Topo

Gringos, pero no mucho: Gatito e Carli estreiam como 'cariocas' no Botafogo

Gatito Fernández e Joel Carli: paraguaio e argentino ganham título de "cidadãos cariocas" da Câmara - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Gatito Fernández e Joel Carli: paraguaio e argentino ganham título de "cidadãos cariocas" da Câmara Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Alexandre Araújo e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/06/2022 04h00

Anos de Brasil e muita identificação com o Botafogo e o Rio de Janeiro. Gatito Fernández, de 34 anos, é paraguaio de Assunção. Joel Carli, de 35, é argentino de Mar del Plata. Porém, a partir de hoje (26), às 16h, no clássico contra o Fluminense, no estádio Nilton Santos, eles já passarão a atuar também como cariocas. Isso porque, na última quinta-feira (23), eles receberam na Câmara Municipal o título de cidadãos do município junto com o norte-americano John Textor, dono da SAF alvinegra.

E se não nasceram na Cidade Maravilhosa, é difícil dizer que eles já não se sentem verdadeiramente em casa. A família de ambos é apaixonada pelo Rio de Janeiro e está completamente adaptada, inclusive com residência fixa.

"É uma noite muito especial receber esse título numa cidade que me acolheu de forma tão bonita, que vai ficar marcada para o resto da minha vida. Onde minha filha, Rafaela, nasceu. Nós escolhemos que ela nascesse aqui. E onde meu próximo filho vai nascer. Gostaria de dedicar esse título ao meu pai, sem ele não estaria aqui. Meu pai me ensinou todos os valores que eu sei hoje em dia", declarou Gatito, que está na cidade desde 2017, durante a cerimônia.

Carli é outro que tem um caso de amor com o Rio de Janeiro. Em 2020, por exemplo, o Botafogo não renovou seu contrato é a decisão foi um verdadeiro baque. Pessoas próximas garantem que o zagueiro ficou visivelmente triste e abalado com a saída, já que além da paixão pelo Alvinegro e pela cidade, via seus filhos já totalmente adaptados à escola. Porém, após passagem pelo Aldosivi (ARG), ele retornou e agora pretende se aposentar no clube que aprendeu a amar.

"Não estou acostumado a falar na frente de tantas pessoas. Desde o primeiro dia que chegamos ao Rio, em 2016, fomos muito bem acolhidos. Ficamos encantados e apaixonados pela cidade. Somos muito felizes aqui. Quero agradecer ao Botafogo ,que me permite trabalhar todos os dias no maior clube do mundo e na cidade mais linda do mundo", disse o defensor também durante a cerimônia.

Gatito Fernández e Joel Carli atuam juntos há mais de quatro anos. Viveram momentos difíceis, como rebaixamento, mas também levantaram um título carioca. Também conviveram com graves problemas financeiros do clube, mas agora desfrutam da bonança atual de Textor.

Hoje em dia eles transcenderam a amizade e se tornaram uma grande família. O goleiro e o zagueiro moram no mesmo condomínio na Zona Oeste do Rio de Janeiro e, nos momentos de folga, os parentes estão sempre juntos.

Em mais um capítulo da parceria, ambos estarão em campo hoje como titulares diante do Fluminense, em jogo que pode fazer o Botafogo se aproximar dos líderes. E a pergunta que fica é: até onde irão os novos "cariocas" da cidade?

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos
Dia: 26 de junho de 2022, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA /RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

BOTAFOGO: Gatito, Kanu, Carli e Cuesta; Saravia, Patrick de Paula, Kayque, Chay e Hugo; Vinícius Lopes e Matheus Nascimento. Técnico: Luís Castro.

FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato (Weillington) e Ganso; Luiz Henrique, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz