Topo

Vasco vence Operário com festa da torcida e encosta no líder Cruzeiro

Quintero, zagueiro do Vasco, comemora seu gol contra o Operário, na Série B Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/06/2022 20h58

Apoiado por quase 22 mil torcedores em grande festa em São Januário, o Vasco venceu o Operário por 3 a 0, na noite de hoje (24), em duelo válido pela 14º rodada da Série B do Brasileiro. Quintero, Nenê e Palacios foram os autores dos gols da vitória vascaína, todos marcados na reta final da partida. O jogo foi marcado por ações contra a homofobia promovidas pelo Vasco e seus torcedores.

Com o resultado, o Vasco se mantém na segunda colocação e encosta no líder Cruzeiro. O Cruz-Maltino chegou aos 30 pontos, um a menos que os mineiros, que só fará o seu jogo pela rodada em 5 de julho, já que a partida contra o Ituano foi adiada. O Operário está na 11ª colocação, com 16 pontos, mas também pode cair posições até o término da rodada.

Na próxima rodada da Série B, o Vasco visita o Novorizontino, quarta (29), às 21h30. O Operário, por sua vez, volta a campo na segunda (27), às 20h, quando recebe a Chapecoense.

Ações contra a homofobia

Torcida do Vasco se manifesta contra a homofobia antes de jogo contra Operário Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Depois de torcidas organizadas do Vasco assinarem um Código de Conduta contra a homofobia e transfobia, São Januário foi tomado por ações em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado na terça (28). Foram várias as manifestações de apoio à causa.

Os atletas entraram em campo com fumaças nas cores do arco-íris, a torcida preparou faixas e o estádio contou com as bandeirinhas também nas cores do arco-íris e com uma faixa com os dizeres "Respeito, igualdade e diversidade". Dia histórico proporcionado pelo Vasco e seus torcedores.

"Importante demais. O Vasco sempre foi um clube que brigou por todas as causas, seja homofobia, racismo... Temos que aplaudir a ação e apoiar a causa", disse o volante Yuri Lara, ao Premiere, no intervalo da partida.

Quem foi bem: Quintero e Nenê

O zagueiro foi o autor do gol que abriu o caminho da vitória do Vasco. Ele aproveitou cruzamento de Nenê e cabeceou para as redes, explodindo a torcida vascaína em São Januário. O meia, além de ter dado a assistência, converteu um pênalti para ampliar a vantagem.

Quem foi mal: Getúlio

O centroavante teve dificuldades para se livrar da marcação e atrapalhou jogadas ofensivas do Vasco. Foi pouco acionado e não apareceu para o jogo, sendo substituído no início do segundo tempo.

Cronologia do jogo

Se nas arquibancadas a torcida do Vasco transformou o ambiente de São Januário em um caldeirão, em campo o que se mostrou no primeiro tempo foi um jogo morno, truncado e com poucas chances de gol. O Operário encaixou a marcação e conseguiu ser ligeiramente superior aos donos da casa, com as oportunidades mais claras. No geral, porém, o equilíbrio tomou conta da etapa inicial, e o zero não saiu do placar.

O segundo tempo voltou mais movimentado, e o Operário quase abriu o placar: Giovanni Pavani finalizou de primeira e parou no travessão na chance mais perigosa da partida até então. O Vasco cresceu e se lançou ao ataque na reta final, conseguiu abrir o placar com Quintero, de cabeça, aos 34 minutos, ampliou com Nenê, de pênalti (marcado após checagem no VAR), aos 44, e fechou a conta com Palacios, em bela cobrança de falta, aos 50. 3 a 0 para o Cruz-Maltino.

O jogo do Vasco

Maurício Souza manteve a base de sua estreia no Vasco, trocando só o lesionado Gabriel Dias por Weverton na lateral direita. No primeiro tempo, a equipe teve dificuldades para ser objetiva e não teve poderio ofensivo, custando a dar trabalho para a defesa do Operário. Além disso, sofreu sustos e poderia ter sido castigada pelos adversários. A atuação seguiu sem ser brilhante na etapa final, mas o time foi empurrado pela torcida e conseguiu construir a vitória.

O jogo do Operário

O time de Claudinei Oliveira não se intimidou com a festa da torcida vascaína e conseguiu neutralizar os donos da casa com uma marcação firme. Se aproveitou de bolas paradas e contra-ataques para criar as melhores oportunidades, mas não segurou a pressão dos mandantes na reta final e sofreu dois gols.

Maurício Souza estreia em São Januário

O novo técnico comandou o Vasco pelo segundo jogo, mas o primeiro como mandante e com o apoio incansável da torcida.

Torcida lota São Januário e faz festa

Os vascaínos presentes fizeram linda festa e não pararam de cantar em São Januário. Em meio ao imbróglio sobre mandar jogos no Maracanã, a torcida do Vasco esgotou os ingressos para o duelo desta noite e colocou quase 22 mil nas arquibancadas.

Choque feio

Na reta final do primeiro tempo, Anderson Conceição e Thales disputaram uma bola no alto e se chocaram ao fazer o movimento do cabeceio. Ambos tiveram cortes e sangraram bastante, mas foram prontamente atendidos pela equipe médica e tiveram de colocar a touca de natação, tradicionalmente utilizada em ocasiões como essa.

FICHA TÉCNICA:

VASCO 3 x 0 OPERÁRIO
Competição:
Série B do Brasileiro - 14ª rodada
Data e hora: 24 de junho (sexta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 21.739 presentes/20.269 pagantes
Renda: R$ 579.022,00
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Auxiliares: Evandro de Melo Lima (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Cartões amarelos: Yuri Lara (VAS); Thales, William Machado (OPE)
Gols: Quintero (VAS), aos 34'/2ºT (1-0), Nenê (VAS), aos 44'/2ºT (2-0) e Palacios (VAS), aos 50'/2ºT

VASCO: Thiago Rodrigues; Weverton, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara (Juninho), Andrey Santos e Nenê (Matheus Barbosa); Gabriel Pec (Raniel), Figueiredo e Getúlio (Palacios). Técnico: Maurício Souza

OPERÁRIO: Simão; Thales (Ronald), Reniê e William Machado (Júnior Brandão); Arnaldo, Ricardinho, Tomas Bastos (Reina) e Fabiano; Giovanni Pavani (Giovani albuquerque), Paulo Sérgio e Silvinho (Felipe Saraiva). Técnico: Claudinei Oliveira

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vasco vence Operário com festa da torcida e encosta no líder Cruzeiro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Série B - 2022