Topo

Por que Lucas Leiva virou mais do que simples reforço no Grêmio

Jorge Adorno/Reuters
Imagem: Jorge Adorno/Reuters

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/06/2022 04h00

Lucas Leiva está contratado e será apresentado como reforço do Grêmio nesta segunda-feira (27), em cerimônia que vai materializar o status do volante ex-Liverpool e Lazio. O jogador volta ao clube gaúcho como principal contratação para o restante da Série B, mas o retorno dele virou mais do que uma simples negociação. A experiência na Europa e a relação com a torcida transformam o reencontro.

Aos 35 anos, Lucas Leiva acertou com o Grêmio até dezembro de 2023. Ele aguardará a reabertura da janela de transferências internacionais no Brasil para atuar. Assim, a estreia deve ocorrer a partir de 19 de julho.

No sábado (25), o Grêmio criou uma força-tarefa para produzir conteúdos com Lucas Leiva nas dependências da Arena do Grêmio. Na terça-feira (27), antes, durante e depois do jogo com o Londrina, pela 15ª rodada da Série B, o volante será atração.

O clube gaúcho deverá reproduzir imagens de Lucas Leiva antes de a bola rolar. No intervalo, o jogador tem tudo para aparecer no gramado e realizar ação com o público ? a ideia ainda depende de aval da CBF. E também haverá campanha especial por conta do número escolhido pelo volante: a camisa 15, tal qual foi na Série B de 2005.

A relação com os torcedores é um elemento especial no retorno de Lucas Leiva. O plano do clube é aproveitar a identificação do volante para estabelecer conexão com o público. O anúncio às vésperas da partida em casa tem muito a ver com isso, aproveitar o timing e adicionar mais gente no estádio.

O impacto no moral da torcida já é nítido, pelo termômetro das redes sociais. O efeito no vestiário é aguardado com igual ansiedade, inclusive pela comissão técnica.

"O Lucas é um jogador com 15 anos de Europa, que quando me perguntaram a respeito eu disse que um jogador com o nível dele precisamos ter no grupo por vários motivos, pela característica, questão técnica, liderança, história. De todas as formas vai contribuir, e o treinador tem o dever de encontrar um lugar para um jogador desse nível atuar", disse Roger Machado, treinador gremista, depois do jogo com o CSA, em Alagoas.

Lucas Leiva desembarcou em Porto Alegre na quinta-feira (23) e realizou exames médicos, partiu para a sessão de fotos e vídeos. Na próxima semana, ele fará testes físicos e receberá treinos específicos em uma espécie de pré-temporada. Mas desde já o Grêmio entende estar sob efeito da volta do volante.