Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: Rogério Ceni é o melhor técnico do Brasil para armar time

Do UOL, em São Paulo

24/06/2022 12h24

O São Paulo mais uma vez impôs dificuldades ao Palmeiras, que perdeu apenas quatro jogos em toda a temporada, sendo duas para o próprio time comandado por Rogério Ceni, em jogos no Morumbi, incluindo o jogo de ontem (23), por 1 a 0. Como resultado, o time tricolor saiu em vantagem no confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, desta vez sem ceder à pressão do adversário no segundo tempo.

No podcast Posse de Bola #239, Arnaldo Ribeiro afirma que Rogério Ceni mais uma vez acertou em sua especialidade, que é preparar o time para a partida, quesito no qual considera o treinador são-paulino o melhor do país, com o diferencial de ter mexido pouco, já que sua grande dificuldade se apresenta no decorrer dos jogos.

"O Rogério fez de novo o que ele faz de melhor, que é armar o time em função do adversário para cada jogo. Continuo achando ele o melhor técnico, não é do Brasil, é o melhor técnico do Brasileirão, da temporada brasileira, para armar time para o próximo jogo, para mim a questão do Rogério é muito o durante o jogo, às vezes tentando se antecipar às coisas, fazendo trocas às vezes que contribuem para a queda do time nos segundos tempos", diz Arnaldo.

"Nesta situação ele decidiu manter o time que tinha jogado bem com o Palmeiras e só fazer trocas na última instância, aquela troca de seis por meia dúzia, que às vezes é o suficiente para um time não se alterar. Foi o que ele fez de diferente de segunda para quinta. Enquanto o Palmeiras tirava seus principais jogadores, o Rogério só substituiu por necessidade e o time manteve o comportamento, não oscilou, não mudou a forma de jogar. A grande questão do Rogério treinador ainda é o durante, o antes, a preparação, não tem ninguém melhor do que ele", completa.

O jornalista considera que a partida tinha a necessidade de uma resposta para o torcedor depois da virada sofrida diante do mesmo adversário na segunda-feira, ainda mais com o Morumbi tendo forte presença da torcida e muito apoio antes e durante o clássico Choque-Rei.

"Para o Rogério e para os jogadores, era necessário dar uma resposta, ir um pouco além da capacidade para dar um retorno ao seu torcedor, porque o que torcedor do São Paulo fez de segunda para quinta é impressionante. Um time que toma uma virada nos acréscimos do principal rival atualmente da forma que tomou e que vai repetir o jogo contra esse rival três dias depois, com o ingresso mais caro e vai mais gente ainda e apoia do jeito que apoiou do antes ao durante, merecia uma resposta e o Rogério e os jogadores deram uma resposta", diz Arnaldo.

"O São Paulo jogou o jogo da vida que ainda não garante nem a revanche sobre o Palmeiras, para ter a revanche ele tem que eliminar o Palmeiras no Allianz Parque. O Palmeiras jogou mais um jogo, digamos assim. Mesmo fazendo esta ponderação, o São Paulo mereceu a vitória", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.