Topo

Brasileirão - 2022

CBF divulga áudio do VAR de Inter x Botafogo: 'Se a bola passa, seria gol'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

22/06/2022 16h07

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na tarde de hoje (22), o áudio do VAR do jogo entre Internacional e Botafogo, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Na partida, o árbitro Sávio Pereira Sampaio marcou pênalti a favor do Colorado e expulsou o zagueiro alvinegro Philipe Sampaio ainda nos primeiros minutos, em um lance que gerou grande repercussão e polêmica.

Na jogada, Alan Patrick recebe na área, gira e bate. A bola bate no peito do jogador do Glorioso e resvala no braço, antes de ser afastada pelo próprio Sampaio.

O VAR, então, recomenda a checagem do lance. No diálogo entre a arbitragem de campo e a cabine do VAR, há o entendimento de que o desvio no braço teria tirado o gol do Inter. Por "impedir uma oportunidade clara de gol", Sávio decide por apresentar o cartão vermelho ao camisa 94 do Botafogo.

"Ela [bola] bate no peito, só que com o braço aberto do jogador, e não tem ninguém atrás", disse o assistente na cabine do VAR ao árbitro.

"Ela tem mudança drástica de direção ou ia passar?", questiona Sávio.

"Se ela continua, depois do peito, ela vai para a meta... [Velocidade] Normal agora. Se ela passa, seria gol, correto? 94 [número do Philipe Sampaio], certo? Vou voltar com tiro penal e expulsão por impedir uma oportunidade clara de gol", diz o árbitro, pouco depois.

Por reclamação após a marcação do pênalti e expulsão, o técnico Luís Castro também foi expulso. O Alvinegro venceu a partida por 3 a 2, após o Inter abrir 2 a 0 no placar, e o jogo terminou com uma confusão generalizada em campo e expulsões para ambos os lados.