Topo

Brasileirão - 2022

São Paulo resiste à pressão inicial e bate o América-MG para retornar ao G4

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

12/06/2022 17h59

O São Paulo pôs um ponto-final na sequência de três empates seguidos na temporada e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (12), o Tricolor recebeu o América-MG e, mesmo sem apresentar um bom futebol diante de sua torcida, levou a melhor, por 1 a 0, com gol de Patrick ainda no primeiro tempo.

Se em rodadas passadas o São Paulo foi cobrado por jogar bem e não conseguir os três pontos, o mesmo não pode ser dito sobre a apresentação de hoje. Os 20 primeiros minutos de jogo foram de completo domínio do América-MG, que criou quatro chances claras de gol, mas não teve competência para abrir o placar no Morumbi. Oportunista, o Tricolor fez o gol na única oportunidade que teve na etapa inicial e depois administrou o resultado.

Com a vitória, os comandados de Rogério Ceni chegaram a 18 pontos e retornaram para o G4 do Brasileirão — posição que pode ser perdida em caso de triunfos de Coritiba e Athletico-PR ainda neste domingo. Por sua vez, o América-MG estacionou nos 14 pontos e se mantém no meio da tabela.

Quem foi bem: Patrick

Deu uma outra dinâmica ao time do São Paulo, marcou o gol que definiu o resultado no Morumbi e foi muito útil para o sistema ofensivo, seja chutando ao gol adversário ou servindo seus companheiros.

Quem foi mal: Aloisio

Tecnicamente, teve uma atuação regular e deu trabalho para a defesa do São Paulo. O conceito negativo, no entanto, fica por conta das chances de gol desperdiçadas que resultaram na derrota do Coelho no Morumbi.

Acorda, São Paulo!

Em exatos 82 segundos de partida, o América-MG conseguiu duas chances de gol, uma delas, claríssima. Na primeira, Aloisio recebeu passe da direita, cabeceou no contrapé de Jandrei e Miranda apareceu para evitar o gol e jogar a bola para o escanteio. Na sequência, a zaga do São Paulo afastou mal o cruzamento e Aloisio, de novo, saiu livre na pequena área, mas abusou do capricho e mandou a bola para fora.

Independência ou Morumbi?

O São Paulo apresentou enorme dificuldade para se encontrar na partida. O time de Rogério Ceni correu atrás da bola e viu o América-MG criar outras três chances evidentes de gol antes dos 20 minutos do primeiro tempo. O Coelho dominou completamente a partida, mas abusou dos erros de pontaria. Quando acertou o gol, parou nas mãos do inspirado Jandrei.

Lesionado, Luan deixa o campo

Escalado como titular do São Paulo pelo segundo jogo seguido, o volante Luan conseguiu ficar em campo por apenas 28 minutos. O jogador sentiu dores na coxa e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo. No trajeto do banco de reservas para o vestiário, o camisa 8 foi acompanhado pelos médicos do Tricolor e não segurou o choro.

Toca no...Patrick que é gol

Em 30 minutos de jogo, o São Paulo não criou nem uma chance sequer de gol e se segurou na defesa para manter o placar no 0x0. Em seu primeiro ataque promissor, o Tricolor soube aproveitar a oportunidade e mandou a bola para o fundo da rede. A jogada começou com um roubo de bola de Gabriel Neves no meio de campo, que logo lançou Igor Vinícius pela direita. O lateral avançou e cruzou para Patrick aparecer nas costas do defensor adversário e abrir o marcador no Morumbi.

Segundo tempo começa morno

O São Paulo voltou para o segundo tempo com Rigoni na vaga de Gabriel Neves e conseguiu equilibrar as ações da partida, limitando os espaços para o América-MG contra-atacar. A nova dinâmica do jogo dificultou a estratégia do Coelho, o que resultou em muita disputa no meio de campo e poucas chances de gol para ambos os lados.

São Paulo cresce e domina a partida

Na reta final da partida, o São Paulo, enfim, conseguiu se impor e dominar a partida. Com uma linha de quatro defensores e imposição física no meio de campo, o Tricolor passou a ocupar o campo de defesa do América-MG e, mesmo sem grande inspiração técnica, levou a melhor nos confrontos para neutralizar o adversário.

América-MG desperdiça pontos valiosos

Repetindo o que já havia feito na Neo Química Arena, contra o Corinthians, o América-MG voltou a desperdiçar pontos importantes jogando em São Paulo. O time de Vagner Mancini teve um início arrasador, encurralou o Tricolor, mas foi inoperante para marcar os gols. Na etapa final, não conseguiu repetir o feito, sucumbiu à forte marcação do time da casa e saiu de campo derrotado.

Próximos jogos

O São Paulo volta a campo na próxima quinta (16), às 16h (de Brasília), para medir forças com o Botafogo, no Engenhão, na sequência do Campeonato Brasileiro.

O América-MG entra em campo um dia antes, em Belo Horizonte, para enfrentar o Fluminense de Fernando Diniz.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1x0 AMÉRICA-MG

Motivo: 11ª rodada da Série A do Brasileirão 2022

Data e horário: 12 de junho de 2022 (sábado), às 16h (de Brasília)

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa/DF)

Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)

VAR: Rafael Traci (SC).

Gols: Patrick, aos 33' do 1º tempo (1-0)

Cartões amarelos: Rodrigo Nestor e Miranda (São Paulo); Henrique Almeida, Wellington Paulista (América-MG)

Cartões vermelhos: -

SÃO PAULO: Jandrei; Pablo Maia, Miranda e Léo; Igor Vinícius (Andrés), Luan (Patrick), Gabriel Neves (Rigoni), Rodrigo Nestor e Reinaldo (Wellington); Luciano (Rafinha) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

AMÉRICA-MG: Jailson; Patric, Eder, Germán Conti e Marlon (Danilo Avelar); Lucas Kal (Gustavinho), Juninho e Alê; Everaldo (Henrique Almeida), Felipe Azevedo (Arthur) e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini.