Topo

Cruzeiro

Com presença de Ronaldo, Cruzeiro bate a Ponte e segue isolado na liderança

Edu, do Cruzeiro, comemora seu gol sobre a Ponte Preta pela Série B - FÁBIO BARROS/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Edu, do Cruzeiro, comemora seu gol sobre a Ponte Preta pela Série B Imagem: FÁBIO BARROS/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

16/06/2022 17h56

A Ponte Preta até que ensaiou dificultar as ações do Cruzeiro com uma marcação bem forte, hoje (16), no Mineirão, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, mas a fase da Raposa segue iluminada. A equipe celeste fez valer a sua força em casa e derrotou a Macaca por 2 a 0, com gols de Edu e Matheus Bidu para mais de 50 mil torcedores que acompanharam a partida no Gigante da Pampulha.

O jogo ainda contou com outro espectador importante: Ronaldo Nazário assistiu à partida de um dos camarotes do Gigante da Pampulha. O Fenômeno ficará no Brasil até o fim do mês e terá uma série de compromissos pelo Cruzeiro neste período.

Com a vitória, o Cruzeiro chegou a 31 pontos e segue isolado na liderança da Série B do Brasileirão. Já a Ponte acumulou a segunda derrota consecutiva e permanece entre os quatro últimos na tabela de classificação.

O Cruzeiro volta a campo na próxima quinta-feira (23), contra o Fluminense, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, às 19h (de Brasília), no Maracanã. Já a Ponte Preta enfrenta o Sampaio Corrêa, no mesmo dia, no Moisés Lucarelli, às 21h30, pela 14ª rodada da série B.

O jogo do Cruzeiro: aposta na bola longa

Não é o que o técnico Paulo Pezzolano mais gosta, mas o Cruzeiro teve que apostar na bola longa para tentar furar o forte bloqueio da Ponte Preta. A equipe do interior paulista apostou na marcação alta em boa parte do primeiro tempo, dificultando a saída pelo chão. Assim, o Cruzeiro começou a apostar nos lançamentos e deu certo, já que a equipe abriu o placar em uma jogada que se originou de um passe longo. A Raposa entrou no jogo de vez e deu poucas chances ao adversário.

O jogo da Ponte: marcação forte nos donos da casa

A Ponte Preta foi ao Mineirão para tentar anular a principal estratégia do Cruzeiro: o jogo rápido de pé em pé. Muito efetiva, a Macaca se antecipava aos defensores celestes que tentavam, em vão, construir as jogadas pelo chão. No entanto, a Macaca só conseguiu manter a estratégia na primeira etapa, não conseguiu encaixar muitas jogadas de araque e teve que baixar as linhas no decorrer da partida.

Primeiro tempo

Com a Ponte Preta muito bem defensivamente, o jogo ficou equilibrado durante boa parte do primeiro tempo. Prova disso é que as chances mais claras de gols começaram após os 30 minutos. Aos 34, Edu finalizou com e exigiu uma boa defesa do goleiro Caíque França. Quatro minutos depois, a Ponte quase abriu o placar com chute cruzado de Igor Formiga que parou em uma excelente intervenção de Rafael Cabral com os pés. Aos 43, Edu recebeu um lançamento perfeito de Neto Moura e mandou para o fundo das redes abrindo o placar.

Segundo tempo

O Cruzeiro começou frenético e ampliou o placar logo aos 2 minutos. Fernando Canesim deu um belo passe por baixo para Rafa Silva na área. A bola explodiu na defesa, voltou para Geovane Jesus na direita, que bateu rasteiro na área para a abatida de Matheus Bidu para o gol do outro lado. Após aumentar a vantagem, o Cruzeiro passou a controlar o jogo, sem chances muito claras para ambos os lados. Aos 46, Caíque França tocou com a mão na bola fora da área e foi expulso. Sem poder fazer mais alterações, a Ponte terminou o jogo com o volante Wallisson no gol.

O melhor: Neto Moura

O volante se destacou tanto na marcação quanto pelo belo passe para o gol de Edu. O jogador tem se especializado em dar assistências na Raposa, sendo essa a terceira nos últimos três jogos.

O pior: Fernando Canesim

Foi uma atuação discreta do meio-campista diferentemente de outros jogos. Pelo lado direito, ele teve dificuldades na construção das jogadas e esteve em uma tarde pouco inspirada.

Ronald no Mineirão

Além de Ronaldo, uma outra presença chamou a atenção nos camarotes do Mineirão. Ronald, filho do Fenômeno, acompanhou o pai pela primeira vez em um jogo do Cruzeiro desde a compra da SAF.

Edu, o artilheiro absoluto

A fase iluminada de Edu segue fazendo a alegria do torcedor celeste. O atacante chegou ao 16º gol em 24 partidas disputadas com a camisa do Cruzeiro. Além de ser o artilheiro isolado da equipe, o artilheiro entrou de vez agora na briga pela marca de goleador da Série B. Ele soma cinco gols ao lado de Diego Souza, do Grêmio, e Gabriel Poveda, do Sampaio Corrêa, na vice-artilharia do torneio. Lucca, da Ponte Preta, com seis gols é o primeiro da lista.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO 2 X 0 PONTE PRETA

Motivo: 13ª rodada da Série B do Brasileiro

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Data e horário: 16 de junho de 2022, às 16h (de Brasília)

Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)

Auxiliares: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Rafael Trombeta (PR)

VAR: Rodrigo D' Alonso Ferreira (SC)

Cartões amarelos: Rafa Silva (Cruzeiro) e Fábio Sanches (Ponte Preta)

Cartões vermelhos: Caíque França (Ponte Preta)

Gols: Edu, aos 43 do 1º tempo e Matheus Bidu, aos 2 minutos do 2º tempo (Cruzeiro)

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Geovane Jesus (Rômulo), Willian Oliveira , Neto Moura (Adriano), Fernando Canesim (Filipe Machado) e Matheus Bidu; Rafa Silva (Rodolfo) e Edu (Breno). Técnico: Paulo Pezzolano.

PONTE PRETA: Caíque França; Igor Formiga, Fabio Sanches, Fabricio, Douglas Mendes (Matheus Anjos) e Artur; Leo Naldi, Wesley Fraga (Felipe Amaral) e Ramon (Wallisson); Fressin e Nicolaas (Ramires). Técnico: Guilherme dos Anjos.

Cruzeiro