Topo

OPINIÃO

Menon: 'Vitória sobre o Palmeiras mostrou que São Paulo pode ir mais longe'

Do UOL, em São Paulo

24/06/2022 00h03

Mesmo adversário, cenário e enredo. O clássico desta quinta-feira (23) entre São Paulo e Palmeiras, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, teve um início bem parecido com o Choque-Rei da última segunda (20). O Morumbi, porém, viu um Tricolor mais organizado e combativo, o que permitiu um desfecho diferente. Se no início da semana a derrota por 2 a 1 com uma virada nos últimos minutos abalou a confiança dos são-paulinos, o triunfo por 1 a 0 desta noite lhes devolveu a esperança.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini falaram sobre os efeitos que esta vitória no clássico deve trazer para o elenco são-paulino. Eles também compararam as duas partidas entre os arquirrivais e as diferenças entre elas.

"O jogo de hoje [ontem] pode ser um salto para o São Paulo, que tem tido muitos jogos duros contra o Palmeiras. É o time que mais complica para eles, com exceção daqueles 4 a 0 [no segundo jogo da final do Paulistão]. Mostrou que o São Paulo pode ir mais longe. Precisa ter essa postura contra o Juventude no domingo e marcar sob pressão, não deixando o adversário jogar no Morumbi", observou Menon.

Na comparação entre os dois clássicos disputados nesta semana, Perecini viu o Tricolor atuar de forma parecida. "Quem conseguir ver grandes diferenças entre o jogo de segunda-feira e o de hoje está maluco. Quase todos os pontos são semelhantes. O São Paulo adiantou um pouco as linhas. É um time que pressiona muito no primeiro tempo, teve oportunidades para marcar o segundo gol e sofreu muito pouco. A diferença é que hoje cedeu menos oportunidades ao Palmeiras", apontou.

Menon concordou com Perecini e reforçou que o Verdão acuou o Tricolor no jogo de segunda, algo que não se viu na quinta. "No segundo tempo do primeiro jogo, o São Paulo foi recuado, porque o Palmeiras jogou muito bem. Dominou o jogo e o São Paulo estava muito acuado. Poderia ter aguentado mais cinco minutos e vencer. Hoje foi mais fácil: O São Paulo dominou o jogo todo. Esta vitória terá muito reflexo no domingo", disse o colunista do UOL, referindo-se à próxima partida do São Paulo pelo Brasileirão.

Perecini ressaltou a qualidade da marcação alta do Tricolor, que permitiu ao time sufocar o Palmeiras na etapa inicial. "O São Paulo cometeu menos erros técnicos e cedeu menos oportunidades. Pressionou lá em cima, mas isso caiu um pouco no segundo tempo. Manteve um pouco sua linha de jogadores à frente da área. O Palmeiras naturalmente cresceu, teve a posse de bola e o jogo aéreo, mas não conseguiu fazer o gol", avaliou.

O jornalista ainda chamou a atenção para o lado psicológico dos jogadores, que não se deixaram abater pela derrota pelo Brasileirão. "O São Paulo é um time extremamente dedicado e competitivo. Nunca foi falta de vergonha na cara. Três dias depois, pudemos ver uma força mental muito grande dessa equipe para sair em vantagem depois do que aconteceu na segunda-feira", finalizou Perecini.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será no domingo (26), logo após a partida contra o Juventude pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.