Topo

Série B - 2022

Grêmio busca empate contra o CSA, mas vê G4 ameaçado na Série B

Bitello tenta jogada durante partida entre CSA e Grêmio pela Série B  - Lucas Uebel/Gremio FBPA
Bitello tenta jogada durante partida entre CSA e Grêmio pela Série B Imagem: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

23/06/2022 23h25

O Grêmio saiu atrás, mas buscou o empate em 1 a 1 contra o CSA, hoje (23), pela 14ª rodada da Série B, no estádio Rei Pelé, em Maceió. O resultado, construído com gols de Geovane para os alagoanos e Janderson para os gaúchos, deixa o posto da equipe de Porto Alegre no G4 ameaçado.

Com 22 pontos, o Grêmio permanece em quarto, apenas dois pontos na frente do Sport, quinto colocado. O Rubro-Negro, porém, ainda joga na rodada, contra o Busque, amanhã (25). Se o time pernambucano vencer, derruba o Tricolor do grupo que estaria subindo para Série A no momento. O Tombense também pode passar o Grêmio, mas precisa vencer seu jogo contra o Náutico e tirar uma diferença grande de saldo. O CSA tem 15 pontos e fica em 14º na classificação.

O CSA volta a campo na segunda-feira (27) para enfrentar o Sampaio Corrêa. Já o Grêmio joga na terça-feira (28), contra o Londrina.

Foi bem: Carné evita gols

Marcelo Carné foi importante para o CSA. Fez ótimas defesas e não teve nenhuma culpa quando foi vazado.

Foi mal: Nicolas falha na marcação

O lateral esquerdo Nicolas foi frágil na marcação gremista. Durante o primeiro tempo, seu setor foi o principal espaço de ataque do CSA.

Roger abre mão de sistema e time melhora

O Grêmio foi para o vestiário perdendo. Ao fim do primeiro tempo, o 1 a 0 para o CSA e uma jornada bem abaixo do esperado ocasionaram uma mudança de sistema. Roger Machado abriu mão dos três zagueiros, colocando Campaz no lugar de Natã. Bastou tal alteração para que o time tomasse conta do setor ofensivo e empatasse logo no início da etapa final.

O jogo do CSA: chances perdidas e gol

O CSA mandou em boa parte do jogo. O time nordestino já tinha criado três chances claras de gol quando balançou as redes com Geovane. E depois disso, ainda que tenha apresentado oscilações ao longo da partida, manteve um padrão interessante de proteção ao gol de Marcelo Carné e saídas em contra-ataque. Rodrigo Rodrigues representou perigo constante aos zagueiros gaúchos.

O jogo do Grêmio: dificuldade conhecida para criar

O Grêmio sofreu com um problema conhecido: a dificuldade em criar oportunidades. Desde o início do jogo, sobraram lançamentos buscando Janderson e Biel, a maioria sem sucesso. Com muitas falhas técnicas, o time gaúcho chegou com força duas vezes no primeiro tempo, num cabeceio de Diego Souza e com uma conclusão de Lucas Silva após falha do CSA na saída de bola. Ambos os lances foram brecados por defesas de Carné.

Defensivamente, os lados deram espaço e tanto Rodrigo Ferreira como Nicolas foram batidos por Osvaldo e Geovane. No segundo tempo, a partir das mudanças promovidas por Roger Machado, o time melhorou, passou a chegar facilmente ao ataque, empatou e rondou o gol o tempo todo.

FICHA TÉCNICA:

CSA 1 x 1 GRÊMIO
Competição:
Série B do Brasileiro - 14ª rodada
Data e hora: 23 de junho de 2022 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Sarará, Varella (GRE); Léo, Diego Renan (CSA)
Gols: Geovane, do CSA, aos 12 minutos do primeiro tempo; Janderson, do Grêmio, com 1 minuto de segundo tempo;

CSA: Marcelo Carné; Lucas Marques, Wellington, Lucão e Diego Renan; Geovane (Luiz Henrique), Giva Santos, Gabriel (Léo) e Lourenço (Marco Túlio); Osvaldo (Lucas Barcelos) e Rodrigo Rodrigues (Bruno Mezenga). Técnico: Alberto Valentim

GRÊMIO: Gabriel Grando; Natã (Campaz), Geromel e Bruno Alves; Rodrigo Ferreira (Jonatha Varella), Lucas Silva (Sarará), Bitello e Nicolas; Janderson (Elias), Biel (Emerson) e Diego Souza. Técnico: Roger Machado