Topo

Manoel decide, Fluminense vence o Botafogo e se aproxima do G-4

Letícia Marques e Roberto Junior

Do UOL, no Rio de Janeiro e São Paulo

26/06/2022 18h00

Festa na arquibancada, adeus de promessa e um clássico morno, que terminou com um golaço no fim. Hoje (26), o Fluminense dominou, mas só conseguiu marcar os 37 minutos do segundo tempo para vencer clássico contra o Botafogo por 1 a 0, no Nilton Santos, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Manoel.

O resultado leva o Fluminense aos 21 pontos e um salto para a sexta posição. Agora, o Tricolor começa a sonhar com o G-4. Enquanto isso, o Botafogo fica com 18 pontos e, momentaneamente, ocupa a nona posição.

O adeus de Luiz Henrique aconteceu em uma tarde feliz. A grande promessa se despede da equipe tricolor e iniciará a trajetória no Betis, da Espanha. A negociação ficou renderá cerca de R$ 70 milhões aos cofres do clube das Laranjeiras.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Botafogo encara o Red Bull Bragantino, fora de casa, na segunda-feira (04), enquanto o Fluminense recebe o Corinthians, no sábado (02).

Quem foi bem: Jhon Arias

O colombiano deu trabalho pelas pontas no ataque do Fluminense. Com rapidez nas jogadas, Arias criou jogadas, entrou diversas vezes na área e por muito pouco não marcou no fim do primeiro tempo.

Quem foi mal: Chay

Chay, que ficou fora contra o Internacional, voltou hoje contra o Fluminense, mas não teve uma grande participação no duelo. Como uma das peças importantes ofensivamente, ele não chutou a gol e viu o árbitro lhe dar o terceiro amarelo, que fará com que ele cumpra suspensão automática na próxima rodada contra o Bragantino.

Desempenho do Botafogo

O Botafogo lutou contra a principal característica do Flu de Diniz: a posse de bola. Com 27 minutos de jogo, o Alvinegro registrou 24% de posse. No entanto, ainda assim, os lances apresentaram mais perigo. Foram três chances claras: Hugo, aos 11 minutos, Matheus Nascimento, aos 14, e Vinícius Lopes aos 24. Com o Tricolor mantendo o domínio de posse, o Botafogo começou a perder força já no fim do primeiro tempo.

Sem alteração no segundo tempo, o Alvinegro permaneceu olhando o Fluminense trocar passes e ter criações perigosas pelas pontas. Para se recuperar, Severino colocou Érison, aos 16 minutos, mas não adiantou. Diferentemente do primeiro tempo em que o Botafogo ainda criou oportunidades, Fábio não sujou o uniforme e apenas viu de longe o Tricolor massacrar pelo gol. Aos 33 minutos, 'El Toro' ainda recebeu cruzamento sozinho, mas a bola veio muito alta e a chance mais clara do Alvinegro foi desperdiçada. O castigo veio três minutos mais tarde com gol de Manoel.

Desempenho do Fluminense

No clássico 4-3-3, o Fluminense foi a campo com a mesma escalação pela terceira vez consecutiva. A equipe tricolor começou a partida aproveitando o lado direito na triangulação com Samuel, Luiz Henrique e Jhon Arias. O Tricolor dominou a posse de bola e encerrou o primeiro tempo com quase 80%, porém, o controle de jogo não trouxe tanto perigo ao gol de Gatito.

O Flu voltou para o segundo tempo valorizando o controle de jogo, no entanto, focou as ações no lado esquerdo. A equipe de Diniz dominou a segunda etapa enquanto o Botafogo assistiu. Foram algumas chances criadas, e desperdiçadas, até o gol sair na insistência. Aos 37, Manoel marcou um golaço que deu a vitória no clássico.

(Nova) Festa dos alvinegros

Na entrada dos jogadores ao gramado, como tem sido de praxe, a torcida do Botafogo fez uma enorme festa com direito a mosaico com as iniciais do clube, sinalizadores e chuva de papeis picados. Suportes com chamas dentro do campo deram um brilho a mais na celebração dos botafoguenses no Nilton Santos. Veja o registro abaixo:

Arrancada!

Aos 14 minutos, o Botafogo protagonizou a melhor chance da partida até o momento. O time encontrou espaço, e o jovem Matheus Nascimento avançou em velocidade e chutou de fora da área, mas a bola foi para fora.

Flu pela direita, e Botafogo no contra-ataque

Os primeiros 30 minutos foram marcados pela posse de bola da equipe tricolor, que insistiu no lado direito do campo. Enquanto isso, o Alvinegro valorizava as jogadas de velocidade nos espaços deixados pelo Flu.

Tirou tinta!

Samuel Xavier achou John Arias livre dentro da área. O colombiano encheu o pé, a bola ainda desviou em Cuesta antes de passar perto da trave de Gatito.

Inversão no Flu

Se no primeiro tempo, o Tricolor controlou as ações pelo lado direito, a equipe retornou do intervalo trabalhando o outro lado. Nos primeiros 10 minutos, o Flu de Diniz começou a trabalhar as jogadas pelo lado esquerdo, principalmente com Caio Paulista.

Confusão!

Vinícius Lopes acertou a bola em Nonato, que já estava caído no chão. A situação gerou um princípio de confusão e alguns jogadores trocaram empurrões, mas foram interrompidos pelo árbitro Daronco - que conversou para não punir.

Erros na última bola

O Botafogo assistiu o Fluminense jogar durante o segundo tempo, no entanto, a equipe tricolor não aproveitou as chances criadas.

Gol do Fluminense sai na insistência

Desde os primeiros minutos do segundo tempo, o Fluminense batia no ataque buscando o gol. Durante 36 minutos, o Tricolor massacrou a defesa alvinegra até que Manoel saiu da defesa para ser o herói do jogo. Após lançamento de Nino para Caio Paulista, o atacante tocou no meio para o camisa 26, que dividiu, ganhou, limpou com uma clássica finta de futsal e estufou as redes.

Mister nas arquibancadas

Suspenso contra o Internacional, Luís Castro não pôde estar na beira do gramado do Nilton Santos. Porém, o português marcou presença nas tribunas do estádio para acompanhar o clássico contra o Fluminense. Em um registro do Premiere, o treinador lamentou muito a chance perdida por Erison, no segundo tempo.

Calendário

O Botafogo vira a chave e foca na Copa do Brasil. O Alvinegro enfrenta o América-MG, na quinta (30), pelas oitavas da competição. O Fluminense, por sua vez, recebe o Corinthians, no sábado (02), pelo Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos
Dia: 26 de junho de 2022, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA /RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Nonato (Fluminense), John Kennedy (Fluminense); Chay (Botafogo) Joel Carli (Borafogo),
Cartões vermelhos:
Gols: Manoel (Fluminense)

Botafogo: Gatito, Saravia, Joel Carli, Kanu (Daniel Cruz), Tchê Tchê, Chay (Jeffinho), Victor Cuesta, Hugo, Del Piage (Oyama), Vinicius Lopes e Matheus Nascimento (Erison). Técnico: Victor Severino.

Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel, Caio Paulista, André, Nonato, PH Ganso (Matheus Martins), Luiz Henrique, Jhon Arias (Felipe Melo) e Cano (John Kennedy). Técnico: Fernando Diniz.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o Botafogo está com 18 pontos no Brasileirão, e não 21. O erro foi corrigido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Manoel decide, Fluminense vence o Botafogo e se aproxima do G-4 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Brasileirão - 2022