Topo

Cruzeiro

Cruzeiro: Volante tem prestígio com Ronaldo e licença de técnico da Uefa

Rômulo possui a licença da Uefa desde 2017 - Arquivo pessoal
Rômulo possui a licença da Uefa desde 2017 Imagem: Arquivo pessoal

Lohanna Lima e Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

22/06/2022 04h00

Contratado em 2021 para reforçar o meio-campo e agregar experiência ao Cruzeiro após dez temporadas na Europa, o volante Rômulo viveu momentos de altos e baixos na equipe celeste. No entanto, para Ronaldo Nazário o jogador está prestigiado. Recentemente, em uma de seus lives, o Fenômeno fez elogios ao jogador de 35 anos devido ao seu conhecimento e estudo sobre o futebol.

O comentário de Ronaldo tem base no que o jogador conquistou fora de campo. Rômulo possui a licença B da Uefa para trabalhar como técnico, obtida em 2017, através de curso realizado por meio da FIGC (Federazione Italiana Giuoco Calcio), entidade máxima do futebol na Itália — no Calcio, atuou por Fiorentina, Juventus, Lazio, Verona e Brescia —, o que evidencia que o jogador já se prepara para o futuro após a aposentadoria.

"São poucos, na verdade, aqueles [atletas] que são imensamente interessados e têm uma imersão no futebol, de maneira estudiosa. Nós temos alguns aqui no Cruzeiro, com perfil assim muito bom de analisar o futebol profundamente (...). O Rômulo, por exemplo, você troca ideia com ele e, caraca, o cara é extremamente estudioso de futebol e com vivência do futebol. Ele terá muita vantagem lá na frente, quando parar de jogar, e com certeza é um cara que vai continuar no futebol", pontuou Ronaldo.

Aos 35 anos, Rômulo está em sua segunda passagem pelo Cruzeiro. O jogador se consolidou na Europa como volante, mas pelo Cruzeiro atuava como lateral direito em 2011. Ao retornar ao time celeste, dez anos depois, ele ressaltou o desejo de seguir jogando no meio, mas a necessidade fez com que ele voltasse à lateral em algumas situações. Rômulo caminha para a reta final da carreira, mas mesclando a atividade de jogador com os estudos.

"Gosto muito de aprender sobre alguns temas e, claro, futebol é um deles. Já li algumas obras sobre o esporte, além de fazer o curso da Uefa. Até onde sei, devo ser o único atleta em atividade no Brasil e na América Latina que possui essa certificação. Foram meses de muita abdicação e estudo, mas tudo que aprendi lá tem me ajudado e continuará me ajudando por um bom tempo", explicou Rômulo.

Cenário atual

Com Paulo Pezzolano nesta temporada, o atleta vinha sendo utilizado no início de seu trabalho, mas com a mudança para o sistema de três zagueiros e as boas atuações do jovem Geovane Jesus na lateral fizeram com que o jogador retornasse ao banco novamente, uma vez que no meio Willian Oliveira e Neto Moura se tornaram titulares absolutos. Apesar disso, o experiente jogador tem colaborado de outra maneira com o time: ajudando no vestiário.

Antes do jogo contra o CRB, pela 11ª rodada da Série B, o vídeo dos bastidores do jogo divulgado pelo clube chamou a atenção nas redes sociais pela participação efusiva do jogador na preleção.

"Vocês estão jogando pra caramba. E quem está falando é quem está de fora, mas queria estar jogando. Isso quer dizer que é verdade, vocês estão jogando demais. Então, coloquem em prática hoje. Usem o terceiro homem, driblem. É a única forma de sair da pressão. E acreditem: vocês estão jogando pra caramba. Vamos para mais uma vitória", disse.

Cruzeiro