Topo

Copa do Brasil - 2022

Atlético-MG transformou o Flamengo em freguês desde 2019; veja os números

Atlético-MG levou a melhor sobre o Flamengo no início do ano, pela Supercopa do Brasil - Pedro Souza/Atlético-MG
Atlético-MG levou a melhor sobre o Flamengo no início do ano, pela Supercopa do Brasil Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/06/2022 04h00

Atlético-MG e Flamengo se enfrentam hoje (22), às 21h30, pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil. A partida acontece no Mineirão, e é o segundo tira-teima entre dois dos principais concorrentes ao título que, curiosamente, não vivem a melhor fase da temporada. Neste grande duelo, o clube carioca luta contra o recente retrospecto favorável do Alvinegro.

Donos de altos investimentos e referências no futebol brasileiro, Atlético e Flamengo iniciaram o ano com expectativas que condizem com os elencos. Em fevereiro, o primeiro teste e a nota alta ficou com o clube mineiro, que levou a melhor na decisão da Supercopa do Brasil durante a disputa de pênalti, após o empate no tempo regulamentar.

Este foi o único empate em oito jogos disputados entre as equipes desde 2019. Fora isso, são cinco vitórias do Atlético e apenas duas do Flamengo. O último triunfo mineiro aconteceu justamente neste domingo (19) passado, no ensaio que antecedeu o confronto pela Copa do Brasil, e foi válido pelo Brasileirão.

O momento é bem diferente em relação à Supercopa. Na ocasião, Flamengo e Atlético iniciavam a temporada como protagonistas. Agora, já no meio do ano, as equipes oscilam e a expectativa criada devido aos altos investimentos não supre a realidade atual dos elencos.

O Flamengo viveu turbulência dos últimos meses, que gerou troca de comando: saiu Paulo Sousa e entrou Dorival Júnior. No Atlético, a crise é parecida e o técnico Turco Mohamed está pressionado há algumas semanas, mas acabou ganhando sobrevida no cargo ao vencer a partida do último domingo.

Enquanto o clube mineiro tenta a vitória para evitar grandes mudanças, o carioca precisa triunfar para consolidar as alterações. A troca de comando ainda não surtiu efeito e Dorival teve duas derrotas em três jogos. O calendário apertado resulta em tempo curto para modificações no elenco, que carrega a pressão por melhores atuações.

"Acredito que temos de trabalhar ainda mais, não tem outro caminho. Fizemos apenas cinco treinos. Não que isso justifique, mas é natural que mudemos algumas coisas. Para que tudo se fixe, tem de repetir, ter volume de treinamento. Tivemos algumas coisas positivas, mas temos de encontrar um caminho e uma regularidade. Não podemos oscilar demais no Brasileiro. É uma mudança de chave (jogo pela Copa do Brasil), outro tipo de competição. Temos de ter a postura que o torcedor conhece", disse Dorival após a derrota para o clube mineiro.

O duelo é determinante para as duas equipes na temporada. Para cumprir o planejamento, o Flamengo precisa passar pelo Atlético-MG nas oitavas e seguir caminho até, pelo menos, a semifinal da Copa do Brasil. Enquanto a equipe mineira, precisa apenas chegar às quartas para cumprir a meta estipulada. A queda nesta fase causará um rombo nas finanças do eliminado.

Cumprir o planejamento e reverter a freguesia recente para o Atlético-MG é uma das únicas alternativas para o Flamengo viver dias de paz no Ninho do Urubu.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG x FLAMENGO
Competição: Jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 22 de junho de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Alonso, Nathan Silva e Guilherme Arana; Allan, Otavio e Nacho Fernández; Vargas, Keno e Hulk. Técnico: Turco Mohamed

FLAMENGO: Diego Alves; Matheuzinho, Rodrigo, Pablo e Filipe Luís; Arão, João Gomes e Andreas; Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabriel. Técnico: Dorival Júnior