Topo

Santos

Defesa irregular do Santos derruba 'mantra' de Bustos antes de clássicos

Fabian Bustos, técnico do Santos, durante jogo contra o Red Bull Bragantino no Brasileirão - ANDERSON LIRA/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO
Fabian Bustos, técnico do Santos, durante jogo contra o Red Bull Bragantino no Brasileirão Imagem: ANDERSON LIRA/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

22/06/2022 04h00

O técnico Fabián Bustos está preocupado com o sistema defensivo do Santos. O argentino costuma dizer que "as equipes vencedoras sofrem poucos gols". E o Peixe não tem honrado o mantra do seu treinador e sabe que precisa ajustar isto rapidamente, visto que, hoje (22), inicia a disputa pela vaga nas quartas de final da Copa do Brasil contra o Corinthians, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.

O Santos levou, pelo menos, um gol nos últimos sete jogos. No empate em 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, no último sábado (18), pela 13ª rodada do Brasileirão, o Peixe foi bem no ataque, mas sofreu muito na defesa. O goleiro João Paulo foi fundamental para evitar a derrota na Vila Belmiro.

Insatisfeito com esse desequilíbrio entre defesa e ataque, Bustos mexerá no time para enfrentar o Corinthians. O técnico esboçou o Santos com três volantes: Rodrigo Fernández, Sandry e Vinicius Zanocelo.

Sem o lesionado Maicon, zagueiro pilar da defesa do Santos, Kaiky, de 18 anos, será titular. O lateral direito Madson também está no departamento médico e deve ser substituído pelo improvisado atacante Lucas Braga.

Quem perdeu a vaga foi o meia Bruno Oliveira. Fabián Bustos gostou da estreia dele como titular contra o Bragantino, porém, entende que precisa de mais força no meio-campo. A trinca de volantes também foi utilizada nas derrotas para Palmeiras e São Paulo.

Adversário indigesto

O Santos colocará sua defesa à prova contra o Corinthians, vice-líder do Campeonato Brasileiro. O Timão fez ao menos um gol nos últimos 11 jogos e só ficou zerado diante do Cuiabá.

Em casa, porém, o Corinthians só perdeu nesta temporada justamente para o Santos. O Peixe venceu por 2 a 1, ainda sob o comando de Fabio Carille, no Campeonato Paulista. Marcos Leonardo fez os dois gols dos visitantes.

Maratona contra o rival

O Santos enfrentará o Corinthians, amanhã, pela Copa do Brasil, e no sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Ambos os duelos serão na Neo Química Arena. No dia 13 de julho, na Vila Belmiro, as equipes farão a partida de volta pelo torneio de mata-mata.

A comissão técnica de Fabián Bustos estudou demais o Timão. A escalação de Jhojan Julio tem a ver com a marcação sobre Fagner, desafogo do rival. E o meio-campo de maior marcação foi escolhido para tentar diminuir a posse de bola do adversário.

Com Lucas Braga e Léo Baptistão, dois atacantes pelo lado direito, o Santos quer sobrecarregar Fábio Santos e Adson. Bustos entende que o lado esquerdo é o melhor caminho para superar o Corinthians.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS x SANTOS
Competição: Copa do Brasil - Jogo de ida das oitavas de final
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 22 de junho de 2022 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Robson Bambu (João Victor), Raul Gustavo e Lucas Piton; Du Queiroz, Cantillo e Renato Augusto; Adson, Gustavo Mantuan (Willian) e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira

SANTOS: João Paulo, Lucas Braga, Kaiky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Sandry e Vinicius Zanocelo; Léo Baptistão, Jhojan Julio e Marcos Leonardo. Técnico: Fabián Bustos

Santos