Topo

São Paulo

Ceni elogia atuação e lamenta empate do São Paulo: 'faltou o gol'

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

26/06/2022 21h45

Rogério Ceni deixou o estádio do Morumbi lamentando as infelicidades do São Paulo no empate sem gols com o Juventude, pela 14ª rodada do Brasileirão. O time tricolor finalizou 29 vezes e teve duas chances claras com Miranda e Calleri, mas não conseguiu tirar o zero do placar.

"Nunca tivemos tantas oportunidades claras como hoje, duas muito claras dentro da pequena área. Hoje não se transformou em gol tudo aquilo que criamos, especialmente no segundo tempo, quando colocamos os jogadores que poupamos pelo cansaço. Infelizmente não fomos felizes nas conclusões de hoje", lamentou.

O São Paulo começou a partida poupando alguns titulares em relação aos dois jogos contra o Palmeiras na semana passada. No segundo tempo, Ceni colocou em campo Calleri, Igor Vinícius, Rodrigo Nestor e Diego Costa, além de André Anderson, em busca da vitória. Não conseguiu.

"Tivemos oportunidades de todas as maneiras, por baixo, por alto, tabela, chute de fora da área, de cabeça (...) Eu lamento pelo que nós jogamos, nós dominamos o jogo como um todo, dominamos assim como foi quinta-feira. Na quinta, tivemos menos oportunidades e ganhamos. O futebol é imponderável, você não controla. São os dias ruins que a gente tem que conviver. Mas em matéria de volume, repertório, acho que a gente fez tudo que era possível", prosseguiu.

O resultado deixou o São Paulo em uma condição dúbia na tabela do Brasileiro. Ao mesmo tempo em que está a cinco pontos da vaga direta para a próxima Libertadores, a equipe tem apenas quatro pontos de vantagem para a zona de rebaixamento.

Nas três próximas semanas, o São Paulo decide sua vida na temporada. A equipe terá dois jogos contra a Universidad Católica-CHI, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, e visitará o Palmeiras pelo jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil. Mesmo com o calendário inchado, Ceni descartou a possibilidade de priorizar as copas em detrimento do Brasileirão.

"Campeonato Brasileiro é ingrato. Se não der atenção, se volta contra você de uma tal maneira... vamos tentar sempre fazer o melhor time que a gente puder. (...) A realidade do São Paulo é priorizar ganhar o próximo [jogo]. (...) Vamos tentar levar o São Paulo no máximo. Dia 18 vivo nas competições, esse é o grande desafio. Se não sobreviver, não adianta ter um elenco de 35 para jogar um campeonato. Tem que se preparar antes. Quando chega em cima da hora é improviso", prosseguiu Ceni, fazendo alusão à abertura da janela de transferências, no dia 18 de julho.

Confira outras declarações de Rogério Ceni:

Ansioso por reforços ou com medo de perder jogadores?

Eu tenho 10 pendurados com amarelos, o elenco tem 20 de linha. Temos duas viagens na semana, na última não tivemos viagem. Hoje era essencial conquistar os três pontos, era muito importante que chegássemos a 21 pontos hoje, mas não deu, não conseguimos fazer o gol.

Até agora não tem nenhuma proposta por nenhum jogador. Eu sei que é um grupo que está ficando pequeno pelas lesões. Se tivermos perdas importantes, vai causar uma queda de rendimento. Mas vamos viver dia após dia, ter um pouco de calma.

Vai batendo o cansaço, desgaste, você não consegue os três pontos, é ruim. Agora temos que ter calma, viver dia após dia, recuperá-los amanhã, estudar a Católica e viajar para o Chile para analisar o que a gente pode fazer para sair com um bom resultado de lá.

São Paulo está plantando em 2022 para colher em 2023?

Eu não sei, mas nem sou eu que vou colher, provavelmente outras pessoas. No futebol brasileiro, tem que ser campeão, as pessoas só entendem que tem que ser campeão. Como se você contratasse campeões, não formasse times para ser campeões.

Eu estou tentando fazer o melhor para, enquanto eu estiver aqui, tentar trazer coisas boas. Pode ser que seja esse ano, ano que vem, 2024, 2025, mas uma hora as coisas têm que mudar para melhor. Isso não sou só eu, a diretoria também.

O que achou da declaração do Richarlyson?

Ele é meu amigo, isso é o mais importante. O cara que ajudou a fazer a história desse clube, a conquistar títulos. A opção que ele escolha, vai ser sempre um grande parceiro, amigo, o trato da mesma maneira. É um cara fantástico, formidável, a porta do CT está sempre aberta para ele. É um cara que deixou tudo dentro de campo.

Meus grandes amigos são os caras que ajudaram a construir histórias, foram parceiros, firmes, corretos. Richarlyson é o mesmo cara de sempre, não muda absolutamente nada, um grande amigo e o cara de sempre.

Está satisfeito com as atuações e resultados do São Paulo no ano?

Hoje é um dia ruim para fazer essa pergunta, porque o resultado não veio. Eu estou satisfeito com a entrega de todos, com o que a gente produz nos jogos. Jogamos três vezes em seis dias, acho que produzimos bem, com muitas ausências.

Nada garante que a próxima semana jogaremos tão bem quanto essa. Produzimos mais do que tivemos resultados. Acho que poderíamos ter saído [da semana] com três vitórias, produzimos para isso, mas saímos com uma vitória, um empate e uma derrota. Não são resultados condizentes com a produção. Mas sou feliz por ter atletas que se entregam tanto, lutam tanto.

Algum lesionado pode voltar essa semana?

Em condições de jogo, ninguém até os próximos dois jogos. Mas em transição parece que há a possibilidade de Talles e Nikão voltarem essa semana. Mas são jogadores... Nikão está há 40 dias fora, Talles menos, uns 25. Se for analisar, você precisa uma semana pelo menos para colocar o cara numa mínima condição de jogo. É como se saísse de férias e voltasse para jogar.

Não sei quando eles estarão prontos fisicamente. Os dois tem lesões de tornozelo, tem que ver se não sentem nada. Mas a perspectiva é pequena até o dia 18, principalmente no meio, que é o coração do time, e na zaga com a ausência do Arboleda, que faz muita falta.

O que tem achado do André Anderson?

Ele está sendo colocado aos poucos em campo para entender a partida. Eu avalio durante os treinamentos, avalio um jogador ou outro pelo que entendem do treinamento. No momento que evoluir na parte tática, na compreensão do jogo, mais minutos ele terá. Mas acho que 20 minutos são bastante. Tomara que ele cresça mais, renda mais para poder jogar, porque ele é um dos sobreviventes que podemos contar.

São Paulo