Topo

Brasileirão - 2022

Palmeiras cede empate ao Avaí, mas segue isolado na liderança do Brasileiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/06/2022 18h00

Palmeiras e Avaí fizeram um jogo muito equilibrado na tarde de hoje (26), na Ressacada, que terminou em um empate por 2 a 2, pela 14ª rodada do Brasileirão. Os gols foram marcados pelos palmeirenses Gustavo Scarpa e Rony, e, pelos donos da casa, Bissoli e Jean Pyerre.

O resultado tirou do Verdão, que chegou a estar à frente no placar, a oportunidade de se isolar ainda mais na liderança do campeonato, já que o Corinthians também somou um ponto na rodada. Assim, a equipe alviverde tem 29 pontos, em primeiro lugar, contra 26 do rival alvinegro. Já o Leão é o décimo colocado, com 18.

A equipe de Abel Ferreira volta a campo na quarta-feira (29), às 19h15 (horário de Brasília), para visitar o Cerro Porteño-PAR, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.

Os catarinenses só jogam no domingo (3), às 11h, quando recebem o Cuiabá no Ressacada, pela 15ª rodada da Série A.

Quem foi bem: Gustavo Scarpa

O jogador mais participativo do Palmeiras. Os principais lances de perigo da equipe passaram por seus pés, nas bolas paradas ou com passes precisos. Na melhor oportunidade do primeiro tempo, Rafael Navarro recebeu cruzamento preciso do meia e raspou de cabeça, mas Vladimir defendeu. Logo no início da etapa final, de pênalti, deslocou Vladimir para empatar o jogo.

LIVE DO PALMEIRAS

Quem foi mal: Jorge

Mais uma partida ruim de Jorge pelo Palmeiras. Apoiou pouco na frente, e, atrás, teve seguidas falhas de marcação, principalmente no primeiro tempo. Em uma delas, o lance do pênalti para o Avaí saiu em suas costas. Sem Piquerez, caiu o desempenho da ala esquerda palmeirense.

Palmeiras faz jogo equilibrado e mostra poder de reação, mas cede empate

Com metade do time titular em campo, o Palmeiras fez um primeiro tempo equilibrado com o Avaí, criando bem na frente mas oferecendo espaço para os avanços dos donos da casa. Atrás no placar, o time novamente mostrou poder de reação na etapa final, arrancou o empate com Gustavo Scarpa e manteve a pressão, até que a virada veio com Rony, que se aproveitou de ótima jogada de Wesley e empurrou para o fundo do gol. O jogo se encaminhava à terceira virada seguida palmeirense na Série A, não fosse o belo gol de empate de Jean Pyerre.

Corajoso, Avaí joga de igual para igual com o líder

Diante de um adversário superior — e o melhor visitante da competição —, o Leão se mostrou corajoso e fez frente ao Palmeiras, sobretudo na etapa inicial. Os donos levaram perigo em ao menos três oportunidades, e, no último minutos, foram premiados com o pênalti cometido por Gómez em Raniele. Bissoli cobrou com força, no canto, e converteu. Após a virada, Eduardo Barroca lançou Morato e Jean Pyerre ao campo. E dos pés do segundo saiu o golaço de empate: em falta pela meia esquerda, o meio-campista cobrou com força e a bola bateu na trave antes de morrer na rede, sem chances para Weverton.

Cronologia do jogo

O Avaí abriu o placar aos 52 minutos do primeiro tempo, após pênalti sofrido por Raniele e convertido por Bissoli. Aos três minutos do segundo tempo, também de pênalti, o Palmeiras empatou com Gustavo Scarpa. Rony virou aos 19 minutos para o Verdão, que viu o Leão empatar em belíssima cobrança de falta de Jean Pyerre, aos 27.

Volta de Raphael Veiga

Desde o início de junho sem atuar, por conta de uma lesão muscular na coxa direita, Raphael Veiga voltou a ser relacionado para o jogo na Ressacada. Artilheiro do Verdão na temporada, com 16 gols, o meia entrou na segunda etapa, no lugar de Gustavo Scarpa, e teve atuação apagada nos pouco mais de 30 minutos que esteve em campo.

Domingo começou com título de Endrick no Sub-17

O dia começou com mais um título para a base palmeirense. Em São Januário, o Verdão perdeu por 4 a 2 para o Vasco. Com a goleada alviverde por 4 a 1 no jogo de ida, a conquista da Copa do Brasil Sub-17 foi para o time paulista. Autor dos dois gols no jogo de hoje, Endrick foi o artilheiro da competição, e balançou as redes oito vezes em seis partidas.

FICHA TÉCNICA:

AVAÍ 2 X 2 PALMEIRAS

Competição: Brasileirão, 14ª rodada

Estádio: Ressacada, em Florianópolis (SC)

Data e horário: 26 de junho de 2022 (domingo), às 16h (de Brasília)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)

VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Gols: Bissoli (AVA), de pênalti, aos 52 minutos do 1º tempo; Gustavo Scarpa (PAL), aos 2 minutos, e Rony (PAL), aos 19 minutos, Jean Pyerre (AVA), aos 27 minutos do do 2º tempo

Cartões amarelos: Pottker (AVA), Cortez (AVA), Bressan (AVA), Arthur Chaves (AVA); Luan (PAL)

AVAÍ: Vladimir; Kevin, Arthur Chaves, Bressan e Cortez; Raniele, Bruno Silva e Eduardo (Jean Pyerre); Willian Pottker, Muriqui (Morato) e Bissoli (Jean Cléber). Técnico: Eduardo Barroca.

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Jorge; Gabriel Menino (Atuesta), Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Raphael Veiga); Breno Lopes (Rony), Wesley (Dudu) e Rafael Navarro (Gabriel Veron). Técnico: Abel Ferreira