Topo

Mercado da bola: futuro de Alan Kardec e possível saída de CR7 do United

Alan Kardec está sem clube desde abril, quando deixou de maneira oficial Shenzhen FC, da China - Reprodução/Instagram
Alan Kardec está sem clube desde abril, quando deixou de maneira oficial Shenzhen FC, da China Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

21/06/2022 19h11

O mercado da bola do futebol nacional e internacional continua agitado, com especulações e desfechos em meio à abertura da janela de transferências.

No Brasil, o destaque vai o Atlético-MG, que se aproximou da contratação de Alan Kardec, e do Flamengo, que pode perder Arão justamente para o novo time de Jorge Jesus.

Já na Europa, as novidades giram em torno de uma possível saída de Cristiano Ronaldo do Manchester United.

O UOL Esporte destaca as principais notícias do dia no mercado da bola. Confira:

Kardec monitorado pelo Atlético-MG

O atacante Alan Kardec, de 33 anos, interessa ao Atlético-MG para a sequência da temporada 2022. O jogador revelado pelo Vasco está livre no mercado desde abril, quando deixou o futebol chinês por falta de pagamentos. A última equipe do brasileiro foi o Shenzhen FC, clube que deixou em janeiro, alegando atraso de salário. A liberação, no entanto, foi dada somente três meses após a última partida de Kardec, que aconteceu no primeiro dia do ano.

A negociação entre Atlético e Alan Kardec já está em andamento, como informou o site Fala Galo e confirmou o UOL Esporte. O interesse do Galo no atacante foi noticiado pelo apresentador Heverton Guimarães, da Rádio 98FM e da Band Minas. A busca pelo atleta é para preencher uma lacuna deixada desde a saída de Diego Costa, que rescindiu o contrato com o Galo após as conquistas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, em 2021.

Tá saindo, Arão?

Willian Arão lamenta durante Inter x Flamengo, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro - Maxi Franzoi/AGIF - Maxi Franzoi/AGIF
Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Atual clube de Jorge Jesus, o Fenerbahçe fez uma proposta para contratar o volante Willian Arão, do Flamengo. O jogador foi uma indicação do ex-técnico rubro-negro, que sugeriu diversos atletas para a diretoria do time turco —entre eles, outro do Fla: o atacante Bruno Henrique.

A informação da oferta por Arão é do jornal Fanatik, da Turquia. O valor seria de 3 milhões de euros, equivalente a cerca de R$ 16 milhões na cotação atual. Ainda de acordo com o veícul, a proposta inicialmente não foi aceita pelo Rubro-Negro, que pede um valor de 5 milhões de euros (R$ 27 milhões) pelo jogador

Inter mantém zagueiro...

O Internacional está por detalhes de confirmar a permanência do zagueiro Vitão. O jogador depende apenas de questões burocráticas para ampliar sua ligação ao Colorado por empréstimo até o fim do ano.

Com direitos ligados ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, o jogador de 22 anos foi beneficiado pela decisão da Fifa de liberar jogadores de clubes do país e da Rússia a suspenderem os contratos de seus jogadores até o meio de 2023.

... e pode repatriar jogadores

O Internacional tem dois 'sonhos de consumo' na próxima janela de transferências: Charles Aránguiz e Yuri Alberto. Com situações diferentes de negociação, o clube trata ambos como desejos ainda distantes, mas que podem mudar de status com o passar do tempo.

Aránguiz defendeu o Colorado entre 2014 e 2015, depois partiu para o Bayer Leverkusen, da Alemanha. Por lá participou de sete temporadas atuando regularmente. Já Yuri Alberto deixou o Inter no início desta temporada como a maior venda da história do clube. Foi para o Zenit, da Rússia, que ainda está pagando pela compra dos direitos dele. Por enquanto, as duas investidas não passam de sonhos. Mas o primeiro passo para tornar os desejos distantes realidade já foi dado no Beira-Rio.

Nova baixa no São Paulo?

A janela do meio do ano deve ser muito movimentada para o São Paulo com chegadas e saídas no clube. Sendo assim, um dos jogadores que pode deixar a equipe é volante Gabriel Neves. Afinal, de acordo com apurações do Esporte News Mundo, o San Lorenzo está interessado na contratação do meio-campista.

O uruguaio tem contrato com o Tricolor apenas até o final do ano. Em suma, Gabriel Neves já pode negociar um pré-contrato com qualquer equipe e se transferir em janeiro de 2023. Porém, o San Lorenzo quer o jogador no meio do ano.

Cristiano Ronaldo insatisfeito no United

Cristiano Ronaldo, ídolo do Manchester United, em ação no Campeonato Inglês - Robbie Jay Barratt/Getty - Robbie Jay Barratt/Getty
Imagem: Robbie Jay Barratt/Getty

Principal nome do Manchester United, o atacante Cristiano Ronaldo pode deixar o clube inglês na próxima temporada. Apesar de ter mais um ano de contrato, o português não está convencido de que ficar no Old Trafford é a melhor opção para sua carreira.

De acordo com informações do jornal "As", da Espanha, o jogador de 37 anos não está empolgado com o que o Manchester United tem feito até aqui no mercado. Até o momento, os Diabos Vermelhos acertaram a chegada do técnico Erik ten Hag, mas ainda não contrataram nenhum reforço. Ao mesmo tempo que o United não anunciou nenhum novo nome, rivais como Manchester City e Liverpool já confirmaram jogadores como Erling Haaland e Darwin Núñez, respectivamente. Este fato, segundo o portal, tem incomodado o português.

Scarpa vira alvo de europeus

Gustavo Scarpa, do Palmeiras, é alvo de clubes da Europa, entre eles o Olympiacos (Grécia) e o Nottingham Forest (Inglaterra), pertencentes ao mesmo dono: Evangelos Marinakis. Os europeus abriram conversas pelo meia, mas o Palmeiras está decidido a segurar o jogador até o fim do contrato válido até dezembro, pois prioriza o ganho esportivo ao financeiro.

O interesse inicial era do Olympiacos, mas também existe a possibilidade do Nottingham, de volta à Premier League após 23 anos depois de conseguir o acesso. Ao ser informado de que clubes procuraram Scarpa interessados, o Palmeiras avisou que não vai liberar o jogador.

Quem vai treinar o PSG?

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al Khelaifi, afirmou hoje, em entrevista ao jornal Le Parisien, que nunca conversou com Zinedine Zidane para ser o novo técnico do time, ao contrário do que informou a imprensa internacional.

O mandatário do time francês espera chegar "rapidamente a um acordo" com o Nice para ter o treinador Christophe Galtier no comando de sua equipe na próxima temporada. Segundo o jornal L'Equipe, os times já acertaram os termos para a negociação do técnico.