Topo

Brasileirão - 2022

Fortaleza insiste, mas Athletico segura empate sem gols no Castelão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/06/2022 20h54

O Fortaleza tentou pelos lados, pelo alto, de fora de área, mas parou na defesa do Athletico-PR na noite de hoje (12), na 11ª rodada do Brasileirão. Por isso, o duelo no Castelão terminou empatado sem gols.

O cenário foi quase o mesmo durante os 90 minutos: os mandantes ocuparam o campo de ataque, rondando a área, mas sem encontrar brechas para furar a defesa do time visitante. O Rubro-Negro soube segurar o ímpeto do Leão e, mesmo sem atacar, não sofreu grandes riscos de perder.

Com o resultado, o Tricolor segue afundado na lanterna do torneio, com apenas sete pontos ganhos. Já o Furacão, que chegou ao quinto jogo sem derrota na Série A, deixou o G4 e caiu para a quinta colocação, com 17 pontos.

Quem foi bem: Matheus Felipe e Nicolás Hernández

A dupla de zaga do Furacão não deixou passar nada. Muito bem postados, os defensores evitaram que o Fortaleza pisasse na área e levasse mais perigo para o goleiro Bento.

Quem foi mal: Lucas Lima

O meia não fez aquilo que se espera dele: criar as jogadas. Diante de um rival bem fechado, o meia teve problemas para encontrar os buracos e armar os lances para seus companheiros. Saiu de campo apenas aos 43' da etapa final.

O jogo do Fortaleza: buscando alternativas

O time de Vojvoda, tradicionalmente, é bem agressivo e explora a velocidade de seus atacantes pelo lado de campo. No entanto, o rival de hoje não deu campo para o Leão avançar e a equipe buscou opções, cruzando bolas na área e arriscando de longe. Apesar de criar, o time não foi capaz de vazar o goleiro Bento.

O jogo do Athletico: amarrar ao máximo

Felipão tem adotado uma estratégia clássica no Rubro-Negro: cozinhar a partida ao máximo para tentar dar o bote no momento, o que não aconteceu hoje (12). Entretanto, a opção do experiente treinador já foi utilizada diversas vezes no campeonato, sendo muito efetiva, por exemplo, na última quarta (8), no triunfo sobre o Juventude por 3 a 1.

O Fortaleza tinha iniciativa, se lançava ao ataque, mas o Furacão parecia não se incomodar, mostrando ser resiliente na defesa e suportando a pressão.

Cronologia da partida

O Fortaleza partiu para cima e teve duas oportunidades com Pikachu antes dos 10' do primeiro tempo. O Tricolor foi mais agressivo durante toda etapa inicial, chegando mais duas vezes: na cabeçada de Benevenuto aos 28', e aos 41', em chute de Moisés de fora da área.

Precisando vencer para iniciar uma reação no torneio, o time mandante continuou ocupando o campo de ataque na segunda etapa, porém, ameaçou ainda menos. Bem distribuído taticamente, os visitantes se defenderam bem e conseguiram encaixar apenas um contra-ataque, que Babi mandou para fora aos 42'.

Nos acréscimos, o embate ficou mais aberto e, aos 47', Ceballos, na pequena área, desperdiçou a chance de dar a vitória aos cearenses. Um minuto depois, Pikachu ainda teve outra chance, mas recuou para o goleiro Bento.

Troca de camisas

O Furacão entrou em campo com camisas e calções brancos. Contudo, não havia outro jogo da mesma cor para trocar no intervalo e o time precisou voltar dos vestiários com as camisas pretas, dificultando um pouco a identificação dos times pela TV na etapa final.

Gramado castigado

Mais uma vez, o Castelão não tinha um campo em boas condições para uma partida da Série A do Brasileiro. O problema, comum nos últimos anos, poderia ser resolvido com a troca do gramado. No entanto, a pedido de Fortaleza e Ceará, o governo do Ceará não irá realizar o procedimento, pois ele resultaria em uma interdição de até 90 dias no estádio.

Próximos jogos

Os dois clubes voltam a campo pela 12ª rodada do torneio. Na quarta (15), às 21h30, o Furacão recebe o Corinthians. Um dia depois, na quinta (16), às 19h, o Leão do Pici visita o Avaí na Ressacada.

Pedro Rocha fica fora

Com o futuro indefinido no Furacão, o atacante não entrou em campo na noite de hoje (12) e aumentou os rumores de sua saída. Como ele já fez seis partidas na Série A, ficaria impossibilitado de se transferir para outro clube do Brasileirão caso atuasse diante do Fortaleza.

FICHA TÉCNICA:

FORTALEZA 0 x 0 ATHLETICO-PR
Competição:
Série A do Campeonato Brasileiro - 11ª rodada
Data: 12 de junho de 2022, domingo
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Tiago Gomes da Silva (GO)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)
Gols: -.
Cartões amarelos: Yago Pikachu (FOR); Matheus Fernandes, Marcelo Cirino, Erick (ATH)

FORTALEZA: Marcelo Boeck; Landazuri (Hércules), Benevenuto e Titi; Jussa (Ceballos), Zé Welison, Lucas Lima (Silvio Romero) e Juninho Capixaba; Yago Pikachu, Moisés (Romarinho) e Robson (Renato Kayzer). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

ATHLETICO-PR: Bento; Kellven, Matheus Felipe, Nico e Abner; Hugo Moura, Matheus Fernandes (Erick) e David Terans (Pedrinho); Tomás Cuello (Marcelo Cirino), Léo Cittadini (Vitor Bueno) e Rômulo (Matheus Babi). Técnico: Felipão.