Topo

São Paulo

Arboleda tenta repetir Totti e busca vencer o tempo para ir à Copa do Mundo

Arboleda postou foto no hospital durante a recuperação da lesão no tornozelo - Reprodução/Instagram
Arboleda postou foto no hospital durante a recuperação da lesão no tornozelo Imagem: Reprodução/Instagram

Brunno Carvalho e Karina Merli

Do UOL, em São Paulo

27/06/2022 04h00

Classificação e Jogos

A operação concluída com sucesso na última sexta-feira (24) iniciou uma corrida contra o tempo de Arboleda. O zagueiro luta para conseguir se recuperar da fratura no tornozelo e ruptura dos ligamentos do local e participar de sua primeira Copa do Mundo pela seleção do Equador.

A situação não é fácil. Apesar de não divulgar o tempo de recuperação, internamente, o São Paulo não conta mais com o zagueiro para a temporada, que terminará no meio de outubro, justamente por causa da Copa do Mundo. No entorno do jogador, a esperança é que o pouco mais de quatro meses até a divulgação final dos convocados do Equador seja suficiente para que Arboleda se recupere.

O drama do zagueiro se assemelha ao de Totti, um dos principais jogadores da seleção italiana campeã do mundo em 2006. Ele rompeu os ligamentos do tornozelo e fraturou a fíbula esquerda a apenas quatro meses do início da competição. A lesão aconteceu durante uma partida da Roma contra o Empoli, pelo Campeonato Italiano.

Totti fraturou o tornozelo durante a partida entre Roma e Empoli - New Press/Getty Images - New Press/Getty Images
Totti fraturou o tornozelo durante a partida entre Roma e Empoli
Imagem: New Press/Getty Images

Em uma disputa com o jogador rival, Totti caiu com o pé preso no gramado, que torceu e resultou na lesão gravíssima. Desde então, o italiano iniciou uma batalha contra o tempo. Os três meses que ele precisou para voltar aos gramados foram considerados um milagre.

Totti comemora conquista da Copa do Mundo de 2006 - Cathal McNaughton - PA Images/PA Images via Getty Images - Cathal McNaughton - PA Images/PA Images via Getty Images
Totti comemora conquista da Copa do Mundo de 2006
Imagem: Cathal McNaughton - PA Images/PA Images via Getty Images

Os médicos precisaram reconstruir os ligamentos rompidos do tornozelo de Totti e colocaram 10 parafusos para sustentar a fíbula esquerda do jogador. Mesmo longe de seu ideal físico, ele conseguiu participar da Copa do Mundo. O atacante atuou em todos os jogos da Itália naquele torneio, sendo seis deles como titular. Foram quatro assistências e um gol marcado na competição.

A Fifa ainda não divulgou as datas oficiais, mas a pré-lista das seleções deverão ser divulgadas na segunda metade de outubro. Depois disso, os treinadores terão até o início de novembro para definir os nomes finais que disputarão o torneio.

Por causa de uma mudança recente, os treinadores poderão levar entre 23 e 26 jogadores para a Copa do Mundo. O aumento do número de convocados pode ajudar Arboleda. O zagueiro é considerado um dos líderes da seleção equatoriana. Logo após a lesão no jogo contra o Palmeiras, as redes sociais dele foram tomadas por mensagens de apoios dos companheiros de Equador.

Especialistas veem prazo curto até a Copa do Mundo

Arboleda sofreu uma lesão depois de se antecipar a Rafael Navarro durante São Paulo x Palmeiras - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Arboleda sofreu uma lesão depois de se antecipar a Rafael Navarro durante São Paulo x Palmeiras
Imagem: Reprodução/Twitter

Médicos especializados em medicina esportiva ouvidos pelo UOL Esporte não descartam a hipótese de Arboleda conseguir participar da Copa do Mundo. Eles consideram, contudo, um tempo bastante curto para que o jogador consiga recuperar o ápice físico.

"Eu nunca diria impossível para atletas profissionais. Eu diria que é um tempo muito justo. Ele pode ter uma recuperação maravilhosa, que não teve nenhum inchaço na pele, não aconteceu nada. É possível, mas talvez não seja provável. A Copa do Mundo é em cima do laço. Se é uma fratura que consolida rapidinho, você consegue fazer exercícios de carga de maneira mais precoce. Se ela demora para consolidar, porque foi uma fratura em múltiplos fragmentos, isso vai levar um pouco mais de tempo, porque você não pode movimentar o tornozelo enquanto não tiver uma estabilidade da fratura", explica André Pedrinelli, ex-médico da seleção brasileira olímpica de futebol e da seleção brasileira de futsal.

Arboleda foi operado um dia depois de sofrer a lesão no jogo contra o Palmeiras. Ele recebeu alta do hospital no último sábado (25) e iniciará a recuperação no departamento médico do São Paulo nos próximos dias.

Ex-médica da seleção feminina de futebol e atualmente presidente da Sociedade Paulista de Medicina Esportiva, Ana Simões também considera o tempo curto. Ela ressalta que lesões desse tipo demoram, em média, dois meses para serem curadas. Depois disso, começaria a corrida do zagueiro para recuperar o preparo físico desejado para um atleta de futebol.

"O problema para um atleta é que ele precisa recuperar a mobilidade e a atrofia muscular, porque ele fica sem praticar atividade física por um tempo. O corpo, então, precisa voltar ao condicionamento. Eu acho muito improvável do ponto de vista médico que ele consiga se recuperar a tempo. Ele teria dois meses para estar apto fisicamente, sendo que os outros jogadores já vão estar em um ciclo de treinamento", opinou.

Assista ao lance que lesionou Arboleda (AS IMAGENS SÃO FORTES):

São Paulo