Topo

Fluminense

Diniz molda Fluminense em meio a testes e indica trilha para 'consistência'

Fernando Diniz, técnico do Fluminense, conversa com jogadores no CT - Mailson Santana/Fluminense FC
Fernando Diniz, técnico do Fluminense, conversa com jogadores no CT Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

20/06/2022 04h00

Em meio a testes e improvisos, Fernando Diniz vai moldando o Fluminense e avalia atuação equilibrada às vésperas de um duelo decisivo pela Copa do Brasil. O triunfo sobre o Avaí, ontem (19), também se torna combustível para a torcida, que vai reencontrar o time diante do Cruzeiro, na quinta-feira, no Maracanã.

O Tricolor chegou para o jogo um pouco pressionado devido às oscilações que demonstrava. Nas cinco rodadas anteriores, tinha tido apenas uma vitória, contra o Atlético-MG. O triunfo o fez se aproximar do G4, e pode iniciar uma nova sequência na temporada.

Aos poucos, Diniz, que retornou às Laranjeiras no fim de abril, parece dar forma à equipe. Seja por desfalques ou opção, o treinador vem fazendo testes e buscando soluções. Até aqui, por exemplo, uma delas é a utilização do atacante Caio Paulista na lateral esquerda. Contra o Avaí, Nonato foi a novidade entre os titulares.

"Foi a primeira partida que ele [Caio Paulista] teve dentro da normalidade, 11 contra 11, sem o campo estar alagado... Para mim, correspondeu totalmente à expectativa. O que eu imaginava é exatamente o que ele fez no jogo. Jogador de bastante força, não comprometeu em nada no sistema defensivo e foi muito positivo no ataque. Às vezes, acho um jogador subestimado, que tem grande potencial, e é mais uma possibilidade para a carreira dele. Não quer dizer que ele não vai voltar para a posição de origem ou que os outros laterais não vão voltar, mas é uma possibilidade que eu estava pensando", disse.

"O Nonato também fez boa partida, o Wellington também jogou muitas partidas bem comigo, um jogador que eu gosto e admiro, tem muita coragem e personalidade", afirmou, em outro momento.

O treinador salientou que uma equipe passar por altos e baixos é normal, mas ressaltou que o trabalho no dia a dia é visando a consistência demonstrada diante da equipe de Santa Catarina:

"(...) Precisam acontecer os jogos para conseguirmos o equilíbrio. A gente espera que com o passar dos treinamentos e dos jogos, o time consiga ter a consistência que teve hoje".

Logo após chegar ao Flu, Diniz viveu uma série de sete jogos sem perder, com cinco vitórias e dois empates, entre Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana. O curso foi interrompido no clássico com o Flamengo, quando teve houve início a fase um pouco mais complicada — além da derrota para o Rubro-Negro, houve contra o Juventude e Atlético-GO, e o empate com o América-MG, com um a mais.

Neste período, o treinador realizou mudanças e fez alguns ensaios. Nathan iniciou como titular ao lado de Ganso e perdeu espaço mais recentemente. O volante Yago Felipe iniciou com a nova comissão atuando como lateral. Felipe Melo, após se recuperar de lesão no joelho direito, entrou de forma frequente, mas, nos últimos jogos, esteve realizando "programa de recuperação física", como divulgado pelo clube.

Fluminense