Topo

OPINIÃO

Flamengo não pode adotar o discurso de que time grande não cai, diz Vitão

Do UOL, em São Paulo

14/06/2022 11h32

Apontado como um dos favoritos ao título brasileiro, o Flamengo encerrou a 11ª rodada do Brasileirão ocupando apenas o 16º lugar, fora da zona de rebaixamento apenas devido ao fato de ter um saldo de gols melhor que o do rival Botafogo, isso em um campeonato equilibrado, em que a diferença do sétimo colocado para o 18º é de apenas três pontos. Com estas condições, o elenco que é apontado por muitos como o melhor do país, mas somente três vitórias em 11 jogos, o Rubro-negro corre risco de queda?

No UOL News Esporte, Vitor Guedes afirma que o risco de o Flamengo ser rebaixado é mínimo, mas que o clube não pode pensar assim e adotar o discurso de que não tem time para cair, já que outros grandes clubes do país acabaram rebaixados quando tinham elencos melhores do que os concorrentes.

"A chance de o Flamengo cair é a soberba, eu não acredito que vai cair de jeito nenhum, agora, o Flamengo tem que acreditar que pode cair, se o Flamengo pensar como eu e achar que não caiu, ele tem que entender, parar de olhar para o Palmeiras, 10 pontos, tem que olhar, ano que vem arruma, vamos fazer os 45, sem soberba, jogar para empatar fora de casa e aí não cai. Se achar que é o Flamengo, time grande não cai, que é discurso de todo time que caiu, aí a chance começa a aumentar um pouco", diz Vitão.

O jornalista cita o Grêmio, que tinha uma condição financeira estável, um elenco considerado bom, mas ainda assim acabou rebaixado no Brasileirão de 2021, além de citar casos de Internacional e Palmeiras em outros momentos para reforçar que vale manter o alerta ligado.

"Gremista falou isso ano passado inteiro. Time grande quando cai, não cai na última rodada do nada, o Grêmio é o melhor time que caiu dos grandes e se o Flamengo cair esse ano, vai bater o recorde, o time é melhor que o Grêmio do ano passado. O Palmeiras caiu a última vez com time ruim, mas a primeira vez que caiu, em 2002, tinha Arce, Zinho e Dodô. O Inter quando caiu não tinha time para cair, o Grêmio não tinha, o Palmeiras não tinha", diz Vitão.

"O desnível financeiro nunca foi tão grande como agora, então o Flamengo para cair, vai ser um a incompetência inacreditável, caem quatro, tem muito time ruim, orçamento ruim. Agora, o futebol do Flamengo não é melhor que o do Fortaleza, para quem perdeu, que é o lanterna", conclui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL