Topo

Série B - 2022

Vasco bate Cruzeiro no Maracanã lotado e se consolida ainda mais no G4

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/06/2022 17h53

Em partida marcada por disputa acirrada por cada palmo do campo do Maracanã, o Vasco venceu o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Getúlio, pela Série B do Brasileiro.

Empurrado por uma multidão que lotou o estádio, os vascaínos tentaram pressionar, mas encontraram um rival que soube encurtar os espaços e que também achou brechas para agredir. Em um clássico muito equilibrado, venceu o time que foi mais eficiente na hora de concluir.

Com o resultado, o Cruzmaltino manteve a 3ª posição, pulou para 24 pontos e se consolidou ainda mais no G4. Os mineiros seguem na ponta da competição, mas agora o vice-líder Bahia está a três pontos de distância.

Melhores: Gabriel Pec e Figueiredo são os motores do Vasco

Cada vez mais imprescindível para o Vasco, Gabriel Pec voltou a se destacar. Voluntarioso, o jogador ajudou a fechar o meio pelo lado esquerdo e ainda teve fôlego para levar a equipe à frente. Com muita velocidade e movimentação, o camisa 11 abriu a defesa cruzeirense e participou da maioria dos bons lances do seu time. Pelo lado direito, Figueiredo também executou função semelhante e se doou muito na defesa e na puxada de contra-ataque para tirar o Vasco do sufoco.

O pior: Edu maltrata a bola

Artilheiro do Cruzeiro na temporada, com 15 gols, o atacante Edu não teve uma tarde feliz no Maracanã. O camisa 99 da Raposa não finalizou bem nas chances que teve, além de errar muitos passes e mostrar dificuldade até para dominar a bola.

Getúlio quebra jejum em grande estilo

Após passar 17 jogos sem marcar, o atacante Getúlio deixou a sua marca em uma bonita cabeçada que abriu o placar no clássico. O atacante se movimentou muito, ajudou a pressionar a saída cruzeriense e foi premiado.

Vasco: muita entrega no embalo da arquibancada

Em lua de mel com a torcida, o time do Vasco correspondeu a expectativa dos pouco mais de 63 mil torcedores que lotaram o Maracanã. Com muita aplicação, a equipe batalhou indicou desde o início que partiria para a vitória, mas soube defender a vantagem com unhas e dentes quando o adversário se soltou em busca do empate. Se não foi brilhante tecnicamente, os vascaínos compensaram com muita luta e entrega.

Cruzeiro: muita posse, poucas chances

Em determinados momentos do jogo o Cruzeiro teve até 65% de posse de bola, mas nem por isso conseguiu entrar muitas vezes na área do Vasco. Foram poucas oportunidades criadas e, quase sempre, com finalizações ruins. Pezzolano até abriu mão do esquema com três zagueiros para colocar três atacantes em campo, mas não mudou muito o cenário do jogo.

Cronologia

Aos 23 minutos do primeiro tempo, Nenê cruzou e Getúlio mergulhou de cabeça para abrir o placar.

Casa lotada

Com saudade do Maracanã, a torcida vascaína fez muita festa no retorno do time ao estádio e esgotou todos os ingressos. Foram 63.609 presentes no duelo contra os mineiros.

Protesto

Antes de a bola rolar, desentendimento. Em carta aberta, o Vasco reclamou de algumas medidas adotadas pelos gestores do Maracanã, hoje administrado por Flamengo e Fluminense. Os vascaínos falaram que houve aumento no aluguel, retenção das receitas de bares e ainda proibição da colocação de uma faixa. Para driblar o veto, um patrocinador do clube exibiu a mensagem na placa de publicidade.

Contratempo

O ônibus que levaria a delegação vascaína ao estádio quebrou na concentração. Para não perder a hora, a direção mobilizou vans e carros de aplicativo. Apesar do contratempo, o time chegou pontualmente no estádio.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1X0 CRUZEIRO

Competição: Campeonato Brasileiro Série B
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 12 de Junho de 2022, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA / RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA / RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Gol: Getúlio, aos 23 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Matheus Barbosa (VAS); Geovane, Neto Moura (CRU)
Cartões vermelhos:

VASCO: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias (Weverton), Quintero (Danilo Boza), Anderson Conceição e Edimar; Yuri, Matheus Barbosa (Juninho), Nenê (Palacios); Gabriel Pec, Figueiredo e Getúlio (Raniel). Técnico: Emílio Faro

CRUZEIRO: Rafael Cabral, Geovane Jesus (Rafael Santos), Oliveira e Zé Ivaldo; Leo Pais (Rafa Silva), Willian Oliveira, Neto Moura, Fernando Canesin (Filipe Machado) e Matheus Bidu; Jajá (Daniel Júnior) e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.