Topo

Série B - 2022

Vasco vence Londrina na estreia de Maurício Souza e é vice-líder da Série B

Nenê comemora gol do Vasco na Série B do Brasileirão - Daniel RAMALHO / CRVG
Nenê comemora gol do Vasco na Série B do Brasileirão Imagem: Daniel RAMALHO / CRVG

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

18/06/2022 17h57

O técnico Maurício Souza estreou no Vasco com o pé direito. Na tarde de hoje (18), a equipe cruz-maltina bateu o Londrina por 1 a 0, no Estádio do Café, manteve a invencibilidade e chegou à vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. O placar foi construído com gol de Raniel, que encerrou jejum.

A equipe da casa esteve melhor no segundo tempo e pressionou bastante em busca do empate, mas não conseguiu balançar a rede. Com o resultado, o Londrina permanece com 15 pontos, na metade inferior da tabela. Já os cariocas, agora, tem 27, quatro atrás do primeiro colocado Cruzeiro.

Na próxima rodada, a equipe do Paraná recebe o Guarani, enquanto o Vasco vai encarar o Operário em São Januário.

Quem foi bem - Mirandinha e Andrey

O atacante Mirandinha foi um dos mais ativos do setor ofensivo do Londrina e, principalmente no primeiro tempo, deu trabalho à defesa do Vasco. O volante Andrey conseguiu ter uma boa apresentação e ajudou na organização do meio de campo do Vasco.

Quem foi mal - Samuel Santos e Gabriel Dias

O lateral-direito do Londrina e o do Vasco não tiveram uma boa tarde. Samuel e Gabriel Dias tiveram desempenho mais discreto, com algumas falhas na marcação e no apoio ao ataque.

Estreia no profissional

Maurício Souza fez a estreia no comando do Vasco e também como técnico efetivo no profissional. Com passagens de destaque nas bases de Botafogo e Flamengo, ele chegou a estar à beira do gramado de como interino no Rubro-Negro, mas, na Colina, tem a primeira oportunidade de realizar um trabalho no grupo principal.

Desempenho do Londrina

Os comandados de Adilson Batista iniciaram o jogo um pouco desorganizados no meio, mas rapidamente conseguiram se acertar e passaram a aplicar uma marcação com linha mais alta. Desta forma, forçou o Vasco a alguns erros e criou boas oportunidades — Thiago Rodrigues fez boa defesa e houve bola no travessão.

A equipe da casa manteve a estratégia no segundo tempo, com uma boa presença no campo de ataque e achando alguns espaços. O Tubarão, inclusive, criou novas chances claras de balançar a rede. Na defesa, porém, cometeu algumas falhas que não vinham acontecendo na primeira etapa.

Desempenho do Vasco

O Vasco entrou em campo com a mesma estrutura de jogos anteriores, contando com o retorno do volante Andrey. A equipe começou o jogo até se mostrando sólida, mas logo passou a mostrar espaços entre os setores e cometer falhas na saída de bola. Os cariocas até tentaram algumas escapadas, mas pouco assustaram.

Na volta do intervalo, houve melhoras no setor ofensivo, com um desempenho um pouco mais convicto, mas, ainda assim, o Vasco dava espaços e sofria na saída de bola. Isso fez com que o Cruz-Maltino ficasse pouco com a bola e aumentasse a pressão no sistema defensivo.

Cronologia

O jogo começou movimentado, com o Londrina tentando aproveitar o fator casa e fazendo uma marcação mais adiantada, enquanto o Vasco buscava manter a solidez entre os setores, mas falhava na saída de bola.

Uma das primeiras oportunidades aconteceu quando Nenê achou Getúlio nas costas da defesa, mas o atacante finalizou para fora. No outro lado, Caprini tentou de primeira após cobrança de escanteio, mas não acertou o alvo.

Quase!

O Londrina assustou em um contra-ataque em que a bola passou de pé em pé, até chegar em Mirandinha. Da entrada da área, ele finalizou e a bola passou próximo ao travessão.

Thiago Rodrigues defende

Após a zaga vascaína cortar mal, Douglas Coutinho pegou na intermediária, cortou para o meio e bateu forte, mas Thiago Rodrigues caiu para fazer a defesa.

Caiu um pouco

Aos poucos, o ritmo do jogo diminuiu e o duelo ficou um pouco mais "preso". Quando o primeiro tempo entrava na reta final, houve chances para os dois times, mas nenhuma com arremate efetivo.

No travessão!

Nos minutos finais, Jhonny Lucas recebeu na entrada da área e bateu de primeira, mandando a bola no travessão.

Entrou e fez

No intervalo, Maurício Souza acionou Raniel, que entrou na vaga de Getúlio. Logo aos dois minutos, o atacante abriu o placar. Após cruzamento de Edimar, Nenê desviou e Matheus Nogueira defendeu, mas, no rebote, o camisa 9 completou para a rede.

Com o gol, Raniel encerrou um jejum. O último gol havia sido na vitória sobre a Ponte Preta, no fim de abril.

Ânimos exaltados

Aos 23 minutos, Yuri, volante do Vasco, caiu no gramado e a partida foi paralisada para atendimento. Os jogadores do Londrina foram reclamar de "cera" do cruz-maltino e integrantes das duas equipes se estranharam em campo.

Perdeu, duas vezes

O Londrina esteve perto do empate quando Jhonny Lucas recebe e cruza rasteiro para a área. Matheus Lucas entrou dividindo com o goleiro Thiago Rodrigues, e a bola acabou passando por cima da meta. Pouco depois, Caprini bateu cruzado e Salatiel chegou de carrinho, mas não alcançou.

Foi para cima

Na reta final da partida, o Londrina pressionou o Vasco em busca do empate, e gastou o repertório. Enquanto isso, os comandados de Maurício Souza não conseguiam ficar com a bola e se defendiam da forma que conseguiam.

FICHA TÉCNICA
LONDRINA 0 X 1 VASCO


Competição: Campeonato Brasileiro Série B
Local: Estádio do Café, Londrina (PR)
Dia: 18 de Junho de 2022, sábado
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Cartões amarelos: Marcinho, Saimon (LEC); Edimar, Gabriel Pec, Weverton, Raniel (VAS)
Cartões vermelhos: -
Gols: Raniel, do Vasco, aos 2'/2ºT

LONDRINA: Matheus Nogueira; Samuel Santos, Vilar, Saimon e Eltinho (Felipe Vieira); Mandaca (Jean Henrique), Mirandinha (Matheus Lucas), Jhonny Lucas e Marcinho (Salatiel); Caprini e Douglas Coutinho. Técnico: Adilson Batista.

VASCO: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias (Weverton), Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri (Zé Gabriel), Andrey, Nenê e Gabriel Pec (Matheus Barbosa); Figueiredo (Erick) e Getúlio (Raniel). Técnico: Maurício Souza