Topo

OPINIÃO

Colunistas opinam: Neymar deveria deixar o Paris Saint-Germain?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

27/06/2022 11h24

Neymar tem contrato com o PSG por mais três temporada, mas o incômodo do atacante brasileiro com as recentes declarações do presidente do clube —noticiado pela RMC Sport— trouxe à tona uma discussão em torno da permanência do jogador em Paris.

De acordo com a rádio francesa, Neymar não gostou do que Nasser Al-Khelaïfi disse. Ao ser questionado se o atacante 'está dentro do novo projeto' do PSG, ele disse: "Não podemos falar desses temas na imprensa. Uns virão, outros irão, mas são negociações privadas".

E agora: será que Neymar deveria deixar o PSG? Os colunistas do UOL Esporte foram convocados e responderam à pergunta.

Para alguns blogueiros, Neymar errou no momento em que deixou o Barcelona para seguir para o PSG. Outros jornalista ressaltaram a dificuldade de uma eventual saída por conta da alta multa rescisória. Confira as respostas:

Neymar já deixou claro que não ama o PSG. Curioso se incomodar com a "descoberta" de que o sentimento talvez seja recíproco. Ele e o clube podem estar em sintonia e desejar a saída. O difícil vai ser encontrar quem banque essa operação ou convencer Neymar a ganhar muito menos dinheiro noutro lugar.
ALICIA KLEIN

Ele tem contrato renovado e obrigações a cumprir. Que pague a multa ou busque um acordo.
ANDRÉ ROCHA

O caminho de saída é difícil porque o contrato traz uma multa alta, além do salário dele também ser. Para facilitar, seria importante um diálogo e um entendimento entre as partes em relação à saída. Se, depois de entendimento, Neymar topar uma possível redução financeira, desportivamente acredito que possa ser uma boa.
ANDREI KAMPFF

A ida ao PSG foi um erro na carreira de Neymar que já poderia ter sido corrigido. Ele nunca mais foi o mesmo do Barcelona na equipe francesa e isso tem ligação com a escolha por mais dinheiro e menos projeto esportivo.
DANILO LAVIERI

Não. Deve manter a vida boa que leva lá se preparando para jogar a Copa do Mundo.
JUCA KFOURI

A questão é sempre entender que vai precisar abrir mão do contrato absurdo que tem hoje para ganhar menos. Que vai precisar dar alguns passinhos atrás para se encaixar em um novo modo de trabalho - em qualquer um dos clubes citados, Neymar não teria a liberdade que tem hoje no PSG. Os benefícios, no entanto, seriam muitos: o desafio esportivo, pessoal, as evoluções tática e física. Se saísse de Paris, Neymar chegaria mais forte à Copa do Mundo. Daria, afinal, um passo na direção certa.
JULIO GOMES

Nem deveria ter ido, mas a carreira de Neymar tem sério problema de gestão. Nesse momento fica a pergunta: ele querer sair do PSG tem relação com projeto esportivo ou apenas para enriquecer um pouco mais quem cuida de sua carreira e recebe porcentagem alta em transações?
MARCEL RIZZO

Seria bom para ele deixar o PSG e voltar a jogar em uma liga mais competitiva e em um clube com mais condições de vencer a Liga dos Campeões. Precisa saber se alguém quer um jogador de 30 anos e que nunca se mostrou comprometido realmente com o PSG.
MENON

Diante do contexto, sim. Não parece existir mais clima para que ele fique. Foi um relacionamento que não deu certo nem para Neymar, nem para o PSG. Mas para deixar o PSG ele vai ter que topar ganhar menos. Ou, se quiser ganhar a mesma coisa, vai ter que buscar o interesse de um outro clube administrado pelo Capital de alguma ditadura petrolífera ou pela grana infinita de um desses bilionários donos de time. De qualquer forma, o que talvez fosse importante para Neymar seria uma reflexão honesta sobre por que a experiência dele em Paris fracassou. Buscar essas respostas poderia fazer com que ele pudesse dar uma histórica volta por cima.
MILLY LACOMBE

Deveria deixar o PSG e voltar para o Brasil. De preferência, para o Santos, para tentar amenizar todo o prejuízo que ele causou ao clube da Baixada. Mas, como gosta de uma farra, não duvido que, quando voltar ao país, jogue no Flamengo ao lado de muitos de seus "parças".
MILTON NEVES

Não vejo a entrevista, isoladamente, como motivo para Neymar querer sair. Mas uma conversa entre as partes é necessária para os dois lados definirem os próximos passos sem picuinha. Atritos em público só desvalorizam o jogador.
PERRONE

Não deveria nem ter ido para o PSG. Mas, sinceramente, não vejo muita possibilidade de Neymar ir embora da França a menos que aceite uma pesada redução salarial (o que eu duvido que ele irá fazer). Então, o melhor é baixar a bolinha e se concentrar em ganhar novamente o respeito da torcida e da diretoria parisiense.
RAFAEL REIS

Neymar e PSG é um casamento que não deu certo. Mágoas de parte a parte. Para os dois lados o ideal é o divórcio. A questão é saber quem vai pagar a altíssima conta desse divórcio.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Todo início de temporada Neymar costuma causar e forçar sua saída. O fato é que ele tem mais 3 anos de contrato com o PSG e só uma multa altíssima o tiraria de lá. Difícil saber se o clube vai simplesmente abrir mão de receber menos de 100 milhões de euros pelo jogador, no qual pagou 220 milhões em 2017. Nem se Neymar vai estar disposto a reduzir seu salário em outro clube.
RODOLFO RODRIGUES

Acho que ele mesmo já se deu conta há algum tempo que foi um erro ter ido para o PSG. O problema é como chegar a essa condição de saída. O valor da multa é altíssimo, assim como o salário. E ele não tem tido um desempenho que justifique esse tipo de investimento por parte de outro clube agora, principalmente com 30 anos. Provavelmente vai ter que esperar o fim do contrato ou entrar em um improvável acordo agora.
RODRIGO COUTINHO

Houve um momento em que era Neymar que decidia para onde ia e criava as condições para isso a ponto de o PSG ter pago a quantia recorde por ele. Agora seu destino depende se o PSG ainda o quer, se há um clube interessado que seja capaz de pagar seu valor. Ele terá de se adaptar. Mas talvez possa encontrar um caminho melhor para si desse jeito.
RODRIGO MATTOS

Se o menino Ney não quer mais brincar de jogador do PSG, não basta pegar a bola, colocar embaixo do braço, fazer biquinho, dizer que não quer brincar mais e ir chorar no colo do papai. Que fique até o fim do contrato, ou que banque a rescisão. Simples assim.
VITOR GUEDES

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Colunistas opinam: Neymar deveria deixar o Paris Saint-Germain? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte