Topo

Brasileirão - 2022

Sequência ruim do Flu não abala torcida: 'acreditam no time', diz Diniz

Germán Cano disputa a bola durante partida entre o Fluminense e o Atlético-GO pelo Brasileirão 2022 - Thiago Ribeiro/AGIF
Germán Cano disputa a bola durante partida entre o Fluminense e o Atlético-GO pelo Brasileirão 2022 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/06/2022 04h00

Até perder o clássico contra o Flamengo, o Fluminense estava invicto em quase um mês sob o comando de Fernando Diniz. Desde o dia 29 de maio, porém, são três derrotas em quatro jogos. Condicionados por fatores pontuais, os resultados negativos não abalaram a relação da equipe com a torcida tricolor, que apoiou o time mesmo após novo revés, desta vez por 2 a 0 diante do Atlético-GO, na noite de ontem (11), no Maracanã.

Começando pela partida mais recente, se perder em casa para um time que até então ocupava a zona de rebaixamento poderia motivar protestos nas arquibancadas, o que se viu no Rio de Janeiro foi diferente. O time perdeu David Braz, expulso após falta infantil aos 20 minutos de jogo, sofreu dois gols em sequência e passou a segunda etapa pressionando a defesa adversária. Nos minutos finais, quase marcou com duas chances claras.

Depois do apito final, os tricolores mostraram respaldo à equipe e projetaram a frustração pela derrota sobre a arbitragem.

Na coletiva de imprensa, Diniz exaltou os torcedores: "A torcida do Fluminense é muito linda. Vieram e apoiaram, mesmo com algumas críticas, que são justificáveis. Acreditam no nosso time, vieram e fizeram a diferença. Tenho que agradecer que tenham vindo em bom número, e continuem acreditando, porque faz toda a diferença".

A derrota anterior havia sido duas rodadas antes, diante do Juventude, também membro do Z4. Outro resultado em que, na teoria, a turbulência entre equipe e torcida seria compreensível.

Porém, na prática, o campo encharcado impediu o futebol no Alfredo Jaconi, o Tricolor sofreu para criar as jogadas, e, após a partida, sobraram as críticas às condições do gramado e à arbitragem. O clube chegou a divulgar uma nota de repúdio diante do cenário encontrado em Caixas do Sul.

Já o primeiro revés dos três sob o comando de Fernando Diniz não teve fatores externos ou uma expulsão tão cedo que atrapalhasse o desempenho tricolor. Entretanto, o time se saiu bem contra o Flamengo, obrigando Hugo a fazer cinco defesas difíceis, e teve mais volume ofensivo que o rival em vários momentos do jogo.

É neste cenário que, mesmo com três pontos conquistados nos últimos 12 —sendo a única vitória a ótima apresentação diante do Atlético-MG, com vitória por 5 a 3—, que o Flu de Fernando Diniz recebeu das arquibancadas o canto da torcida após perder para o Dragão.

Na coletiva, Diniz observou que a manifestação positiva após a derrota é o símbolo de que a torcida percebeu o esforço de seus atletas. "Quero que o torcedor volte ao estádio cada vez mais. O fato de ela [torcida] reconhecer é porque o time foi muito valente, os jogadores se entregaram. Vamos trabalhar mais para entregar as vitórias que o torcedor merece", afirmou o treinador.

Desfalques na próxima rodada

Na quarta-feira (15), diante do América-MG, fora de casa, o Fluminense tem a chance de superar a sequência ruim e voltar para o Rio de Janeiro entre os seis primeiros colocados do Brasileirão.

Para isso, além do Coelho, o Tricolor Carioca terá de superar desfalques como David Braz, expulso na noite de ontem, e Arias, que recebeu o terceiro cartão amarelo.

Fernando Diniz indicou não se incomodar com as perdas, e valorizou o elenco tricolor. "O Fluminense tem um elenco muito bom, teremos peças de reposição. Estou tranquilo em relação a isso", disse o treinador, que também celebrou a volta de Ganso, suspenso na derrota contra o Atlético-GO: "é bom contar com ele."

O duelo ante o América ocorre às 21h30 (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.