Topo

Vasco

Maurício Souza é apresentado pelo Vasco: 'Maior desafio da minha carreira'

Maurício Souza, novo técnico do Vasco, ao lado de Carlos Brazil (centro) e do auxiliar João Correia (dir.) -  Daniel Ramalho / CRVG
Maurício Souza, novo técnico do Vasco, ao lado de Carlos Brazil (centro) e do auxiliar João Correia (dir.) Imagem: Daniel Ramalho / CRVG

do UOL, no Rio de Janeiro

14/06/2022 14h34

Novo técnico do Vasco, Maurício Souza foi apresentado no início da tarde de hoje (14), no CT Moacyr Barbosa e afirmou que o trabalho no clube será o "maior desafio da carreira". No Cruz-Maltino, o comandante terá a primeira oportunidade à frente de um time profissional, após passagens pela base do Botafogo e do Flamengo, além do futsal do próprio clube de São Januário.

Maurício vai ocupar a vaga deixada por Zé Ricardo, que pediu demissão no início do mês, após aceitar a proposta do Shimizu S-Pulso, do Japão, e chega com a missão de levar a equipe ao acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

"É o maior desafio da minha carreira. É um sonho que estou realizando trabalhar no Vasco, um sonho de menino poder dar essa entrevista neste momento, não tem como negar. Vasco não é um convite, é uma convocação. Sei que é um momento delicado, sei que precisa subir, é momento de pressão, mas não tinha como dizer 'não'. Quando o Brazil me ligou e começamos a conversar, eu disse que topava. Não tinha como ser um contrato tampão, mas era impossível negar um convite do Vasco", disse.

Questionado sobre o ainda inédito trabalho junto ao elenco profissional, o treinador salientou que vinha trabalhando para alcançar essa oportunidade

"Sem dúvida que é [maior desafio], porém tenho de tratar com naturalidade porque foi isso que busquei esse tempo todo, foi para isso que me preparei. É, sem dúvida alguma, o maior desafio da minha carreira. A gente sabe da pressão que vamos encontrar, mas foi como falei, estou bem tranquilo, aceito o desafio de maneira calma porque busquei esse momento na minha vida. É aceitar as possíveis rejeições e procurar reverter com trabalho", apontou.

O Vasco tem um processo avançado para transformar o departamento de futebol em SAF, junto à 777 Partners, empresa que pretende adquirir 70% das ações do clube, e o cenário foi levado em conta nas negociações com Maurício:

"Sobre tempo de trabalho, a conversa com o Brazil foi um contrato até o final do ano. Talvez, eu pensasse duas vezes caso me dessem o prazo de um mês ou um trabalho tampão. Mas se a 777 chegar daqui a dois meses e quiser mudar, vou ficar feliz por ter vivido isso. Se isso tiver de acontecer, eu vou me sentir satisfeito. Não estou preocupado com isso, minha preocupação começa daqui a pouco, no treino, depois no sábado, no jogo. No final, a torcida não quer saber quem subiu o Vasco, quer saber que o Vasco subiu".

"Para mim, é um prazer muito grande estar fazendo parte desse processo importante do Vasco. É muito gratificante receber o convite do Brazil, saber de todo o processo seletivo que foi feito para se chegar ao meu nome. Vou dar minha vida pelo clube, por esse projeto de colocar o clube de novo na primeira divisão", afirmou, em outro momento.

Veja outros tópicos da entrevista:

Experiência

"Fiz parte de comissões e disputei alguns dos campeonatos mais importantes do Brasil. Três Libertadores, dois Brasileiros... Acredito que todo mundo tem que dar o primeiro passo. Tenho que agradecer o Carlos Brazil e o Vasco pela coragem de me bancar. Para muitos, falta experiência. Mas tenho experiência no futebol, tenho experiência em dirigir atletas renomados".

Vai mudar o time?

"Em relação à conversa com Zé, falamos de uma maneira sobre o processo de evolução da equipe. Ele teve uma ideia, estabeleceu um sistema defensivo muito forte e deu resultado. Depois, consequentemente, ele pretendia ter um time com mais posse, uma marcação mais alta. Isso já vinha acontecendo. O próprio Emílio Faro falou sobre o mérito do Zé Ricardo no último jogo. O time já vem apresentando uma evolução, mas não pode parar por aí. Queremos dar seguimento a um time que vem jogando bem e conseguindo resultados. Não cabe a mim chegar aqui e trocar jogadores porque eu gosto. Isso será feito no dia a dia, com quem estiver treinando e jogando melhor".

Rejeição da torcida

"Para falar a verdade, do fundo do coração, entendo todo tipo de rejeição. Não entendo mensagens mais grosseiras e ameaçadoras. Mas isso é paixão, isso é Vasco da Gama. O torcedor quer o que tem de melhor. Com certeza ele gostaria de ver sentado aqui o Tite, o Guardiola... Um treinador de renome, mas não levo para o lado pessoal".

Ideia de jogo ideal

"Gosto de equipe pressionante, que pensa em ter a bola, mais pró-ativa do que reativa... Mas entendo também que a equipe tem de ter equilíbrio, um jogo agrupado. Você pode variar. Minha ideia é que a equipe tenha variações dentro do jogo, mas a primeira ideia é que pressione o adversário e tenha o controle do jogo com a posse"

Acesso à Série A

"Realmente, estou à vontade, me sinto em casa, ao lado de pessoas que conheço e confio. Vou dedicar esses meses da minha vida ao Vasco da Gama. Vou dedicar para fazer o Vasco voltar à elite do futebol brasileiro, de preferência com título. O Vasco entre em campeonato para ganhar. Esse é o recado que deixo para torcida".

Vasco