Topo

Palmeiras

Gómez, Luan ou Murilo: qual a zaga de Abel no Palmeiras com time completo?

Murilo e Luan, do Palmeiras, durante o lance do gol anulado contra o Botafogo no Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Murilo e Luan, do Palmeiras, durante o lance do gol anulado contra o Botafogo no Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

14/06/2022 04h00

Luan está plenamente recuperado de uma lesão muscular grave na coxa esquerda e Gustavo Gómez está de volta da seleção paraguaia. Tudo pronto, então, para a histórica dupla bicampeã da Libertadores, campeã da Copa do Brasil, do Paulista de 2020 e do Brasileiro de 2018 se reencontrar? Não necessariamente.

O capitão do time é indiscutível e sua vaga é praticamente assegurada. Mas na ausência de Luan, que retornou ao time contra o Atlético-MG, depois de quase quatro meses de afastamento, Murilo, contratado neste ano, fez também um ótimo dueto com o paraguaio. E, individualmente, Murilo também brilhou.

Tendo jogado todas as 11 partidas do time até agora no Campeonato Brasileiro, Murilo saiu de campo sem que seu time sofresse gols em oito oportunidades, incluindo os três últimos jogos com Luan ao seu lado. O defensor é um dos pilares daquela que é a defesa menos vazada do Nacional, com apenas cinco gols sofridos.

Jogam a favor de Murilo também dois dados ofensivos. Segundo estatísticas do Footstats, ele é o terceiro jogador com mais inversões de bola corretas. Com seis, perde para as 15 de Scarpa e dez de Rocha.

Posicionado na esquerda na saída para o jogo, dentro da formação com três homens que costuma ter Rocha na direita e Gómez centralizado, ele é quem inverte as jogadas para Dudu. Além disso, Murilo já tem quatro gols na temporada.

Luan voltou como se nunca tivesse saído

l - Crédito: Flickr - Cesar Greco/Palmeiras - Crédito: Flickr - Cesar Greco/Palmeiras
Luan supera lesão e volta a atuar pelo Palmeiras
Imagem: Crédito: Flickr - Cesar Greco/Palmeiras

Luan, antigo titular da posição, também retornou bem. Apesar do longo período sem jogar, o camisa 13 fez três atuações quase impecáveis. Além de ainda não ter sofrido gols no Brasileiro, o defensor tem um índice alto de desarmes, com média de 1,33 por jogo.

Não cabe comparação pela discrepância de jogos, mas para efeito de parametrização, Murilo tem 0,9 desarme por partida —Gómez tem 0,7.

Por outro lado, até por não estar no seu melhor ritmo, Luan cometeu nove faltas, média de três por jogo, também de acordo com dados do Footstats, os mesmos utilizados pelo Palmeiras.

A história tem peso

lg - Cesar Greco/Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Luan e Gustavo Gómez, zagueiros do Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Luan e Gustavo Gómez jogam juntos desde 2018, e isso certamente pesa na hora de definir o time, embora Abel Ferreira já tenha deixado evidente que isso não é fundamental para ele.

No total, os dois começaram 88 jogos e venceram 53 vitórias, empataram 21 e perderam apenas 14. Foram 55 gols sofridos e 52 jogos sem sofrer gol.

Murilo e Gómez, por sua vez, têm 18 atuações juntos, ganhando 13, empatando duas e perdendo três jogos. Foram 13 gols sofridos. No Brasileiro, deixaram o campo com "baliza zero", como costuma dizer Abel, cinco vezes.

A história de Murilo e Luan como dupla é curta. Foram quatro jogos - três no Brasileiro. Mas não é de se desprezar a marca de quatro jogos sem perder ou levar gols.

A verdade é que o Palmeiras está bem servido

Mesmo sem poder contar com Luan por um longo período e perdendo Gustavo Gómez em diversas datas por convocações, o ano de 2022 vem sendo extremamente positivo para a defesa do Palmeiras como um todo.

Com apenas 19 gols sofridos em 37 partidas, o Palmeiras desta temporada tem o menor índice de gols sofridos de sua história: média de 0,51 gol por jogo, seguido por 1972, com 0,54 (44 vezes em 81 jogos).

Esse índice faz com que o Palmeiras tenha também a menor média de gols sofridos desta temporada entre todos os times que fazem parte da Série A do Brasileiro. Em segundo lugar vem o Ceará com 0,55 (17 gols sofridos em 31 jogos).

Como mandante, o Alviverde também é o primeiro no quesito, com média de 0,45 gol sofrido por partida (nove gols sofridos em 20 jogos), seguido pelo Corinthians (sete gols sofridos em 15 jogos).

Considerando os jogos do Mundial, que são referentes à temporada 2021, a média atual de 0,53 gol por jogo (21 gols sofridos em 39 partidas) é a menor da história do clube em um ano.

Kuscevic corre por fora por vaga

O zagueiro da seleção chilena Benjamin Kuscevic ainda não é um concorrente nessa disputa. Muito embora tenha subido de produção nesta temporada, ainda não é visto por Abel Ferreira como alguém que pode desbancar Murilo ou Luan na briga para fazer companhia a Gustavo Gómez nos principais jogos.

O chileno foi titular em apenas um jogo no Brasileirão: atuou na vitória fora de casa contra o Juventude, por 3 a 0, e teve boa participação no jogo. De qualquer forma, o que se percebe no Allianz Parque e nas redes sociais é que o jogador já não causa preocupação quando entra em campo.

Kuscevic foi titular em quatro jogos do Palmeiras na Libertadores, campeonato em que Abel escalou times mistos: os jogos fora contra Táchira (VEN) e Emelec (EQU), e os duelos em casa contra Independiente Petrolero (BOL) e Emelec, novamente, todos pela fase de grupos. Foram quatro vitórias e apenas dois gols sofridos.

Números no Campeonato Brasileiro de 2022

Murilo - 11 jogos

Desarmes - 0,9/ jogo
Interceptações - 4
Rebatidas - 6
Lançamento - 0,9/ jogo
Passe - 97,3%
Viradas de jogo - 6
Falta - 8 Total; 0,7/ jogo
Cartões Amarelos - 1

Gómez - 7 jogos

Desarmes - 0,7/ jogo
Interceptações - 3
Rebatidas - 10
Lançamento - 2/ jogo
Passe - 94,7%
Viradas de jogo - 1
Falta - 3 Total; 0,43/ jogo
Cartões Amarelos - 3
Gols - 3

Luan - 3 jogos

Desarmes - 1,33/ jogo
Interceptações - 2
Rebatidas - 6
Lançamentos - 1,6/ jogo
Passe - 91,4%
Viradas de jogo -
1
Falta - 9 Total / 3 jogo
Cartão Amarelo - 0

Kuscevic - 2 jogos

Desarme - 0,5/ jogo
Interceptações - 2
Rebatida - 3
Lançamento - 0
Passe - 97,5%
Viradas de jogo - 0
Faltas - 0
Cartões Amarelos - 0

Palmeiras