Topo

OPINIÃO

Vitão: Dispensado do Barça, Daniel Alves vira dúvida para a Copa do Mundo

Colaboração para o UOL, em Aracaju

15/06/2022 17h02

O Barcelona desistiu de renovar com Daniel Alves e dispensou o experiente lateral direito brasileiro de 39 anos. A notícia foi publicada pelo jornal Sport e confirmada pela coluna do mercado da bola do UOL. Dani Alves tinha acordo com o Barça para renovar por mais seis meses, até dezembro de 2022, mês em que termina a Copa do Mundo do Qatar, mas o clube catalão acabou desistindo da ideia.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte nesta quarta-feira (15), os jornalistas Vitor Guedes, Marcelo Hazan e Rodrigo Mattos debateram o fim da segunda passagem de Daniel Alves pelo Barcelona e o futuro do jogador. Ele ainda tem espaço no futebol brasileiro? Será que a saída do Barça complica os planos de Daniel Alves para o Mundial do Qatar?

Vitão acredita que a saída do Barça coloca em questão a presença de Dani Alves na Copa. "Na seleção o Dani Alves não tem substituto, ninguém está pedindo passagem, só em estar no Barcelona ele já estaria na Copa. Agora, ele não estando no Barcelona, e não tendo um clube certo para jogar na lateral, o nome dele começa a virar uma dúvida."

Hazan relembrou os números da segunda passagem de Dani Alves pelo Barcelona e afirmou que a saída do clube catalão pode complicar a preparação do lateral para o Mundial.

"Se continuasse no Barcelona, ele tinha o caminho mais pavimentado para a Copa do Mundo. Nessa segunda passagem, fez um gol e deu quatro assistências em 17 jogos, foi protagonista num superclássico, fez gol e foi expulso. Foi melhor do que eu imaginava essa curta passagem dele pelo Barcelona."

"Tenho dúvida se em um clube brasileiro ele vai conseguir manter o radar aceso da seleção brasileira. Vai depender muito dessa escolha de carreira de seis meses, se vai para um time protagonista a chance continua, mas não é tão certo como seria se ele estivesse no Barcelona", opinou Hazan.

Mattos pensa diferente. Para ele, Daniel Alves é um dos homens de confiança de Tite, que já mostrou no caso de Philippe Coutinho que não abre mão dos seus jogadores. Sem contar a ausência de concorrentes de peso na posição.

"Em relação à seleção não muda nada, já ficou claro no procedimento do Coutinho, que no caso o Tite acertou, o Coutinho estava sem clube, sem jogar, meio sem eira nem beira, e o Tite continuou convocando porque era homem de confiança dele. Na seleção, falta opção na lateral direita e o Dani Alves tem a confiança do Tite."

'Eu não contrataria'

Segunda passagem: Dani Alves fez 1 gol e deu 4 assistências em 17 jogos pelo Barça - Mark Metcalfe/Getty - Mark Metcalfe/Getty
Segunda passagem: Dani Alves fez 1 gol e deu 4 assistências em 17 jogos pelo Barça
Imagem: Mark Metcalfe/Getty

Antes de voltar ao Barcelona, Daniel Alves gerou interesse de alguns clubes brasileiros, como Fluminense e Athletico-PR. Agora livre no mercado, o experiente lateral pode voltar ao futebol nacional para se manter aceso no radar da seleção.

Vitão lembrou a passagem frustrada de Daniel Aves pelo São Paulo e afirmou que, hoje, não apostaria na contratação. "Eu não contrataria o Daniel Alves, e se ele voltar no Athletico-PR ou Fluminense, vai ter que baixar a bola."

Mattos disse que não faria nenhum contrato de longa duração com Dani Alves, cuja condição física já não é a mesma das últimas temporadas e tem dificultado suas atuações no quesito defensivo.

"Dani Alves vai ter que arranjar um time para jogar até a Copa, mas esse time tem que saber que a prioridade dele será a seleção, como ele já fez aqui no futebol brasileiro, ele larga o time em final de campeonato se for o caso, isso ele já deixou claro."

"Pode ser uma solução provisória para os clubes brasileiros, Fluminense e Athletico-PR já demonstraram interesse. Eu não faria um contrato longo com o Daniel Alves, aqui no São Paulo já estava difícil para ele jogar nesse ritmo", completou Mattos.

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na segunda (20). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.