seguir viagem para Ibagué, local do jogo. A segunda parte da viagem acontecerá de ônibus e terá duração de cerca de 4h30. A partida acontece na quarta (29), e logo após o apito final, o Fla retornará para Bogotá de ônibus.

Por conta dos possíveis casos de covid, a logística da viagem pode ganhar um novo capítulo: o clube irá submeter os cinco jogadores a novos testes amanhã (28), e, em caso de resultado negativo, planeja fretar um voo para os levar até a Colômbia.

Da capital colombiana, a delegação segue para São Paulo e inicia a parte final da maratona de viagem, que se encerra após o jogo do Santos, no sábado (2). O Flamengo ainda treina na capital paulista na sexta-feira (1) antes de descer para enfrentar o time da Baixada.