Topo

Cruzeiro

Ronaldo pode mudar escudo do Cruzeiro como fez com o do Valladolid?

Escudo do Cruzeiro foi alterado pela última vez em janeiro de 2021 - Staff Images/Cruzeiro
Escudo do Cruzeiro foi alterado pela última vez em janeiro de 2021 Imagem: Staff Images/Cruzeiro

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

21/06/2022 04h00

O Valladolid completou 94 anos de fundação nessa segunda-feira (20) e, como presente para a torcida, o clube espanhol divulgou o novo escudo, deixando de lado o modelo que utilizava desde 1998. A mudança no emblema, no entanto, mais desagradou e gerou revolta entre os torcedores, que criticaram Ronaldo, que é o proprietário do Valladolid. Como o Fenômeno também é dono do Cruzeiro, fica a dúvida: ele pode fazer o mesmo na equipe mineira? O UOL Esporte foi atrás da resposta.

Ronaldo é proprietário de 90% da SAF, o que dá a ele o total controle sobre o futebol da Raposa. No entanto, como determina a própria lei que permitiu a criação das SAF's, Ronaldo não tem poder para mudar o escudo, o nome, as cores, hino ou até mesmo a cidade sede do Cruzeiro. Esse artigo foi colocado na Lei n° 14.193 para que os clubes não percam sua identidade e os valores construídos ao longo de décadas ou de um século, como é o caso celeste.

No entanto, caso Ronaldo e equipe entendam que seja bom para os negócios alguma mudança no escudo, a proposta tem de ser levada para a associação. Nesse caso, dependeria da aprovação do Conselho Deliberativo. Mas é algo que não está em pauta no momento, pois as prioridades nesta primeira etapa do trabalho são outras.

A mudança no escudo do Valladolid aconteceu quase quatro anos após Ronaldo comprar o clube espanhol. No Cruzeiro, o trabalho tem pouco mais de seis meses, sendo que o Fenômeno é efetivamente o proprietário da SAF cruzeirense há apenas dois meses.

Três mudanças desde 2004

Coroa fez parte do escudo do Cruzeiro entre 2004 e 2021 - Thomas Santos/Staff Images/Cruzeiro - Thomas Santos/Staff Images/Cruzeiro
Coroa fez parte do escudo do Cruzeiro entre 2004 e 2021
Imagem: Thomas Santos/Staff Images/Cruzeiro

É possível que o torcedor mais leigo nem tenha notado, mas o Cruzeiro já fez três alterações em seu escudo nos últimos 18 anos. A última delas aconteceu em janeiro do ano passado, quando o clube divulgou um novo manual de aplicação de marca. Na mudança mais recente, o clube retirou a coroa referente à Tríplice Coroa de 2003, quando conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro na mesma temporada, além de padronizar o tom de azul.

A primeira mudança foi justamente a inclusão da coroa, no começo de 2004, em alusão aos títulos do ano anterior. O Cruzeiro também fez uma alteração no fim de 2015, e que entrou em vigor no começo de 2016, quando trocou o formato da coroa que estava acima do escudo.

Escudo retrô

Camisa de jogo de 2022 utiliza o escudo de 1942, o primeiro ano como Cruzeiro - Thomas Santos/Staff Images/Cruzeiro - Thomas Santos/Staff Images/Cruzeiro
Camisa de jogo de 2022 utiliza o escudo de 1942, o primeiro ano como Cruzeiro
Imagem: Thomas Santos/Staff Images/Cruzeiro

Os uniformes de jogo do Cruzeiro para a temporada 2022 apresentam um escudo diferente daquele adotado desde 2021 e a explicação está na história do clube. Fundado como Palestra Itália, em 1921, o clube teve de mudar o nome em 1942, por causa da Segunda Guerra Mundial. Um decreto do governo federal proibia a utilização de qualquer termo em referência ao país europeu, já que Brasil e Itália estavam em lados opostos na disputa.

Para comemorar os 80 anos da adoção do nome Cruzeiro Esporte Clube, os uniformes desta temporada trazem o primeiro escudo com a nomenclatura atual. No entanto, essa decisão não teve participação de Ronaldo, já que os uniformes de 2022 foram aprovados no começo de 2021, pela antiga gestão do futebol celeste.

Cruzeiro