Topo

São Paulo

Arsenal anuncia a contratação de Marquinhos, ex-São Paulo

Marquinhos, do São Paulo, marcou no fim da partida contra o Santo André e garantiu a vitória de seu time no Morumbi - CAIO HENRIQUE/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Marquinhos, do São Paulo, marcou no fim da partida contra o Santo André e garantiu a vitória de seu time no Morumbi Imagem: CAIO HENRIQUE/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

13/06/2022 12h18

Terminou oficialmente a passagem de Marquinhos pelo São Paulo. Cria das categorias de base do clube, o atacante foi anunciado hoje pelo Arsenal. O clube inglês desembolsou por 3,5 milhões de euros (R$ 18,3 milhões na cotação atual) para contratar o atacante, que participará já dos treinos de pré-temporada com seus novos companheiros.

O Arsenal não anunciou o tempo de contrato de Marquinhos, que deve ser de cinco temporadas. O clube informou que restam apenas detalhes regulatórios para a inscrição do atleta.

"Estamos felizes de ter completado essa transferência com o São Paulo, já que o Marquinhos é um atleta que estamos observando há algum tempo. Ele tem 19 anos, muito jovem, então é um jogador para o futuro", disse Edu Gaspar, diretor do Arsenal, ao site oficial do clube.

Os dois clubes já haviam se acertado no mês passado e discutiam apenas os últimos detalhes da contratação. Marquinhos viajou para Londres no fim de maio para a realização de exames médicos.

Marquinhos não estava disponível no São Paulo desde o jogo contra o Cuiabá, em 15 de maio. A decisão partiu da diretoria, que avisou Rogério Ceni que o atacante não estaria mais à disposição.

O atacante de 19 anos segue um caminho semelhante ao do lateral Juan e do volante Denilson, outras duas crias das categorias de base são-paulina que também saíram para o Arsenal em sua primeira transferência da carreira. Além deles, Júlio Baptista também colecionou passagem pelos dois clubes, mas atuou em Sevilla e Real Madrid depois de deixar o São Paulo e antes de jogar pelo clube inglês.

A negociação com o Arsenal aconteceu às pressas. O São Paulo não conseguiu renovar o contrato com Marquinhos e corria o risco de perdê-lo de graça no meio do ano por causa de um entendimento da Fifa diferente da Lei Pelé em relação aos contratos feitos com jogadores de 16 anos.

A Fifa estabelece no artigo 18.2 do RSTP (Regulamento de Status e Transferências de Jogadores), que "jogadores com menos de 18 anos não podem assinar contrato profissional por período superior a três anos. Qualquer cláusula referente a período mais longo não será reconhecida".

Marquinhos assinou seu primeiro contrato com o São Paulo em 2019, quando tinha 16 anos. Pela Lei Pelé, legislação vigente no Brasil, o clube do Morumbi pôde assinar um vínculo de cinco anos. Mas para as transferências para outros países, o que vale é regulamento da Fifa.

O atacante deixa o São Paulo tendo feito 42 partidas pelo time profissional e marcado quatro gols.

São Paulo