Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: Foi a pior rodada da arbitragem no Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

20/06/2022 12h13

A 13ª rodada do Brasileirão teve decisões polêmicas de arbitragem, com reclamações pelos pênaltis marcados para o Corinthians diante do Goiás, o Internacional contra o Botafogo, além do clássico entre Coritiba e Athletico-PR. Ao todo a rodada teve um número muito elevado de cartões, com 52 amarelos e 11 vermelhos entre jogadores e comissões técnicas. Para se ter uma ideia, o número de expulsões foi 17% do total do campeonato.

No podcast Posse de Bola #238, Arnaldo Ribeiro analisa as reclamações e os números para apontar a rodada como a pior da arbitragem no Campeonato Brasileiro até agora, chamando a atenção para o fato de o jogo entre Atlético-MG e Flamengo ser um dos poucos sem decisões polêmicas, na condução de Raphael Claus.

"Com certeza foi a pior (arbitragem), essa você pode contabilizar. Talvez, excetuando o grande jogo da rodada, do Mineirão, Atlético-MG e Flamengo, o resto ou quase todas as outras tiveram essa mancha. Esse número é representativo. Aliás, não por acaso o melhor árbitro brasileiro estava no Mineirão, então a gente tem motivos para falar e não por acaso", diz Arnaldo.

"Os árbitros do jogo do Corinthians, do jogo do Botafogo sobretudo são ruins, o Braulio da Silva Machado é muito ruim, o Savio Pereira Sampaio, irmão do Wilton Pereira Sampaio, que vai à Copa, é muito ruim e o Luiz Flávio de Oliveira, do Atletiba, eu nem preciso falar", completa.

O jornalista também comenta as famílias na arbitragem brasileira, com Savio Pereira Sampaio e Wilton Pereira Sampaio, este escalado para a Copa do Mundo do Qatar, além de Luiz Flávio de Oliveira e Paulo Cesar Oliveira, que atualmente é comentarista de arbitragem da TV Globo.

"Tem dobradinha de árbitros, tem uma linhagem de árbitros. Luiz Flávio de Oliveira é irmão do Paulo Cesar de Oliveira, que se aposentou e está na Central do Apito. O Savio Pereira Sampaio, irmão de Wilton Pereira Sampaio, dose dupla na mesma família é duro e os caras são ruins", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.