Topo

Brasileirão - 2022

Ceará supera saída de Dorival e arranca empate sobre Goiás fora de casa

Colaboração para o UOL, em Maceió

12/06/2022 18h01Atualizada em 12/06/2022 20h26

Goiás e Ceará empataram em 1 a 1 no primeiro jogo da equipe nordestina após a saída do técnico Dorival Júnior. O confronto foi disputado na tarde de hoje (12), no Estádio da Serrinha, em Goiânia, pela 11ª rodada do Brasileirão. Mendoza marcou para o Vozão, enquanto Pedro Raul igualou para os donos da casa.

Com o resultado, as duas equipes permanecem na mesma posição nas quais começaram a rodada, em 12º e 13º, respectivamente, ambos com 14 pontos somados.

Foi bem: Mendoza brilha mais uma vez

O responsável pelos últimos quatro gols do Ceará na competição brilhou mais uma vez diante do Goiás. Mendoza marcou seu 16º gol na temporada e o 7º apenas no Brasileirão, média de quase 1 gol por jogo. Fora de casa, tem mostrado que sua velocidade no ataque faz toda diferença.

Mendoza (Ceará) comemora seu gol durante partida contra o Goiás, no estádio Serrinha, pelo Campeonato Brasileiro 2022. 12/06/2022 - Isabela Azine/Isabela Azine/AGIF - Isabela Azine/Isabela Azine/AGIF
Mendoza (Ceará) comemora seu gol durante partida contra o Goiás, no estádio Serrinha, pelo Campeonato Brasileiro 2022. 12/06/2022
Imagem: Isabela Azine/Isabela Azine/AGIF

Foi mal: Vinícius não volta 100%

Retornando após pouco mais de dois meses se recuperando de lesão, Vinícius, do Goiás, ainda não se mostrou 100% pronto. Além de errar metade dos passes, não conseguia acompanhar as investidas do trio Vina, Cléber e Mendoza e acabou sendo substituído, dando lugar a Pedro Junqueira.

Goiás demora para mudar

O Goiás não se encontrou no jogo e muito menos teve grande chance de sair com a vitória. Levando pressão do começo ao fim, especificamente na intermediária, Caio Vinicius e Matheus Sales não deram conta de segurar a troca de passes de Mendoza, Cléber e Vina. Na segunda etapa, o time mudou e abandonou o esquema com três zagueiros para ganhar mais um homem no meio de campo, ganhando intensidade.

Ceará domina o Estádio da Serrinha

O Ceará parece não ter sentido a saída do técnico Dorival Júnior e, embora o jogo tenha acontecido no Estádio da Serrinha, o Vozão parecia ser o dono da casa se impondo no ataque e muito sólido na defesa. A equipe teve muita oportunidade de tocar a bola, principalmente na intermediária, mas pecou em não aproveitar todas as chances que poderiam ter dado mais elasticidade no marcador ainda no primeiro tempo e pagou o preço por isso nos minutos finais do segundo tempo, com o gol que igualou o placar.

Primeiro jogo sem Dorival

O técnico Dorival Júnior deixou a equipe cearense na semana passada para treinar o Flamengo, mas parece ter construído uma base sólida para a caminhada na temporada, enquanto ainda tenta imprimir seu estilo na equipe carioca. Resultado: o Ceará conquistou empate fora de casa enquanto o Flamengo foi derrotado pelo Internacional em sua estreia no comando da equipe.

Dorival Júnior, novo técnico do Flamengo, se irrita com jogadores durante jogo contra o Inter - ELTON SILVEIRA/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - ELTON SILVEIRA/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Dorival Júnior, novo técnico do Flamengo, se irrita com jogadores durante jogo contra o Inter
Imagem: ELTON SILVEIRA/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Vina cai de ritmo

Vina jogou bem, mas caiu de ritmo ao longo dos 90 minutos e não pareceu ser o mesmo jogador dono de oito gols do Ceará em 2022. Na volta para o segundo tempo, perdeu bolas e criou poucas chances, bem diferente do primeiro tempo onde foi responsável pela maioria das jogadas.

Quem não faz, leva

O Ceará, mesmo superior, desperdiçou muita chance e pagou caro por essas oportunidades desperdiçadas. Após mudanças no meio-campo do Goiás, a equipe sofreu alguns lances de perigo e viu em um pênalti marcado a favor da equipe da casa a vitória sair de suas mãos.

Cronologia

O Ceará começou mostrando vontade de vencer e, no primeiro lance próximo ao gol, Mendoza deixou o dele logo aos 8 da primeira etapa. Depois disso, houve outras oportunidades com Cleber e Vina, aos 20 e aos 26, mas não ampliou o marcador. O Goiás só começou a responder na volta para o segundo tempo depois de algumas mudanças com Maguinho e Fellipe Bastos, mas foi em um pênalti marcado aos 39 que o gol do empate saiu.

Técnico novo

Horas depois do empate, o Ceará anunciou Marquinhos Santos como sucessor de Dorival Júnior no comando técnico da equipe.

Paulista de 43 anos, o novo treinador estava sem clube e, nos últimos anos, trabalhou no América-MG e no Juventude.

Próximos jogos

O Ceará volta a campo na quarta-feira (15) para enfrentar o Atlético-MG, às 19h, pela 12ª rodada do Brasileirão, na Arena Castelão, em Fortaleza. O Goiás joga no mesmo dia e pela mesma competição, mas às 20h30, diante do Internacional, Estádio da Serrinha, em Goiânia.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS 1 x 1 CEARÁ

Motivo: 11ª rodada da Série A do Brasileirão 2022
Data e horário: 12 de junho de 2022 (sábado), às 16h00 (de Brasília)
Local: Estádio da Serrinha, em Goiânia
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Michael Correia
Gols: Mendoza (CEA), aos 8 do 1º T; Pedro Raul (GOI), aos 39 do 2º T
Cartões amarelos: Sidnei, Maguinho, Caio, Reynaldo, Fellipe Bastos, Elvis(GOI); Richardson, João Ricardo (CEA)
Cartões vermelhos: Bruno Pacheco (CEA)

Goiás: Tadeu, Sidnei (Fellipe Bastos), Caetano, Reynaldo, Maguinho, Caio (Luan Dias), Matheus Sales, Elvis (Renato Junior), Danilo Barcelos, Vinicius (Pedro Junqueira) e Pedro Raul. Técnico: Jair Ventura.

Ceará: João Ricardo, Michel, Messias, Gabriel Lacerda, Bruno Pacheco, Richard Coelho, Richardson (Geovane), Fernando Sobral (Victor Luis), Vina, Mendoza e Cléber. Técnico: Pedro Sotero.