Topo

OPINIÃO

Colunistas: Qual o maior problema que Dorival terá pela frente no Flamengo?

Dorival Júnior, novo técnico do Flamengo, durante sua estreia no clube em jogo contra o Inter - PABLO NUNES /AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Dorival Júnior, novo técnico do Flamengo, durante sua estreia no clube em jogo contra o Inter Imagem: PABLO NUNES /AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

14/06/2022 12h02

'Trocar o pneu com o carro andando'. A expressão define bem o que Dorival Júnior terá pela frente em seu novo clube, o Flamengo, 16º colocado do Brasileirão. O técnico estreou com derrota por 3 a 1 para o Internacional, sábado (11), apenas um dia após ser anunciado. O tempo também é curto até o seu segundo compromisso: amanhã (15), contra o Cuiabá, no Maracanã.

Aproveitando o início de trabalho do treinador, nós convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte questão: qual o maior problema que Dorival terá pela frente no Flamengo? Confira as respostas:

Um elenco envelhecido, dificuldades com o departamento médico e a recuperação dos jogadores, e o fantasma de 2019. Seria necessária uma reformulação grande, que não parece ser compreendida pelo departamento de futebol.
ALICIA KLEIN

Preparação física. Legado de 2021 é péssimo, Paulo Sousa mandou o controle de minutos às favas pela necessidade de resultados e as lideranças do elenco não apreciam treinamentos em dois períodos. A solução será rejuvenescer o time, com os garotos que ganharam oportunidades e corresponderam e as contratações, que deverão ser cirúrgicas, jogadores que cheguem e entreguem desempenho rapidamente.
ANDRÉ ROCHA

Maior problema é ter respaldo da diretoria para tomar as decisões necessárias, principalmente em relação aos atletas. Flamengo não pode ser refém de jogador, por maior que ele tenha sido. A reconstrução do Clube passa por esse entendimento.
ANDREI KAMPFF

O maior problema é desfazer a patota que se imagina dona do Flamengo.
JUCA KFOURI

O grande desafio é mostrar ao time e ao torcedor que o ano de 2019 já acabou há três anos e meio. É preciso avançar. Identificar quem merece seguir no Flamengo, quem deveria ser colocado no mercado, parar de querer repetir algo irrepetível.
JULIO GOMES

Muitos problemas. O mais urgente é colocar em campo um time que tenha intensidade e velocidade.
MENON

Acho que a diretoria. Está ficando evidente que a atual diretoria não é boa nessa coisa a que dão o nome de gestão. O Flamengo está sequestrado por essa incapacidade de gerir um time, por escolhas ruins e estranhas que envolvem compra e venda de jogadores e também uma certa falta de interesse em renovação de elenco. Depois disso, e até por causa disso, o problema de muito poder dado a um grupo pequeno de jogadores que aparentemente controlam o vestiário e, com ele, tudo o que vem nessa esteira.
MILLY LACOMBE

Elenco envelhecido, com muito cacique para pouco índio e pressão exagerada de todos os lados. Dorival foi ótima escolha do Fla, mas aposto que já vão começar a pedir a cabeça dele se as coisas não derem certo amanhã contra o Cuiabá.
MILTON NEVES

Deixar no banco de reservas medalhões que não voltem a jogar bem sem perder o vestiário.
PERRONE

O problema maior é um departamento de futebol formado por incompetentes. A começar pelo vice-presidente da área, Marcos Braz. Some-se a isso uma situação de terra arrasada, com a equipe envelhecida e pessimamente preparada em termos físicos, técnicos e táticos. Em suma: Dorival pegou um senhor pepino pela frente.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Dorival Júnior terá um trabalho enorme pela frente. Vai precisar resgatar o emocional do grupo, acertar a parte tática, que foi completamente destruída por Paulo Sousa, e botar em forma os medalhões. Sinceramente, não acho que será possível em um curto prazo, com um calendário tão complicado pela frente.
RODOLFO RODRIGUES

Fazer com que o departamento de futebol do clube como um todo, incluindo jogadores e dirigentes, entendam que o Flamengo da cabeça deles não existe mais. Que é preciso voltar algumas casas. Ter mais humildade, entender que alguns ciclos se encerraram, e que um time renovado em todos os aspectos precisa surgir.
RODRIGO COUTINHO

O maior problema do Dorival Júnior é herdar um elenco envelhecido, vitorioso no clube e com contratos em vigência longevos e recém-renovados. É preciso fazer uma limpa no elenco e isso é papel diretivo. Quando sobra para o técnico fazer o papel administrativo, ele se desgasta com o elenco sobrevivente.
VITOR GUEDES