Topo

Torcida do Peru leva ambiente de Copa ao Qatar antes de jogo da repescagem

Torcida do Peru na porta do hotel em que a seleção está hospedada, em Doha, no Qatar - Igor Siqueira/UOL
Torcida do Peru na porta do hotel em que a seleção está hospedada, em Doha, no Qatar Imagem: Igor Siqueira/UOL

Igor Siqueira

Do UOL, em Doha*

12/06/2022 17h35

Classificação e Jogos

Há um gostinho do clima de Copa do Mundo no Qatar, graças à torcida do Peru, adversário de amanhã (13) da Austrália, no jogo em Doha que define uma das vagas no Mundial de 2022. E quem mudou o ambiente foi o evento chamado "banderazo" protagonizado pelos peruanos que vieram ao país para a partida.

A mobilização levou cerca de mil torcedores à porta do hotel em que a seleção dirigida pelo argentino Ricardo Gareca está concentrada. Teve música, gritos de apoio, fantasias e toda euforia de um povo que aguarda ansiosamente pela confirmação da presença na segunda Copa do Mundo seguida.

O jogo diante dos australianos será às 15h (de Brasília) e a torcida do Peru já bradou na porta do hotel: seremos locais de novo. Uma referência a quem será maioria na arquibancada, por mais que os australianos já estejam ambientados ao Oriente Médio, já que disputam as Eliminatórias da Ásia.

torcida do peru - Igor Siqueira/UOL - Igor Siqueira/UOL
Torcida do Peru na porta do hotel em que a seleção está hospedada, em Doha, no Qatar
Imagem: Igor Siqueira/UOL

O empresário Jaime Rodríguez-Frías, de 44 anos, por exemplo, se fantasia de árabe e diz que o nome de "guerra" é Mohamed Salah Aladin. Ele veio de Piura, cidade ao norte do Peru, e encarou dois dias de voo, passando por Lima e Los Angeles antes de chegar a Doha.

"É uma experiência impressionante. É espetacular a emoção prévia ao partido. Por isso somos a melhor torcida do mundo. Transmitimos essa força à equipe, que virou tradição depois da classificação à Copa da Rússia", explicou ele, lembrando que a manifestação de apoio ocorreu em jogos recentes das Eliminatórias, como contra o Paraguai.

Na cabeça dos peruanos, não sai o jogo contra a própria Austrália na Copa da Rússia. Na fase de grupos, foi 2 a 0 para a seleção de Gareca.

"Antes da Rússia, estávamos há mais de 40 anos sem ir à Copa. Creio que tudo isso traz uma série de emoções contidas que tínhamos", completou Jaime.

jaime rodríguez - Igor Siqueira/UOL - Igor Siqueira/UOL
Torcedor peruano Jaime Rodríguez está em Doha para o jogo contra Austrália
Imagem: Igor Siqueira/UOL

Irreverentes, os torcedores peruanos levaram instrumentos musicais, buzinas e até uma alpaca, animal típico da região do Peru.

Em contrapartida, os jogadores que chegaram após o treino de véspera do jogo retribuíram o carinho descendo do ônibus e saudando a multidão que se embolou no acesso ao hotel. A polícia do Qatar acompanhou tentando descongestionar o trânsito.

"É uma sensação indescritível. Expressamos nosso amor por eles. E por isso vamos vê-los amanhã classificados ao Mundial. Vamos voltar em novembro. O Qatar não sabia que haveria tantos peruanos", disse Claudia Aceijas, outra torcedora fantasiada.

*O repórter viaja a convite do Supreme Committee for Delivery & Legacy