Topo

Dorival justifica mudanças no Flamengo e sonha com contratação de Andreas

Andreas Pereira em disputa de bola no Maracanã Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/06/2022 22h19

Hoje (25), sob os olhares de mais de 40 mil pessoas, o Flamengo venceu o América-MG por 3 a 0, pela 14ª rodada do Brasileirão. Dorival Júnior foi a campo com uma escalação inédita e justificou a decisão em entrevista coletiva.

Com o calendário apertado e poucos dias à disposição para trabalhar com o elenco completo, o treinador vem fazendo adaptações na equipe e, inclusive, em função da recuperação de alguns atletas. Dorival enalteceu a capacidade dos jogadores e reforçou que a filosofia está sendo implementada.

"Eu acho que temos que pensar partida a partida. Do final da partida do Atlético-MG para cá, tínhamos dois dias e meio apenas. E você imagina o que é iniciar uma recuperação tendo que dormir na madrugada e já estar em campo dois dias e meio depois, enfrentando uma equipe que não atuou no meio de semana, que com certeza se preparou muito bem para que pudesse nos enfrentar. Tenho sempre a ideia de que precisamos estar a todo momento refazendo o grupo, para que todos se sintam importantes", disse antes de prosseguir:

"Os jogadores estão aqui porque têm capacidade. Mudam características de um para outro, isso é normal, mas eles precisam se sentir importantes, participando a todo instante de tudo que está acontecendo, e nas oportunidades darem o seu recado. Eu acho que essa é a intenção. Não é poupar, é injetar aqueles que estão melhores fisicamente naquele instante e principalmente que estejam preparados, treinados", e continuou:

"Os jogadores estão começando a entender essa filosofia, se sentindo confortáveis em campo. Mesmo nas duas partidas que perdemos para o Atlético, já sentíamos isso. Então, tudo é questão de tempo. Ainda precisaremos de muitas coisas. E a cada jogo vamos estudando a melhor formação possível para aquela partida. Teremos partidas diferentes, que precisaremos de jogadores diferentes", finalizou.

Além disso, Dorival falou novamente sobre a permanência de Andreas. Contra o Cuiabá, o treinador reforçou o desejo de contar com o jogador e, agora, tratou a manutenção do meia no elenco como 'a melhor contratação' da janela.

"Para mim seria importantíssimo, a melhor contratação que faríamos neste momento, seria a manutenção do Andreas. Eu torço para que o presidente consiga encontrar um caminho e deixá-lo aqui. É um jogador diferente, que cabe em qualquer circunstância, em todos os sentidos. Participativo, inteligente para atuar. Não tenho dúvidas que ele pode crescer muito na nossa equipe", encerrou.

A vitória contra o América-MG pode ter sido o último jogo de Andreas no Maracanã pelo Flamengo. Com contrato até dia 30 de junho, o próximo compromisso contra o Tolima, na Colômbia, pela Colômbia, na quarta-feira (29), pode ser o jogo do 'adeus'.

Veja outras respostas:

Meio-campo

"Acredito que nós tenhamos tido um equilíbrio importante na partida muito em razão da força de marcação que tivemos. Essa força de marcação que foi iniciada pelos atacantes. Quando perdemos um pouco dessas forças começamos a mexer porque aí eles começaram a ter mais liberdade na saída de bola. Mas foi um meio-campo que se completou, que teve força para marcar, velocidade na troca de passes e momentos de transição"

"Acredito que todos os jogadores que entraram também corresponderam e isso fez com que o meio-campo se sentisse muito consistente durante os 90 minutos. Passa-se a impressão de que por termos três homens com um pouco mais de força, mas, na realidade, quando todos participam as jogadas são filtradas e acabam fazendo com que o trabalho de cada um seja facilitado. Eu credito a essa dedicação que tivemos para que encontrássemos um ótimo resultado"

João Gomes

"O que eu vejo é que o João vai adquirindo uma cancha, vai melhorando. Atuamos com Arão, João e Andreas e o meio campo deu uma ótima resposta lá em Minas. Agora, com a entrada do Thiago Maia da mesma forma, continuamos respondendo. Baseado na atuação dos dois (Andreas e João), aquilo que o conjunto vem mostrando o crescimento dos dois. Não estamos com pilares em cima dos dois, mas eles estão completando o que a equipe vem fazendo."

Evolução no trabalho

"Uma pena o resultado não ter vindo em Belo Horizonte, porque fizemos uma partida de alto nível. O Atlético fez por merecer seus gols. Mas também fizemos e tivemos oportunidades, com um pouquinho de capricho teríamos uma sorte melhor. A equipe vem evoluindo. Espero que mantenhamos, mesmo nas derrotas, pontuamos que as atuações vinham sendo diferentes desde a primeira partida contra o Internacional."

Brasileirão

"Primeiro o trabalho de recuperação. Temos que tentar diminuir o máximo possível e nos aproximarmos daqueles que estejam ali na frente. E depois vamos avaliar aquilo que conseguiremos fazer ao longo da temporada. Pegamos um momento complicado, a equipe vivendo um momento difícil, todos vocês acompanham os resultados, partidas em sequência fora de casa."

"Jogos que teremos que ter uma entrega muito grande e pegando nossa equipe oscilando, tentando recuperar a confiança. Temos que acelerar o processo e buscar os pontos. Não adianta ficarmos fazendo contas, a distância é grande, mas temos que acreditar. Quem sabe em um momento final tenhamos fôlego e confiança resgatada para o melhor dos resultados."

Má fase de Gabi e utilizar o Pedro

"Eu acho que a posição da torcida é soberana e tem que ser respeitada. O Gabriel é importantíssimo para o Flamengo. Se não estou errado, ele é o maior artilheiro do Maracanã. Ele dá resposta há anos e é um jogador que a torcida confia. Ele pode até passar por um momento de instabilidade, mas eu sei da capacidade. A bola procura ele dentro da área. As oscilações são naturais com qualquer profissional. O céu e o inferno no futebol estão a um palmo de distância. Ele não deixa de ter a nossa confiança. Ele é importante. E ele vai ser decisivo."

"Tudo é questão de tempo. O jogador precisa de sequência, a gente sabe disso. Sequência essa que eu não tenha conseguido dar a alguns deles. Vitinho e outros mais. Eu sempre vou acreditar que o jogador se recupera. Eu só vou desistir de um jogador quando ele desistir da condição dele. Do contrário, eu vou sempre insistir. Jogadores não deixam de atuar, perdem a confiança em momentos ou outros, mas são jogadores que estão no Flamengo não por acaso, e se estão aqui é porque possuem muitas qualidades".

Luta pelas três competições

"Eu te garanto muito trabalho, dedicação e tentar o resgate daquela equipe alegre e vibrante que sempre vimos. Alguma coisa você pode ter certeza que vamos buscar. Agora, de que forma acontecerá, resultados, eles não são previsíveis, você não tem como mensurá-los. Você trabalha, se dedica, com intensidade, com entrega, com dedicação, isso em todas áreas do clube. E os resultados, às vezes, não são aquilo que você merece. Dedicação e entrega não vão faltar, que é o que estamos fazendo. Acabei de falar, no futebol o céu e o inferno tem só um palmo de distância."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dorival justifica mudanças no Flamengo e sonha com contratação de Andreas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Flamengo