Topo

Dorival 'foge' da definição dos titulares do Fla: 'Temos de repensar isso'

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

15/06/2022 23h23

O Flamengo venceu o Cuiabá por 2 a 0, no Maracanã, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este foi o primeiro jogo após os treinamentos de Dorival Júnior, que realizou mudanças na equipe em relação à estreia.

Dorival escolheu o meio-campo com João Gomes e Andreas para enfrentar o Cuiabá, além de Ayrton Lucas na lateral-esquerda. Em coletiva, o técnico deixou em aberto a definição do time titular.

"Nós temos de repensar a situação de titularidade. O que eu vejo é que temos competições complicadas e difíceis. Nós temos que ter um grupo que dê uma resposta. Em algum momento, os jogadores terão que ser mudados. Eu acho que temos que encontrar um equilíbrio para ter todos os jogadores atuando, em condições e concentrados", antes de continuar:

"Falar em titularidade é desnecessário no momento. Eu vou deixar que as coisas caminhem. Às vezes repouso, às vezes mudanças táticas. Eu quero todos preparados e prontos. Falar em titularidade não convém", finalizou.

Questionado sobre a disputa entre Diego Alves e Hugo Souza, Dorival reforçou que conta com todos os defensores: "No gol é a mesma coisa, são três ótimos goleiros, além dos da base. Podemos ter um ou outro jogando. O titular vai ser quem estiver em melhores condições físicas", encerrou.

Veja outras declarações:

Sistema de jogo

"Não é um sistema engessado em que você só vai atacar no 4-3-3. Tenho jogadores de mobilidade, aproximação e movimentação. Não posso fazer com que jogadores fiquem estáticos. Obrigação do treinador é fazer com que a equipe chegue ao último terço do campo. A partir daí é com eles, na genialidade, numa tabela, nas triangulações. O desenho sempre pode mostrar algo de números. Na realidade, quero todos atrás da bola quando defendermos. E todos que puderem estar na frente da bola quando estivermos atacando. Atacar marcando acho que é o ideal para cada equipe."

Oscilação

"O jogador pode ter mais ou menos experiência. Em determinado momento de alguns campeonatos ou na carreira, é natural oscilar. Há quanto tempo que esse time vem ganhando campeonatos? Há quanto tempo esse time vem alcançando grandes resultados? Há quanto tempo esse time vem sendo combatido em relação aquilo tudo que proporcionou ao torcedor? As equipes vêm se preparando cada dia mais para enfrentar equipes como Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, equipes que estão chegando na maioria das competições nacionais. Você se prepara muito mais pra essas equipes. Querendo ou não, em algum instante, você tem alguma oscilação. Talvez isso tenha acontecido com a equipe do Flamengo."

Sobre Paulo Sousa

"No nosso país caçamos culpados quando as situações não acontecem. Acho que temos que caçar soluções, conjuntamente, através das reações de cada um dentro do grupo. Para que nós possamos melhorar as possibilidades da equipe ao longo das competições que estamos. Esse é o desafio. Quando você pensa "a situação não está boa, não está legal", tudo parecia muito ruim, de repente as coisas viraram rapidamente, isso aconteceu no meu clube anterior. É questão de trabalho, dedicação, entrega, e principalmente, acreditar no que está sendo proposto e feito. A partir daí você terá um caminho bem percorrido, para que encontre a normalidade, com uma equipe que é altamente qualificada e que já demonstrou isso em vários momentos. Então quando falam "o Flamengo precisar fazer isso ou aquilo", eu prefiro apostar na recuperação dessa equipe. Uma recuperação que passa pelas ações de cada um deles."

Lesões de David Luiz e Bruno Henrique

"A forma como ficaram os campeonatos nesse ano machucará muito os clubes nesse sentido, lesões acontecerão a todo instante. No Ceará cheguei a ter 10 jogadores no DM. Foram 70 dias, e nós jogamos quase 20 jogos. É pra você ver que o desgaste é muito grande. Essa quantidade de jogos não nos favorece, sempre teremos problemas físicos e médicos. Sabíamos e sabemos que é assim. Não temos outro caminho num ano que tem Copa do Mundo no final do ano. E felizmente o Flamengo tem uma ótima estrutura para recuperar seus jogadores. Todos os clubes estão sofrendo nessa sequência absurda."

"Apenas um bom resultado"

"Era uma vitória fundamental para esse momento da equipe. Não sei como ela aconteceria. Felizmente veio com a equipe jogando bem. Com posturas definidas, comportamento definidos, naturalmente um ou outro problema, fizemos apenas dois trabalhos, dará um tempo ainda para que a equipe se encontre de uma maneira mais natural. É um grupo altamente qualificado e com muito pouco já foi alcançado algo positivo. Quem sabe aí encontremos um caminho positivo. Foi apenas um bom resultado, nada mais que isso. Vamos continuar aquele trabalho de formiguinha, aos poucos, e principalmente recuperar os jogadores mais importantes."

Mudança de comportamento e confronto com o Galo

"A equipe teve uma postura diferente, modificando alguns comportamentos, partindo para cima, e conquistando o caminho dos gols. Não pode ser diferente. Conhecemos bem a equipe do Atlético-MG, todos sabemos o nível que se encontra, talvez o momento não seja próximo, mas semelhante ao que vivíamos. Equipes desse nível são altamente cobradas e sentem enormes dificuldades quando as coisas não dão certo. O que se passa lá não é diferente do que se passa aqui. Em jogos assim, é natural que precisamos ter alguns cuidados. Continuarmos buscando essa recuperação e de repente, encontrar um caminho rapidamente, porque é uma competição que não deixa você ficar lamentando ou comemorando algum resultado. Na sequência já teremos um problema a enfrentar."

Andreas Pereira fica?

"Torço para que ele fique. Jogador desse nível, desse potencial, não tenho dúvidas que isso menino pode evoluir demais. Como vai acontecer eu não sei, mas seria muito bom se conseguirmos segurar esse garoto porque ele tem muitas qualidades. É um jogador que chama a atenção em qualquer sentido, tem potencial de crescimento. Jogadores desse nível estão escassos nesse momento no país."