Topo

OPINIÃO

Colunistas: Hulk merece e ainda tem chance de conseguir vaga na Copa?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

23/06/2022 11h28

Classificação e Jogos

Hulk fez na noite de ontem (22), na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, mais uma grande apresentação, algo que tem sido frequente na temporada 2022 —e desde a sua chegada ao Galo, no início de 2021. O nome do atacante é, inclusive, um dos mais pedidos da torcida para fazer parte do elenco brasileiro na Copa do Mundo do Qatar.

A notícia de que a Fifa irá ampliar o número de convocados de 23 para 26 aumenta as esperanças de Hulk e seus fãs, apesar da ausência do atacante nas convocações de Tite.

Diante do atual cenário, nós convocamos os colunistas do UOL Esporte para a seguinte pergunta: Hulk merece e ainda tem chance de conseguir uma vaga na Copa do Mundo? Veja as respostas:

É o jogador não convocado que mais merece. O que mais pode fazer a diferença em um jogo. Especialmente em competição de tiro curto, é uma opção de banco maravilhosa em um momento adverso (e o Brasil não tem hoje um centroavante com suas características). Espero que Tite se dê conta disso e o chame na próxima data FIFA, a tempo de testá-lo para o Catar.
ALICIA KLEIN

Às vezes acho que sim, como ontem, às vezes acho que não, como no domingo, mas tenho achado mais vezes que sim do que não.
JUCA KFOURI

Sinceramente, em um grupo de 26 acho que Hulk precisa estar. Se tem chance? Não sei.
JULIO GOMES

Chance não tem (como Raphael Veiga). Tite tem elenco quase fechado, e Hulk não está nas dúvidas. Pela bola que joga desde 2021 poderia ter tido uma chance, e acho que poderia ser útil no Qatar até porque serão 26 convocados.
MARCEL RIZZO

Sim, principalmente agora com 26 vagas. É só comparar com os que estão sendo chamados. Eles jogam na Europa? Tudo bem, é mais competitivo mesmo. Mas, Gabriel Jesus, Mateus Cunha, Antony e Rafinha jogariam no Brasil o que Hulk está jogando?
MENON

Hulk está tinindo. Conseguiu misturar técnica apurada, força física e consciência tática. Jogando assim, deveria ser merecedor de integrar qualquer seleção do mundo. Se os critérios fossem esses, seria chamado. Mas quem sabe quais são os critérios? Não acho que ele vá ao Qatar.
MILLY LACOMBE

Merece, claro! E não apenas para fazer parte do grupo, mas como titular. O ataque brasileiro na Copa deve ser Vinícius Júnior, Hulk e Rodrygo, com Neymar jogando mais recuado. Se alguém tinha alguma dúvida sobre sua presença no Qatar, a atuação dele contra o Flamengo jogou ao vento qualquer incerteza.
MILTON NEVES

Merece estar no radar de Tite, desde que continue mantendo a regularidade. Mas, hoje, não vejo espaço para ele na seleção. E, a menos que aconteça um imprevisto, não acredito que ele vá para a Copa do Mundo.
PERRONE

Sim. Merece, ao menos, ser testado nos últimos amistosos. Mas duvido que Tite o convoque. Porque não é da patota do "professor Adenor". Uma pena!
RENATO MAURÍCIO PRADO

Hulk merece muito ir para a Copa. Fez uma excelente temporada em 2021 e segue sempre decisivo e goleador em 2022. Mas acho difícil. Tite não demonstrou interesse, levou 8 atacantes na última convocação Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Neymar, Richarlison, Raphinha, Rodrygo e Vinícius Júnior, sem contar Antony, que estava machucado, e não chamou Hulk.
RODOLFO RODRIGUES

Merece ser uma das opções para o centro do ataque, principalmente depois da ampliação do número de vagas. O futebol brasileiro não é parâmetro para o nível da Copa do Mundo, mas há duas questões importantes. A primeira é a escassez de nomes unânimes nesta função. A segunda é a experiência bem-sucedida que já teve no alto nível internacional.
RODRIGO COUTINHO

O Hulk merecia com 23 e, com 26, mais do que merecer, é um absurdo a sua ausência. Ah, mas ele não jogou nada em 2014... Se fosse assim, Romário, Bebeto, Aldair e Dunga, que estavam em 90, não teriam sido fundamentais no tetra em 1994. Sem falar em Gerson, que destruiu em 70 após afundar em 66. Numa seleção que tem espaço para Jesus, Richarlison e Matheus Cunha, Hulk tem de estar o grupo e, talvez, como titular. Dito isso, mesmo sendo absurdo, ele não irá.
VITOR GUEDES