Topo

Palmeiras

Chegada de Flaco López completa elenco do Palmeiras ou ainda faltam peças?

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

17/06/2022 04h00

A chegada de José Manuel "Flaco" López, 21, realiza um desejo antigo de Abel Ferreira, expresso pelo técnico logo ao fim de sua primeira temporada pelo clube: ter três centroavantes de características diferentes no elenco.

Rafael Navarro veio no começo do ano. O uruguaio Miguel Merentiel treina há três semanas com o elenco, e López foi anunciado oficialmente logo depois da vitória alviverde sobre o Atlético-GO, na quinta-feira (16).

Os dois atacantes estrangeiros poderão jogar pelo Palmeiras a partir de julho, quando se abre a janela nacional de transferências.

Com essas contratações, o clube fecha o grupo para o restante da temporada? A resposta é não.

Meio-campo precisa de peças

s - Raul Baretta/AGIF - Raul Baretta/AGIF
Scarpa tenta o cruzamento durante o clássico Santos x Palmeiras, pelo Brasileirão 2022
Imagem: Raul Baretta/AGIF

Atualmente, a maior carência do Palmeiras está no setor de meio-campo, em especial na parte de armação.

Hoje, o Palmeiras tem Raphael Veiga e Gustavo Scarpa para a função. Ambos vivem grandes fases, de modo que Scarpa é substituto de Veiga, se ele não pode jogar. Mas se ambos têm condições de jogo, Abel, com frequência, escala Scarpa pela ponta-esquerda, para não abrir mão de tê-lo em campo.

O ponto é que Scarpa pode estar com os dias contados no Palmeiras. O jogador já expressou o desejo de jogar na Europa. E com a janela europeia abrindo em junho, pode ser que o meia esteja perto da saída.

O Palmeiras trabalha para que isso não aconteça e sinalizou propostas de renovação para, ao menos, evitar que ele deixe o Palmeiras de graça, já que seu contrato se encerra no fim da temporada e ele já poderia assinar um pré-contrato com outra equipe. Se a renovação não vier, a única maneira de o Palmeiras receber algo pela transferência seria liberando o jogador agora.

Atuesta até poderia ser uma opção para a armação, e vem mostrando evolução. Contudo, a distância de sua qualidade atual para os momentos de Veiga e Scarpa é abissal. Da base, o meia Jhonatan "Jhon Jhon" treina com o grupo com frequência. Mas ele ainda é visto como cru demais para ser opção imediata de banco.

"Volância" pode não ser mais um problema

f - Cesar Greco/Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Zé Rafael e Fabinho, do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol
Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Setor que mais viu saídas ao fim da temporada 2021 —Felipe Melo, Danilo Barbosa, Mateus Fernandes e Patrick de Paula—, os volantes podem não ser mais um problema para o Palmeiras, mesmo com Jailson tendo rompido o ligamento cruzado do joelho direito. E isso se deve a um surgimento e a uma ressurreição.

O surgimento é o de Fabinho. O volante campeão da Copinha tem entrado com frequência e, quando exigido em jogos complicados, como o clássico com o Santos na Vila Belmiro, tem correspondido.

O renascimento fica por conta de Gabriel Menino. Em dado momento avaliado como o mais promissor dos garotos promovidos na gestão Vanderlei Luxemburgo, no início de 2020, e muito utilizado por Abel na mesma temporada, ele teve um 2021 ruim.

Gabriel acabou perdendo muito espaço. O ano de 2022, no entanto, começou diferente para ele. Menino revelou que teve conversas com Abel Ferreira e com o diretor Anderson Barros, que queriam saber dele se seria necessário contratar outro volante. Gabriel disse que não e vem fazendo valer sua palavra no campo.

Zaga ainda precisa de peças

l - Ricardo Moreira/Getty Images - Ricardo Moreira/Getty Images
Gustavo Gómez e Danilo, do Palmeiras, fazem dancinha para comemorar quarto gol do Palmeiras sobre o Atlético-GO
Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

O Palmeiras construiu a melhor defesa do Brasil mesmo não tendo contado com Luan desde fevereiro. O novato Murilo se encaixou muito bem na dupla com Gustavo Gómez, e Benjamin Kuscevic subiu de produção. Mesmo assim, o Palmeiras hoje tem apenas quatro jogadores para o setor, já que Renan foi emprestado ao Red Bull Bragantino.

Das crias da Academia, Naves já jogou pelo time profissional neste ano e Lucas Freitas é um jogador também visto como muito promissor. Mas quando a temporada se afunilar e as partidas decisivas começarem a se multiplicar, a avaliação é que pode faltar experiência.

Assim, a contratação de mais um zagueiro não está descartada no clube.

Palmeiras