Topo

Richarlyson recebe apoio de SPFC, Corinthians e Vasco por bissexualidade

Richarlyson assumiu bissexualidade nesta sexta-feira - Reprodução/Instagram
Richarlyson assumiu bissexualidade nesta sexta-feira Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

24/06/2022 17h18Atualizada em 24/06/2022 22h45

Richarlyson revelou pela primeira vez ser bissexual —atração romântica ou sexual voltada tanto a homens e mulheres, ou por mais de um sexo ou gênero. Multicampeão com a camisa do São Paulo e hoje comentarista do Grupo Globo, o ex-jogador fez algo histórico: é o primeiro atleta com passagens pela Série A do Brasileirão e seleção brasileira a dizer publicamente que é bissexual.

A declaração foi dada ao podcast 'Nos Armários dos Vestiários', do Grupo Globo, e o ex-jogador ganhou o apoio de Corinthians e Vasco, num primeiro momento.

Em seguida, o Tricolor paulista homenageou o atleta —sem citar diretamente a bissexualidade do ex-meio-campista. O Atlético-MG, clube em que ele completou mais de 100 jogos, também foi às redes sociais.

"Respeito, igualdade, inclusão", disse o Vasco, primeiro clube de peso a demonstrar apoio. O Corinthians destacou a importância do posicionamento do ex-jogador no meio do futebol.

"Richarlyson foi um grande jogador, um grande rival em campo e é um grande profissional do meio esportivo. Agora, ao se assumir bissexual, segue sendo tudo isso e ainda se coloca como mais uma importante voz de resistência. Máximo respeito", afirmou o Timão.

Zé Love foi ao Instagram de Richarlyson e deixou um comentário na última publicação do comentarista. "Parabéns pela sua atitude irmão! Te respeito e te admiro mais ainda, você é um ser humano abençoado!", escreveu o jogador.

Veja reações em apoio a Richarlyson

Declaração de Richarlyson

"A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também", disse o comentarista, em entrevista ao podcast 'Nos Armários dos Vestiários'.

"Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco estará estampada a notícia: 'Richarlyson é bissexual'. E o meme já vem pronto. Dirão: 'Nossa, mas jura? Eu nem imaginava'. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí? Vai fazer o quê? Nada", acrescentou.

"Vai pintar uma manchete que o Richarlyson falou em um podcast que é bissexual. Legal. E aí vai chover de reportagens, e o mais importante, que é pauta, não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso", completou o ex-jogador.

De acordo com os jornalistas do podcast, em nenhum momento Richarlyson foi questionado diretamente sobre a sua sexualidade, diferentemente do que aconteceu muitas vezes durante sua carreira. "Pelo tanto de pessoas que falam que é importante meu posicionamento, hoje eu resolvi falar: sou bissexual. Se era isso que faltava, ok. Pronto. Agora eu quero ver se realmente vai melhorar, porque é esse o meu questionamento", finalizou.