Topo

Liga das Nações - 2022/2023

Castigo? França não vence desde fala de Mbappé sobre futebol sul-americano

Mbappé fica no banco durante jogo entre França e Áustria pela Liga das Nações -  Flaviu Buboi/NurPhoto via Getty Images
Mbappé fica no banco durante jogo entre França e Áustria pela Liga das Nações Imagem: Flaviu Buboi/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/06/2022 18h42

Classificação e Jogos

A França perdeu a para a Croácia, hoje, pela Liga das Nações, corre risco de rebaixamento e amarga um desconfortável jejum desde a polêmica declaração de Kylian Mbappé sobre o futebol sul-americano. Após renovar seu contrato com o Paris Saint-Germain, o atacante francês afirmou que o futebol europeu é "mais avançado" do que o sul-americano.

Desde então, a França acumula duas derrotas e dois empates pela fase de grupos da Liga das Nações e não tem mais chances de ir às semifinais da competição. Para piorar, a seleção francesa é a lanterna da sua chave e tem dois jogos -contra Áustria e Dinamarca - para evitar um surpreendente rebaixamento.

O primeiro compromisso francês após a fala de Mbappé foi em 6 de junho, com derrota em casa para a Dinamarca, por 2 a 1. Além do revés, a seleção francesa viu seu camisa 10 sair do jogo com dores no joelho e ser dúvida para o restante da data Fifa.

Na sequência, a França empatou em 1 a 1 com Croácia - com Benzema e Mbappé no banco - e Áustria. O último com gol salvador do atacante do PSG. Por fim, hoje, a atual campeã mundial perdeu em casa para a Croácia.

A sequência ruim colocou a França na última colocação do Grupo 1 da Liga das Nações, com dois pontos. Sem chances de alcançar a Dinamarca e brigar por uma vaga nos mata-matas, a seleção francesa precisa pontuar nas últimas rodadas para evitar o rebaixamento. Os lanternas de todas as chaves são rebaixados.

Benzema - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images
Mbappé e Benzema discutem em jogo da França contra a Croácia pela Liga das Nações
Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

O "castigo" à seleção francesa atingiu também o atacante Karim Benzema. Destaque do Real Madrid na conquista da Liga dos Campeões, o atacante balançou as redes apenas uma vez nos quatro primeiros jogos da Liga das Nações, na derrota para a Dinamarca, pela primeira rodada.

Após uma data Fifa para esquecer, a França tentará minimizar o prejuízo em setembro. A seleção francesa encara a Áustria no dia 22 e a Dinamarca no dia 25.